TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTA DE APRESENTAÇÃO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Por:   •  28/5/2017  •  Abstract  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 6

CARTA DE APRESENTAÇÃO PARA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Cidade do aluno,  dia de mês de ano.

Da: Coordenação do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNISEB Interativo.

A: Nome da empresa

        Ilmo(a). Sr(a): Nome do contato na empresa

        Pelo presente vimos apresentar o(a) aluno(a) Nome do aluno - do curso de Ciências Contábeis (ingresso em  Semestre de ingresso no curso), residente à Endereço do aluno, cidade de Cidade de residência do aluno, estado de Estado, CEP CEP, regularmente matriculado(a) no, Semestre atual, que está cursando semestre letivo, modalidade EAD, para a realização de estágio  supervisionado obrigatório nessa instituição e/ou empresa.

Lembramos que o estágio é regulamentado pela Lei Federal nº. 11.788/08, o que não caracteriza vínculo empregatício do (a) acadêmico (a) com a unidade concedente durante o período de sua realização, mediante termo de compromisso firmado entre as partes.

Esclarecemos, ainda, que o (a) estagiário (a) deverá apresentar-se com documento de identificação para a realização do estágio curricular obrigatório e estar ciente de que deverá cumprir as normas que regem o funcionamento dessa instituição e/ou empresa. A realização do estágio curricular supervisionado é fundamental à formação dos acadêmicos de Ciências Contábeis e uma das exigências para a conclusão dos cursos de graduação.

A realização do estágio no curso de Ciências Contábeis, ainda que seja prática corrente e obrigatória, deve ser analisada de maneira criteriosa. Pois envolve os mais diversos elementos, interesses, necessidades, possibilidades, potencialidades e outros que dizem respeito tanto ao discente quanto ao docente. Com base na lei 8.906 de 03/07/1994, na lei 11.788/2008 de 25/09/2008 e no Artigo 5º das diretrizes propostas pelo Conselho Federal de Educação, e demais legislações em vigor, o estágio supervisionado deverá ter no mínimo 300 h/a, sendo realizado ao longo do curso. De acordo com essa proposta, o Estágio Supervisionado deve buscar consolidar os seguintes objetivos:

  1. Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário;
  2. Complementar o processo ensino-aprendizagem por meio da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional;
  3. Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, estrutura e funcionamento das organizações e da comunidade;
  4. Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas;
  5. Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas;
  6. Promover a integração da IES/Curso-Empresa-Comunidade;
  7. Atuar como instrumento de iniciação científica à pesquisa e ao ensino.

Assim, o Estágio Supervisionado permite ao aluno e futuro profissional, uma participação efetiva no contexto da gestão de uma organização, de modo a conciliar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação com os problemas relacionados ao ambiente contábil e econômico-financeiro que se manifestam nas organizações. Assim, o Estágio Curricular Supervisionado permite ao aluno e futuro profissional, uma participação efetiva no contexto da gestão de uma organização, de modo a conciliar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação com os problemas relacionados ao ambiente contábil e econômico-financeiro que se manifestam nas organizações.

NÚMERO DE PERÍODOS E CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO

O Estágio Curricular Supervisionado será desenvolvido em pelo menos três períodos semestrais, a partir do quarto semestre do curso, totalizando um mínimo de horas, de acordo com a matriz na qual está matriculado. Deve-se observar que o aluno poderá cumprir uma carga horária total do estágio, a partir do quinto semestre e, até o sétimo semestre do curso, conforme abaixo relacionado:

Matriz E

Módulo 4

Estágio I

100 h

Módulo 5

Estágio II

100 h

Módulo 6

Estágio III

100 h

CARGA HORÁRIA TOTAL

300 h

Matriz F

Módulo 4

Estágio I

60 h

Módulo 5

Estágio II

60 h

Módulo 6

Estágio III

60 h

CARGA HORÁRIA TOTAL

180 h

Fica facultada ao aluno a possibilidade de cumprimento de uma carga horária mais elevada, de acordo com os interesses da empresa participante dessa atividade, e também do próprio estagiário. Independente, da carga horária que o aluno cumpriu serão registradas somente as horas necessárias para a conclusão do Estágio Curricular Supervisionado.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

Para o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, o aluno deverá optar no máximo por duas áreas da Ciência Contábil, a saber:

- Contabilidade Geral;

- Contabilidade Gerencial;

- Contabilidade Financeira;

- Contabilidade de Custos;

- Sistema Fiscal e Tributário;

- Sistemas de Informações Gerenciais.

É importante salientar que o conhecimento é cumulativo, portanto, o desenvolvimento dos estágios pede a retomada das disciplinas cursadas até então. O Estágio Supervisionado na área de Ciências Contábeis deverá refletir tanto a base teórica como o aprendizado obtido no trabalho de campo na empresa, contendo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com