TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências de um profissional que tem por objetivo atuar na função de Controller

Por:   •  15/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

No cenário atual, aonde se tem acontecendo muitas mudanças sociais nas rotinas das empresas, um mercado altamente competitivo e margens de lucro pequenas, as empresas buscam e precisam cada vez mais evoluir, ter controles, planejamentos e gestão de suas operações, para assim conseguir redução de seus gastos e melhorias nos processos para conseguir se manter competitivo, tendo uma rentabilidade considerável e garantindo sua permanência no mercado, este que cada vez é mais complexo, com tantas variáveis e mudanças praticamente diárias.

Logo, a controladoria vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, auxiliando com informações aos gerentes, fazendo planejamentos, executando os mesmos e realizando controles.

De acordo com Catelli (2001), a controladoria tem como missão gerar através de ações, a disponibilização de instrumentos a gestão, que possibilitem maior convicção no processo decisório.

Para atender a demandas os profissionais da controladoria precisam de um conjunto de competências, tanto pessoais como profissionais para poder realizar e atuar na função.

O profissional ou digamos gestor da controladoria é chamado de Controller, responsável pelo gerenciamento das informações, por formular o planejamento operacional, tático e estratégico, para após colocar em prática todo o planejado e assim buscar os objetivos e metas da empresa, deve zelar pela consolidação da empresa.

Esse texto tem em vista identificar as competências necessárias a quem tem por objetivo atuar na função de Controller.

2 CONTROLLER

Conforme Padoveze (2016), o controller tem como funções: buscar preparar todas as informações financeiras buscadas do cenário de orçamento e projeções para a direção, lhes assegurando que possam aplicar da melhor forma a utilização dos recursos da empresa, acompanhando as projeções de mercado e destacando barreiras políticas que possam interferir sobre as metas e assim prejudicar o desenvolvimento do planejamento financeiro, auxiliando também no gerenciamento de perdas, possibilitando o maior patrimônio possível, trabalhando na padronização e propagação do controle interno, sendo assim, monitorando e nivelando a veracidade  dos dados gerenciais.

A Figura 1 mostra um resumo que Padoveze (2016) trouxe sobre o papel do Controller na visão de autores em anos diferentes.

Figura 1 - O papel do controller

[pic 1]

Fonte: Padoveze (2016, p. 30).

Na visão de Nakagawa (1993), o controller exerce a função de controle, organizando e repassando dados aos gestores, praticando então uma influência no processo de decisório.

Segundo Crepaldi (2017), o controller é regulamentado pelas diretrizes de controle, por meio do planejamento e orçamento elaborado em concordância com a gestão. O comprometimento do controller na orientação da controladoria em suas atividades, otimiza suas atividades organizacionais, resultando na eficiência e eficácia diante de seus produtos e serviços, assim precavendo-se de fraudes e altos custos.

Anthony e Govindarajan (2002) nos traz que o controller é a pessoa responsável por realizar o projeto e logo também operar o sistema de controle gerencial. Além disso, nos traz que o mesmo tem as seguintes funções:

a) projetar e operar informações e sistemas de controle;

b) elaborar demonstrações e relatórios financeiros;

c) elaborar e analisar relatórios de desempenho;

d) realizar a supervisão dos procedimentos contábeis e da auditoria interna;

e) auxiliar no desenvolvimento de pessoas do nível gerencial em assuntos relativos à função de controles.

Padoveze relata:

Em 1976, foram propostas as seguintes competências do controller (Kanitz, 1976): dar informação (tempestivamente); motivar; coordenar; avaliar; planejar e acompanhar. Há sugestão também que o controller seja: independente, envolvido e forte (Sathe, 1983).

Para o Ifac (2005), o perfil do controller não é apenas o de auditor. Vai além: os controllers devem possuir perfil para atuarem como contadores gerenciais, líderes empresariais, diretores financeiros, consultores de negócios. (PADOVEZE, 2016, p. 32)

        Seguindo, Padoveze (2016) lista as características que o profissional que quer ser um controller precisa ter ou então aprimorar:

  • Ser persuasivo;
  • Líder;
  • Influenciador;
  • Claro sobre os procedimentos;
  • Conciso no falar e agir;
  • Independente;
  • Observador;
  • Ético;
  • Conciliador;
  • Multidisciplinar e transdisciplinar;
  • Proativo.

Nascimento e Reginato (2015) nos traz que o controller precisa ter uma visão coletiva, de equipe, e precisa passar segurança quanto à sugestões que possa vir a sugerir para serem seguidas como também para diagnósticos que fornecer aos superiores da empresa, mantendo o respeito para com a experiência dos superiores e também quanto a característica de cada área.

Segundo Oliveira. et al. Traz a seguinte colocação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (331.5 Kb)   docx (257.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com