TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.259 Palavras (22 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

BRF

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V

Aluno: Wander Lúcio Pereira

RA 053898-8

        

MINAS GERAIS

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

BRF

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V

Aluno: Wander Lúcio Pereira

RA 053898-8

Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina

“Projeto Integrado Multidisciplinar V” para aprovação no bimestre

vigente do curso superior “Tecnologia em Gestão da Qualidade”.

        

MINAS GERAIS

2020

SUMÁRIO

RESUMO        4

INTRODUÇÃO        5

DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL        5

NORMAS DE QUALIDADE – AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO        9

MATEMÁTICA FINANCEIRA        12

GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE        16

CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

RESUMO

        Este trabalho teve por objetivo desenvolver o levantamento das características e das práticas organizacionais da BRF, analisar suas aplicações organizacionais e elaborar um projeto que resultasse da pesquisa exploratória e desenvolver de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos.

Aplicar os fundamentos e conceitos das disciplinas de Normas de Qualidade, Matemática Financeira e Gestão Estratégica da Qualidade, possibilita um estudo aprofundado de como a BRF vivencia os sistemas de gestão da qualidade.

A pesquisa apontou que a BRF é uma das maiores empresas do ramo alimentício no mercado nacional e internacional com conceitos bem definidos Gestão da Quaçodade, contando com certificações ISO 9001 e ISO 14001 em todas as suas unidades.

O estudo da matemática financeira aplicada ao negócio mostrou que a escolha de opções de financiamento sempre é uma característica do momento da empresa, tendo suas particularidades. Além disso, devido a recorrência de juros nos débitos do negócio, é necessário que exista um controle rigoroso de todas as datas de pagamentos para que a cobrança desses juros não seja uma surpresa desagradável.

Por fim, a pesquisa também apontou que a BRF investe muito em Gestão Estratégica da Qualidade, criando anualmente sistemas que sejam aliados como a TIER, um sistema robusto que rastreia desde o campo até o produto final, cruzando sempre dados com as normas estabelecidas por seus órgãos certificadores.

Palavras chaves: Normas, Financeiro, Gestão, Qualidade.

INTRODUÇÃO

Com a concorrência crescente no mercado e a mudança no perfil do                consumidor que passa a ser cada vez mais exigente, é necessário que as            organizações estabelecerem metas e políticas relacionadas a qualidade de forma estratégica, sem esquecer de seguir as normas da qualidade, a fim de possibilitar seu  fortalecimento e fomentar cada vez a competitividade visando a sua rentabilidade.

             Diante da crise é possível observar uma mudança no perfil do consumidor, assim como nas organizações, sendo buscado atualmente o custo-benefício e o   cumprimento de normas internacionais, exigidas como certo padrão de qualidade pelo      mercado. Além disso, se faz necessário também observar os critérios de qualidade de outras organizações e empresas concorrentes, assim, desenvolver um Sistema de Gestão da Qualidade se torna mais tangível. Um caminho muito utilizado pelas empresas para atingir níveis elevados de qualidade são as certificações internacionais, principalmente a ISO 9001, que confere ao negócio alta competitividade e estabelece altos padrões de produção, tecnologia, satisfação do cliente, envolvimento da mão de obra com o processo de qualidade, entre outros. Neste trabalho serão apresentados os modelos de Gestão Estratégica da Qualidade e Auditorias de Certificações da BRF, empresa do ramo alimentício responsável por marcas como Qualy e Sadia.

        Além disso, será apresentado também um relatório de matemática financeira com simulações de juros e amortizações a fim de compreender o uso dessas ferramentas na prática.

DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

        O grupo BRG é um dos maiores produtores e exportadores globais de alimentos de qualidade e destaca que são fundamentais para garantir uma vida melhor para todas as pessoas. Sua cultura é orientada pelo propósito de uma vida melhor a todos, do campo à mesa. É por isso que conduzem uma gestão sustentável da cadeia de produção, que por ser viva, longa e complexa, é importante saber gerenciar a interdependência, valorizar o conhecimento e desenvolvimento das pessoas, garantir eficiência e inovar sempre.

        A empresa sustenta seus pilares em Segurança, Qualidade e Integridade para alcançar seus objetivos e mantem operações em mais de 140 países, responsável por marcas populares como SadiaPerdigão e Qualy e conta com mais de 35 unidades produtoras, 40 centros de distribuição, além de mais de 4 mil produtos e 4,5 milhões de toneladas de alimentos comercializados em todo mundo.

O modelo de gestão adotado pela BRF em sua atuação global adequa processos e produtos aos diferentes perfis de consumidores, respeitando as tradições culturais dos locais onde a companhia atua. A BRF está dividida nos seguintes grupos de gestão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (265.3 Kb)   docx (630.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com