TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Ética

Por:   •  16/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO DE ÉTICA

Ética é um ramo da filosofia que define o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. Pode-se dizer que ética é a “filosofia da moral”.

A ética é um conceito complexo que possui diversos significados. Um deles é que a ética diz respeito ao principio da conduta, seja de um individuo ou de um grupo de pessoas. Quando se diz ética pessoal, esta se referindo aos princípios de conduta das pessoas em geral, com o mesmo sentido pode-se dizer que a ética profissional diz ao conjunto de normas de determinada profissão.

Por exemplo, ao preparar sua declaração de Imposto de Renda, um indivíduo pode defrontar com o dilema de ter que escolher entre sonegar ou não, visto que, se o fizer, estará contrariando seus princípios morais. O julgamento a ser feito e a decisão resultante, neste caso, são de caráter moral.

A reflexão ética não pode conduzir os indivíduos em pessoas éticas, mas pode instrumentá-los para que decidam conseqüentemente de acordo com o que se espera deles.

A visão de cada um sobre a ética depende dos interesses sociais envolvidos.

As palavras ética e moral têm o mesmo significado e a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina mores, ambas significando hábitos e costumes.

A moral, sinônimo da ética, é o conjunto das normas que se dizem ao comportamento dos homens.

A ética é a forma ideal e universal do comportamento humano, expressando os princípios valiosos para todo pensamento sadio e normal.

Não há um grupo de pessoas, ou melhor, de uma sociedade que não obedeça a normas morais. Embora seja diferente de uma sociedade para outra, elas também podem ter normas morais para uso interno e outras para uso externo.

A ética ou moralidade das pessoas ou grupos não condizem no que elas fazem de costume, mas sim no que elas pensam que é correto fazer, ou são obrigadas a isso.

As ações dos homens devem ser geralmente, mas nem sempre são, um reflexo de suas crenças; suas ações podem ser diferentes de suas crenças, e, ambas, podem diferir do eles devem fazer ou crer.

Os julgamentos normativos são um “guia de ação”. Eles influenciam no comportamento humano no presente e no futuro. Como por exemplo, se esta afirmando que determinado livro é bom, esta afirmando que as pessoas devem comprá-lo ou lê-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com