TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AMBIENTAL “BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE AMBIENTAL’’

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

CONTABILIDADE AMBIENTAL

BRASÍLIA, 05 DE ABRIL DE 2015

CONTABILIDADE AMBIENTAL

“BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE AMBIENTAL’’

     

BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE AMBIENTAL

1 – Introdução

 

Vivemos em um cenário atual, onde significativas são as mudanças existentes no mundo corporativo, mudanças essas que se solidificam cada vez mais e estão diretamente ligadas a visão da sociedade e de seus investidores no que diz respeito a um futuro sustentável e com objetivos diretamente correlacionados a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de uma forma geral.

Levando em consideração o fato de que a questão ambiental exerce papel importante no mercado, na sociedade, influencia governos, consumidores e o setor empresarial, a contabilidade ambiental pode ser uma ferramenta útil para evidenciar o que as empresas têm investido ou têm gasto com questões ambientais.

Face a esse retrato global é inquestionável a importância da aplicabilidade da contabilidade ambiental aliada aos benefícios advindos dessa prática atual e crescente. A aplicação da contabilidade faz-se absolutamente necessária e importante para despertar o interesse nas questões ambientais, ajudando a classe empresarial a inserir a vertente ambiental, não só em termos, mas sim uma verdadeira conscientização ecológica.

2 – Contabilidade Ambiental

Por meio da contabilidade ambiental pode-se identificar os dados de eventos ambientais que geram informações e que darão suporte aos usuários, auxiliando em tomadas de decisões voltadas aos processos sócio ambientais da organização.

Com isso é possível analisar os indicadores de desempenho ambiental, dando suporte para definir informações quantitativas e qualitativas que permitirão a eficácia da empresa através de um controle que faça das atividades ambientais desejáveis às regras da sociedade. A contabilidade terá que lidar com uma nova realidade econômico-financeira das empresas, onde deve existir equilíbrio entre a atividade econômica e a exploração dos recursos naturais, através de uma correta mensuração dos impactos ambientais e dos seus reflexos na vida das empresas, das pessoas e da sociedade.

Ainda sobre isso Costa (2012) discorre, “a contabilidade ambiental [...] tem por objetivo registrar e controlar toda e qualquer atividade desenvolvida ou em desenvolvimento, ocorrida ou a incorrer, não importando se em maior ou menor relevância, desde que, mensurável em moeda, que cause ou possa vir a causar qualquer ação destinada a amenizar e/ou extinguir tais danos, devendo ser registrada contabilmente em contas contábeis específicas, na data de sua ocorrência, em consonância com o disposto nos princípios fundamentais da contabilidade (COSTA, 2012, p. 32)

O autor afirma ainda que a contabilidade ambiental mensura e esclarece processos econômico-financeiros interligando-se com situações ambientais abordando a proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, ocorrendo em determinados períodos que visam à evidenciação das situações patrimoniais da organização.

3 – Contabilidade Ambiental e seu relevante papel nas relações empresa x meio ambiente

A crescente preocupação com o meio ambiente está fazendo com que
muitas empresas passem a conduzir suas atividades econômicas de modo a
minimizar ou excluir os efeitos negativos ao ambiente provocados por estas
atividades. Logo, a gestão ambiental passa a ser fundamental para as organizações
realmente preocupadas com a natureza.

Os contadores têm um papel fundamental nessa questão, pois cabe a eles desenvolver modelos de projetos a serem implementados nas empresas que se voltem para o meio ambiente. Fazendo com que as empresas tenham um objetivo em comum de diminuir os resíduos lançados ao meio ambiente.

Sendo assim, o objetivo da Contabilidade Ambiental é direcionar o sistema de informações já adotado pela Contabilidade tradicional para a mensuração e evidenciação aos usuários da informação contábil do impacto ambiental no patrimônio das organizações e da conduta da empresa em relação ao meio ambiente.

4 – A contabilidade ambiental pode ser conceituada como a integração de sistemas e programas organizacionais que permitam:

  • Controle e redução dos impactos no meio ambiente, devido às operações ou produtos;

  • Cumprimento das leis e normas ambientais;
  • Desenvolvimento e uso de tecnologia apropriadas para minimizar ou eliminar resíduos industriais;
  • Monitoramento e avaliação dos processos e parâmetros ambientais;
  • Eliminação ou redução dos riscos ao meio ambiente e ao homem;
  • Utilização de tecnologias limpas, visando minimizar os gastos de energia e materiais;
  • Melhoria do relacionamento entre a comunidade e o governo;
  • Antecipação de questões ambientais que possam causar problemas ao meio ambiente e, particularmente, à saúde humana;

                   Benefícios da Gestão Ambiental

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS

Economia de Custos:

 - Economias devido à redução do consumo de água, energia e outros insumos. - Economias devido à reciclagem, venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes. - Redução de multas e penalidades por poluição

Incremento de Receitas:

- Aumento da contribuição marginal de “produtos verdes” que podem ser vendidos a preços mais altos. - Aumento da participação no mercado devido a inovação dos produtos e menos concorrência. - Linha de novos produtos para novos mercados

BENEFÍCIOS ESTRATÉGICOS

- Melhoria da imagem institucional;

 - Renovação do “portfólio” de produtos;

 - Aumento da produtividade;

 - Alto comprometimento do pessoal;

 - Melhoria nas relações de trabalho;

 - Melhoria e criatividade para novos desafios;

 - Melhoria das relações com órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientais; - Acesso assegurado ao mercado externo;

 - Melhor adequação aos padrões ambientais

Fonte: (DONAIRE, 1995, p.59).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com