TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

UNIDADE FACNET TAGUATINGA-DF

Curso Superior de Administração

DESAFIO PROFISSIONAL

CIÊNCIAS SOCIAIS

TEORIA DA CONTABILIDADE

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Tutor EAD: Tiago Vieira

CARLOS ALBERTO GROSARA LIMA - RA 1715277809

VANESSA JULIO FERREIRA – RA 0139516620  

PATRICIA DA SILVA ARAÚJO – RA 129911263

Taguatinga, 16 de novembro de 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------02

PASSO 01  Diagnóstico dos impactos da construção civil e para o meio ambiente ------03

PASSO 02 Sustentabilidade econômica ---------------------------------------------------------04

PASSO 03 Sustentabilidade Ambiental ---------------------------------------------------------04

PASSO 04 sustentabilidade Social ---------------------------------------------------------------06

CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------------07

BIBLIOGRAFIA -----------------------------------------------------------------------------------08

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, a empresa L&Construção é tomada como exemplo para que seja abordado o tema “Desenvolvimento Sustentável” e suas três dimensões, que poucos conhecem, que são: econômica, a ambiental e a social. As três juntas formam os pilares da Sustentabilidade.

Muito se ouve dizer apenas Sustentabilidade, mas poucos conhecem essa variação dita acima. No desenvolvimento deste trabalho, serão apresentadas algumas ações que abordam os três pilares em relação à L&Construção.

Passo 01

A sustentabilidade econômica visa à forma que a construção civil é realizada, buscamos junto à ética sustentável, uma forma para que haja menos danos ao meio ambiente e a sociedade, além de um custo reduzido e o reaproveitamento de matérias que são descartados, muitas vezes sem cuidado algum.

Os impactos que a construção civil causa no meio ambiente são desastrosos e estes impactos vão desde a produção da matéria prima, quando são retirados do meio ambiente os materiais necessários para a fabricação de toda a matéria prima, até o seu descarte que na grande maioria das vezes acontece clandestinamente em terrenos baldios.

Terrenos são deformados para a retirada de compostos para a fabricação de tijolo, cerâmica, concreto, para retirada de areia, brita entre outros. Um dos grandes problemas é que, esse material não será recomposto, como é o caso de uma árvore, você corta e depois planta outra no lugar, a mesma irá substituir aquela que foi ceifada.

Visto isto, é possível compreender um dos motivos de se reutilizar o máximo possível alguns materiais e aqueles que não possíveis a reutilização, que sejam utilizados de forma mais consciente, colaborando com a natureza e até mesmo com o orçamento da empresa.

                A sustentabilidade econômica pode fazer a utilização sempre que possível, de fontes de energia limpa e renovável. Exemplos: eólica e solar, tratamento de todos os resíduos orgânicos e materiais gerados no processo produtivo, inclusive priorizando a reciclagem do lixo. Com essas atitudes a L&Construção só tem a ganhar pois terão um meio ambiente preservado, maior desenvolvimento econômico e a garantia de uma vida melhor para as futuras gerações.

Passo 02

A sustentabilidade econômica considera a alocação e a gestão mais eficiente dos recursos e um fluxo regular do investimento público e privado. A eficiência econômica não deve ser avaliada apenas com base na lucratividade das empresas, mas deve levar em conta os aspectos macrossociais como o impacto do fluxo monetário existente entre empresas. Hoje, o mercado da construção civil está ainda mais competitivo, com várias empresas sendo criadas. Portanto, é preciso que a empresa L&Construção tenha um diferencial para manter uma sustentabilidade econômica sadia. Veja algumas alternativas de enfrentar esse mercado:

Título da ação: Sustentabilidade econômica

Objetivo

Ação

Resultados esperados

1. Ganho de mercado

A. Parceria com clientes

Fidelização

B. Produto de qualidade

Encantamento do cliente

C. Diferencial

Novos clientes

2. Vantagem competitiva

A. Tratamento de resíduos (reciclagem de lixo)

Diminuir a utilização de matérias prima

B. Utilização de fonte de energia limpa e renovável

Diminuir gastos com a energia

C. Uso de meios de transporte de mercadoria menos poluentes

Diminuição de emissão de gases na atmosfera

Passo 3

As ações de sustentabilidade ambiental estão relacionadas ao uso de materiais com menor impacto ambiental e redução de geração de resíduos via reutilização dos materiais. A seleção dos materiais deve ser feita com uma análise prévia de viabilidade econômica, dessa forma garantindo que o uso mais responsável de recursos não prejudica o desempenho financeiro.

A sustentabilidade ambiental é um ponto muito importante e chama total atenção das empresas hoje em dia, já que finalmente muitas viram que a natureza já não está mais dando conta de tanta destruição. Então, é preciso que sejam tomadas atitudes para parar de destruir o que ainda resta e tentar restaurar o que foi destruído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com