TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  13/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

Ana Claudia Melão L. F. Chaves Barbosa

Cínthia Cristina Moura

Irimácia Araújo Silva

Suzane de Almeida Martins

Atividade Avaliativa 02

Visita Técnica

                                         

Tutor (a) EAD:

Tutor (a) presencial: Marley Soares

Valença do Piauí

2016

Introdução

A visita técnica realizou-se no dia 19 de julho de 2016 a partir das 15:30 na empresa Planejamento Político e Consultoria Contábil LTDA – Consulplan,  que atua no ramo de contabilidade, com o  CNPJ: 03.423.579/0001-93 situada à Rua Cícero Portela 493, Centro – Valença do Piauí. O profissional responsável que atendeu a visita se chama Francivaldo Santos, o mesmo exerce a função de Supervisor e Gerente de Departamento Pessoal e Recursos Humanos, formado em Matemática, cursa o 4º período de administração EAD e o 6º de Ciências Contábeis.

A empresa Consulplan, é uma organização que presta diversos serviços a outras empresas públicas e privadas, dentre eles o de Recursos humanos e Departamento Pessoal. É composta por 13 funcionários e 1 estagiário, possuindo 5 setores sendo: setor fiscal, contábil, contabilidade pública, planejamento político e departamento pessoal. A visita teve por objetivo coletar informações sobre:

  • Benefícios legais e espontâneos da empresa;
  • Jornada de Trabalho
  • Normas gerais de segurança e saúde no trabalho
  • Principais riscos ambientais da empresa
  • Principais EPIs e EPCs usados pelos trabalhadores 

Desenvolvimento

Durante a entrevista percebeu-se a responsabilidade e dedicação que a empresa tem com seus clientes, todos os funcionários são carismáticos e receptivos. Logo de início já falou sobre a diferença do Departamento Pessoal e de Recursos humanos dentro da empresa, para ele são setores distintos, o RH é mais estratégico, responsável pelo recrutamento e seleção de pessoal, como também pelo bom relacionamento entre funcionários dentro de uma empresa, já o Departamento Pessoal trata da parte burocrática de administração, como: admissão e demissão de empregados, dos contratos, cartão de pontos e quadro de horários, em geral de todo o processo folha de pagamento.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Conforme informações coletadas na visita, o responsável informou que no Departamento Pessoal da empresa são desenvolvidas todas as funções de RH das empresas a que a Consulplan presta serviços como também da própria.

Quando questionado sobre o critério de seleção que é utilizado para a contratação de pessoas para a Consulplan e também para as empresas a que presta serviços, esclareceu que algumas usam dos seus próprios métodos e que não envolvem o escritório de contabilidade, mas que outras solicitam auxilio da contabilidade, que por sua vez, seleciona os currículos, aplica um questionário e em seguida faz entrevistas, e em conjunto com a administração da empresa escolhe o que se sair melhor nos testes. As empresas cumprem uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, e quando ultrapassam essa carga horária pagam horas extras ou compensam em folgas.  Os direitos trabalhistas básicos que todo empregado com carteira assinada tem direito são exercidos, com exceção apenas do vale – transporte, pois como é uma cidade pequena não há gastos com deslocamento por parte dos funcionários, já dentre os benefícios espontâneos que algumas oferecem é somente a gratificação, mas não é fixa, se aplica mais quando tem metas e as mesmas são cumpridas. Inclusive ao ser interrogado sobre a questão dos funcionários terem participação nos lucros já deixou bem claro que não, nenhuma empresa a que presta serviços e até mesmo a Consulplan possui PLR. Por serem todas empresas de pequeno porte a única oportunidade de crescimento dentro da organização é o empregado ser promovido a algum cargo de gerencia, quando o gerente não é o próprio dono ou então só um aumento de salário. Em relação às normas gerais de segurança e saúde no trabalho, as empresas que possuem ambientes de trabalho insalubres ou periculosos seguem rigidamente as normas do Ministério do Trabalho pagando os adicionais a que tem direito, além de seguir todas as normas de segurança oferecendo aos empregados os equipamentos de proteção coletivos e individuais. Do mesmo modo as empresas pagam os direitos adicionais a vigilantes noturnos, conforme manda a Lei. Informou também que prestam serviços para uma empresa de Indústria de cerâmica e que a mesma possui um médico próprio especialista em medicina do trabalho, que realiza exames semestralmente nos funcionários, pois a empresa tem como principais riscos ambientais o ruído e calor excessivo. Nas demais empresas os exames médicos são realizados somente no momento da admissão e demissão, não relatando se há algum risco ambiental que possa afetar a saúde do empregado. [pic 4][pic 5][pic 6]

Com relação às Férias, nenhuma das empresas a que presta serviços adotam o método de férias coletivas, as férias são concedidas normalmente, uma vez a cada ano os 30 dias ou férias indenizadas, conforme a necessidade da empresa e acordo com o funcionário. Porem na Consulplan como a empresa possui uma grande demanda de prazos e mensalmente tem uma rotina de trabalho intensa as férias são da seguinte forma: 15 dias no primeiro semestre e 15 dias no segundo semestre, um acordo que já fazem com os funcionários na hora da admissão.

O Auxilio Maternidade é seguido conforme a Lei 120 dias, a empresa registra no sistema que a funcionária esta de Licença Maternidade e repassa o valor do salário a ela e esse valor é compensado na Guia do INSS (GPS).  Para acidentes de trabalho repassou-nos que o procedimento é o normal, quando há acidente a empresa paga os 15 primeiros dias, depois o funcionário é encaminhado com atestado para pericia ao INSS.

O entrevistado reconheceu que seu estilo de gestão não é adotado da forma que gostaria, pois não possui total autonomia para administrar aplicando as técnicas e metodologias que tem conhecido no decorrer dos cursos em que está frequentando, mas que fornece as informações e orienta a equipe e as empresas dentro das normas determinadas pelas Leis Trabalhistas e pelos órgãos fiscalizadores. Afirmou ainda que mantém sempre o bom relacionamento dentro da organização e com as demais empresas prezando a boa comunicação entre funcionários e chefia, essa é uma das técnicas que se usa para conduzir um bom desempenho dentro de uma empresa, declarou o entrevistado. Sobre as dificuldades enfrentadas em sua gestão o mesmo relatou que seria somente no que diz respeito aos prazos, muitos clientes (empresas) demoram em passar as informações a serem inseridas nas folhas, como por exemplo, carteira pra registrar, horas extras, faltas e outras informações que atrasam a folha de pagamento do mês, que deve entregue no máximo até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente ao vencido. Declarou também que as empresas recebem visitas dos órgãos fiscalizadores periodicamente e que os principais aspectos dessas fiscalizações são: regularização da carteira (carteira assinada), folha de pagamento, encargos sociais, contribuições sindicais, comissões quando há adicionais e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (560.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com