TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS

FEAD – MG

Mara Regina da Silva (171645)

Mayara M. Medeiros (758972)

Gabriela J. Sousa (852787)

COMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

BELO HORIZONTE

2018

[pic 2]

FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS

FEAD – MG

Mara Regina da Silva (171645)

Mayara M. Medeiros (758972)

Gabriela J. Sousa (852787)

COMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Trabalho de pesquisa acadêmica em Graduação apresentada ao curso de Comunicação e Novas Tecnologias, na modalidade à distância da FEAD, como pré-requisito para o alcance de pontuação na disciplina. Tutora: Fabiana Pires.

BELO HORIZONTE

2018

Sumário

1.INTRODUÇÃO        1

2.        DESENVOLVIMENTO        2

2.1 O papel da comunicação nas empresas.        2

2.2 A comunicação e as novas tecnologias.        3

2.3 O uso estratégico das novas tecnologias da     informação e da comunicação nas empresas.        5

2.4        Os impactos da comunicação e das novas tecnologias nas empresas.        6

3. CONCLUSÃO        7

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


1.INTRODUÇÃO

A comunicação vem seguindo o homem desde sempre, entretanto, foi evoluindo se transformando no que é nos dias de hoje. É por isso que a  comunicação é indispensável para quê  as pessoas possam interagir entre si. Quando os homens passaram a viver em sociedade e perceberam o quanto é importante se comunicar, e assim, desenvolveram a linguagem através de sons, gestos, cores, desenhos, com o objetivo de transmitir uma mensagem e ser entendido.

Hoje, a comunicação é muito mais que transmitir uma mensagem é a criação de um espaço comum entre dois lados que se comunicam fornecendo e extraindo informações importantes entre eles.

Mediante as mudanças que vem ocorrendo, transformando o mundo em um espação cada vez mais globalizado, saber comunicar tornou-se algo indispensável para todos os indivíduos. E não somente para eles, a comunicação também é de suma importância para as empresas e é essencial que elas se preocupem em se comunicar bem, em especial com as informações que são transmitidas por elas, pois uma informação mal interpretada pode causar inúmeros efeitos à organização, como por exemplo, prejuízos financeiros, desencontros de execução de tarefa assim como constrangimento pessoal e organizacional.

Há ainda, outro fator importante dentro da sociedade, às novas tecnologias, que vem avançando a cada dia e estão presentes em tudo que fazemos. Podemos encontrar as novas tecnologias no nosso dia-a-dia, tanto na nossa vida pessoal como nas empresas.

Sendo assim, o presente trabalho vem apresentar o papel da comunicação e das novas tecnologias nas empresas, onde se buscou a) evidenciar o papel da comunicação nas empresas; b) evidenciar o uso estratégico das tecnologias nas organizações; e c) demonstrar os impactos provocados pelas ferramentas de comunicação dentro das empresas. Abaixo, os resultados do estudo são demonstrados e por fim concluídos.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 O papel da comunicação nas empresas. 

As organizações estão implantadas em ambientes vulneráveis e em constantes mudanças, nos quais a grande quantidade de informações e a concorrência influenciam em seu desempenho, exigindo agilidade e competitividade. Dessa forma, saber comunicar com eficiência é um grande processo para a qualidade e a compreensão do propósito solicitado.

Hoje a comunicação é conhecida como um dos processos mais importante dentro de uma empresa, isso porque qualquer ação começa com comunicação. A falha em um processo de comunicação pode causar inúmeros problemas, como perdas financeiras e mal estar entre os funcionários de uma organização. Por isso, saber se comunicar é essencial para o seu desenvolvimento.

Sendo assim, podemos destacar a comunicação interna, ou seja, a comunicação que ocorre dentro das empresas e a comunicação externa, que também é muito importante para o desempenho positivo de uma organização.

A comunicação, tanto interna quanto externa, é uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização e decisiva no que se refere ao sucesso, independente do porte e da área de atuação.

A comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento de todo o processo, além de motivar as pessoas, fazendo com que compartilhem estratégias e agreguem valores à organização.

Sendo assim, a comunicação interna é um processo de troca de informações e está ligada diretamente a cultura de uma organização e se refere ao relacionamento dentro da empresa. Ela é responsável por circular informação e conhecimento, com a finalidade de interação entre as várias áreas das organizações. 

Já a comunicação externa, esta relacionada na imagem que a organização transmite para seus fornecedores e clientes, os quais são de extrema importância para o funcionamento de uma organização. Por isso, é importante que a empresa conheça seu público alvo e saiba como chegar a cada um deles, transmitir boas imagens é o ponto de saída e garantia de sucesso.

2.2 A comunicação e as novas tecnologias.

O ambiente de negócios, atualmente, requer esforços na busca pela qualidade, o que constitui fator importante para uma organização que objetiva a caracterização de seus produtos ou serviços como únicos. 

Laudon e Laudon (1999), explicam que muitas empresas optam por possuírem um produto ou serviço de um fornecedor externo do que ter que produzi-lo em sua empresa, pois o custo seria bem mais barato. Atualmente, as organizações utilizam redes de sistema de informação para executarem suas tarefas uma ligada à outra através da organização virtual, pois sendo assim elas ficam livres para criar parcerias, desenvolver ou entregar os produtos ou serviços sem se apoiar no arranjo organizacional já existente, e, além disso, quando as empresas utilizam a organização virtual elas conseguem reter algumas vantagens de outras empresas sem estarem diretamente ligadas a ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com