TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTAQUE PRINCIPAL

Seminário: CONTAQUE PRINCIPAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

CONTABILIDADE BÁSICA

De acordo com Marion (2004), a contabilidade é bem antiga e sempre existiu para ajudar as pessoas a tomarem decisões. É a ferramenta que oferece o máximo de informações necessárias para a tomada de decisões tanto dentro, quanto fora de uma organização.

Marion (2004) cita que o governo com o passar do tempo, passa a se beneficiar da contabilidade para a arrecadação de impostos, tornando ainda obrigatória para uma grande parte das organizações. Ressalta ainda que não deve ser utilizada buscando atender somente às necessidades do governo, mas, o que é de muito mais importância, o auxílio para as pessoas no momento de tomarem decisões.

Todas as movimentações monetárias de uma organização são registradas pela contabilidade e posteriormente tem os dados resumidos em forma de relatórios contábeis, possibilitando a análise dos resultados, relembrar os fatos acontecidos e os motivos que chegaram àqueles resultados para possíveis decisões futuras (MARION, 2004).

Finalidade da Contabilidade

Para Marion (2004), a contabilidade tem como finalidade o fornecimento de informações a respeito da composição do patrimônio, que nada mais é que um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa como moeda e o agrupamento dos elementos necessários para a existência de uma empresa, como por exemplo: mesas, cadeiras, mercadorias, terrenos, etc. Essas informações podem ser de ordem financeira e econômica, que ajudam e tornam eficientes as tomadas de decisões, tanto para os administradores, quanto para os proprietários, assim também para aqueles que desejam investir na empresa.

Tipos de informações:

1- Ordem econômica: trata-se da movimentação das compras e vendas, despesas e receitas, destacando o lucro ou prejuízo calculados nas transações realizadas pela empresa.

2- Ordem financeira: trata-se do fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa.

Para conceder as informações acima, a Contabilidade necessita registrar toda a

movimentação do Patrimônio, ou seja, contabilizar todos os fatos ocorridos na empresa. Este registro é chamado de “escrituração contábil”.

As informações concedidas podem ser utilizadas para:

- Controlar: a fim de saber se a empresa está seguindo em conformidade com os objetivos e políticas estabelecidas pelos proprietários. Pode ser útil como meio de comunicação, meio de motivação e meio de verificação.

- Planejamento: consiste em considerar várias alternativas de ações para decidir qual o melhor e qual ação deverá ser tomada futuramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com