TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 2º PERIODO / TURMA: SEGUNDA FEIRA

KENNENDY RODRIGUÊS DA SILVA- RA- 8949191908

LILIANE MONTEIRO DINO - RA - 9904013610

MARIA ELAINE BRITO PAIVA - RA - 8558928989

RAILANY NASCIMENTO OLIVEIRA - RA - 9384320588

SAYD DANIEL DE FREITAS M. ALENCAR GRANDIN RS' - RA - 435952


DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: TEORIA DA CONTABILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, CIÊNCIAS SOCIAIS

        


Barra do Corda – MA
Novembro/2014

KENNENDY RODRIGUÊS DA SILVA- RA- 8949191908

LILIANE MONTEIRO DINO - RA - 9904013610

MARIA ELAINE BRITO PAIVA - RA - 8558928989

RAILANY NASCIMENTO OLIVEIRA - RA - 9384320588

SAYD DANIEL DE FREITAS M. ALENCAR GRANDIN RS' - RA - 435952


DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: TEORIA DA CONTABILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE, CIÊNCIAS SOCIAIS

Trabalho apresentado como requisito parcial para Obtenção de aprovação nas disciplinas: Teoria da contabilidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Ciências Sociais  do     Curso de Administração, 2º período na        Universidade Anhanguera – UNIDERP.   Polo de Apoio Presencial de Barra do Corda– MA. Sob orientação do Professor/Tutor Presencial: Patrick Cabral da Silva.

Professores EAD: Juliana Leite Kirchner, Andre Kermayrk, Camila Navarro, Renata de Paula e Thiago Basile

Barra do Corda – MA
Novembro/2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        03

Impacto da Construção Civil para o Meio Ambiente        04

Tecnologia  e Informação dento da Construção Civil..............................        05

Proposta visando sustentabilidade ambiental...........................        06

Proposta visando sustentabilidade social........................................................        07

Conclusão............................................        08

CONSIDERAÇÕES FINAIS        09

REFERÊNCIAS        10


                                             INTRODUÇÃO

Desde há algum tempo, a responsabilidade social das empresas tornou-se uma necessidade. As instituições publicas, privada, o mundo empresarial, os empregadores, a sociedade civil e etc., parecem ter a convicção de que a responsabilidade social corporativa e um elemento essencial do presente e do futuro das políticas sociais em todos os setores.  

Com o intuito de satisfazer as necessidades do presente sem prejudicar a capacidade de produção das gerações futuras, nasce a preocupação de desenvolvimento de forma sustentável.Com forças fundamentais na sociedade, as organizações de todos os tipos têm um papel importante a desempenhar para o seu alcance.

A indústria da construção civil é uma das muitas que adaptam práticas de responsabilidade social, e hoje é reconhecida como um dos principais e mais importantes setores industriais do mundo, representando dentre 5% e 7% do produto inteiro bruto na maioria dos países.

Este desafio profissional terá como objetivo apresentar alternativas para a empresa "L&Construção" a sustentabilidade, cujo foco de trabalho está voltado geralmente para setores reconhecidos  como problemáticos em questões sustentáveis. Já que a indústria de construção civil sente o forte impacto tanto de questão sociais como ambientais.    

A busca pela transparência em relação a sustentabilidade das atividades das empresas é do interesse de diferentes públicos, incluindo o mercado, trabalhadores, organizações- não- governamentais, investidores, etc. Por este motivo os indicadores de desempenho  tradicionalmente reportados são aplicáveis a todas as empresas independentemente do setor em que atuam. Esses fatores fizeram Manoel entende que é necessário repensar as práticas adotadas pela "L&Construção" para evitar maiores danos aos recursos naturais. Ele percebe que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade.  

O setor da construção civil é uma atividade industrial  de transformação caracterizada por seu produto final ser de posição fixo, geralmente  único, com um ciclo de vida longo e inconstância de utilização de recursos em habilidades e quantidades (Casarotto,1995). Não pode ser aceitável que as empresas que atuam no ramo da construção civil seja administradas da mesma maneira de anos passados. A globalização vem exigindo das empresas uma maior preocupação perante os problemas sociais e ambientais, fazendo com que grande parte delas se preocupem com o desenvolvimento e inserção de medidas de desempenho, a fim de conseguir o equilíbrio e controle entre o lado econômico, social e ambiental.    


            Passo 1: Impacto da Construção Civil para o Meio Ambiente

Um dos mais importantes setores da economia, a construção civil é essencial ao desenvolvimento no pais, sendo responsável por mais de 2.327 milhões de empregos diretos e indiretos, de acordo com pesquisa do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).E um dos setores que se caracteriza como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo da décadas.No Brasil,  aproxima-se de 75% o que e extraído do meio ambiente. O setor é também, entre todas as atividades produtivas, o maior gerador de resíduos, de tudo que é extraído da natureza, apenas entre 20% e 50% das matérias- prima naturais são realmente consumidas pela construção civil. Dados revelam que o volume de resíduos gerado entulho de construção e demolição, chega a ser duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano. No Brasil, por exemplos, as edificações cosomem anualmente 44% do total da energia elétrica do pais.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com