TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Sertanejo, Brasil Crioulo

Por:   •  28/4/2018  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil Sertanejo

Trata-se do pedaço mais sofrido deste Brasil, onde a terra é mais hostil ao ser humano. A sua beleza é terrível e grandiosa, estranha e forte. O sertão brasileiro tem origem na criação do gado, no nordeste que vive situações extremadas. O sertanejo é fruto da mistura de ameríndios e os brancos mestiços, que se deslocaram de São Paulo e Bahia para avançar a fronteira agrícola.

É um condenado a vida, fez-se forte, esperto, resignado e prático, aprestou-se cedo para a luta.

Quando se fala em cultura nordestina, logo pensamos em musicas, padre Cícero, Santos, gravuras, etc. Mas na realidade, a vivencia no sertão é uma proeza cultural tremenda.

É impossível falar sobre o sertão nordestino e deixar de citar sobre os cangaceiros, considerados por muitos, grandes heróis e por outros apenas meros bandidos. Lampião era multimídia, trabalhava em couro, cantava, escrevia. Apesar de todo esse desenho trágico, não podemos esquecer-nos da alegria sertaneja, o cangaço era festa, era alegria.

É o lugar onde a fé é fortalecida, e nele viver é maior lição que o sertanejo deixou, se fez força de trabalho, sem preparo, amargando situações difíceis nas cidades, onde se prolongou o seu sofrimento do sertão.

Sertão é estar no infinito, é pensar no infinito e aceitar os desafios do infinito. Não chama ninguém as claras, mas, porém se esconde e ascena, está em toda parte, está vivo dentro da gente.

Segundo Darcy Ribeiro e com o qual também concordamos é necessário trazer essa breve reflexão do descobrimento do Brasil para fazermos uma análise um pouco mais precisa dentro do processo de formação sócio-histórica do Brasil, a partir de uma observação dos seguintes aspectos: sociais, econômicos, políticos e culturais.

Um assunto bem abordado em sala de aula, onde sabemos que a origem do “Crioulo” e da miscigenação parte de uma forma abusiva entre os senhores de engenhos com suas servas. Uma época em que tudo se era permitido, desde abusos sexuais, agressões, e severas punições, principalmente das senhoras, de total falta de humanismo, onde nem se quer direito a dormir se tinham, eram empilhados em cima de uns aos outros.

Com a abolição da escravidão, houve um processo de decadência. Os negros ficaram sem o poder patriarcal, indo para as cidades, havendo a superlotação das cidades e os negros não conseguiram se classificar, nem se encaixar na sociedade.

Sabemos que o Brasil é um país mestiço, não só de cor ou raça, mas em cultura e religião. Toda a cultura brasileira está impregnada dessa herança africana que se instalou no litoral e hoje se espalhou para todo o nosso país. A maioria dos brasileiros tem sempre uma descendência africana na 5 ou 6 geração. Portanto, foi de muita importância entender como se deu todo esse processo no qual Darcy Ribeiro, foi muito feliz em nos relatar com riqueza de detalhes, jamais pensados e analisados com tanta importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com