TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e aplicablidade

Por:   •  7/10/2015  •  Monografia  •  5.099 Palavras (21 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 21

CONCEITOS E APLICABILIDADE DE PLANO DE NEGÓCIOS

Você já se imaginou iniciando um novo empreendimento que lhe custasse os recursos economizados durante grande parte de sua vida de trabalho sem um planejamento adequado e uma segurança quanto aos resultados e retorno do capital que você pretende pôr no negócio?

Certamente, você tem a consciência de que todos os negócios envolvem certo grau de risco e que nem todos resultam em sucesso, porém entrar em uma aventura empreendedora sem o mínimo de informação é impensável.

Para que tenhamos um mínimo de garantia sobre os possíveis resultados ou sobre a viabilidade financeira de nosso novo empreendimento podemos e devemos lançar mão de um bom plano de negócios que vem a ser o instrumento capaz de fornecer as informações sobre a viabilidade ou não do projeto de investimento.

O termo plano de negócios deriva de planejamento do negócio, ou seja, uma das mais importantes funções da administração das organizações.

[pic 1]

Como visto, ao se recorrer à teoria da administração, essa fase é preliminar à implantação e a do controle de qualquer projeto, portanto, pode-se situar aí a confecção do plano de negócios, ou seja: o plano de negócios é a formalização do planejamento e ocorre na fase preliminar à execução do investimento.

Uma das características do planejamento é a de que ele só existe se de antemão existir seu objeto, ou seja, é este último que justifica o primeiro.

Não existe um planejar sem algo a ser planejado.

Na maioria das vezes quando uma organização inicia o processo de análise de viabilidade de um investimento, ela se depara com pelo menos as seguintes perguntas: primeiramente o porquê do investimento, que situações estão sugerindo que se pense em fazê-lo, segundo qual investimento é capaz de solucionar o problema inicialmente detectado, na sequência quais são as consequências de fazê-lo e de não fazê-lo. Depois, quanto se necessita para realizá-lo, e quando é desejável ou possível executá-lo e finalmente quais são as previsões e os riscos relacionados à capacidade do investimento em levar a cabo o objetivo traçado na primeira questão.

Essas são apenas algumas das questões que envolvem o planejamento de um projeto de investimento, mas suficientes para ilustrar as características dos planejamentos necessários e integrantes do plano de negócios.

Em termos sintéticos um plano de negócios é o instrumento que deve servir como guia para o avaliador de um investimento na fase de análise, mas também depois de implantado o negócio, uma vez que permitirá saber se as coisas estão acontecendo conforme foi previsto.

As partes mais importantes do plano de negócios são:

  • Sumário executivo: Certamente é a parte mais importante do plano de negócios e deve ser confeccionado no final, quando todos os demais parâmetros do plano estiverem concluídos, já que ele deve expressar de forma sucinta todos os principais aspectos que compõem o plano de negócios.
  • Descrição introdutória do plano: Esta parte do plano de negócios é dedicada a se apresentar os principais aspectos do negócio abordando suas principais características.
  • Análise de mercado: Nesse item se faz uma rigorosa demonstração de que foram pesquisadas as características essenciais dos clientes, fornecedores e concorrentes da empresa.
  • Plano de marketing: O plano de marketing é determinante principalmente no início do negócio, uma vez que a empresa ainda não possui um mercado e está em fase de se tornar conhecida e adquirir confiança.
  • Plano operacional: Como o próprio nome indica, trata-se do planejamento sobre as questões relacionadas ao funcionamento da empresa.
  • Recursos humanos: É a parte na qual se determina a quantidade de funcionários que serão necessários para a consecução do negócio e manutenção de suas atividades, tanto comerciais quanto administrativas.
  • Planejamento financeiro: Nesta etapa é que são elaboradas as planilhas que indicarão a viabilidade ou não do negócio em termos de resultados econômicos (lucro) ou financeiros (fluxo de caixa). Como já se destacou, o orçamento de caixa é o destaque desta etapa.

2. ORÇAMENTO EMPRESARIAL NA PRÁTICA

Conforme vimos, em termos conceituais, é por meio do plano de negócios que podemos avaliar a viabilidade de um novo empreendimento, porém sem que tenhamos as informações econômicas e financeiras do projeto torna-se praticamente impossível uma análise mais acurada e assertiva nesse sentido.

O orçamento empresarial é o instrumento por meio do qual traduzimos um projeto de investimento ou uma atividade em valores monetários.

No orçamento temos condições de verificar o quanto as projeções efetuadas no projeto impactam nossa situação econômica e financeira.

Para melhor visualizarmos como se dá essa projeção, vamos ver um orçamento didático bem como as demonstrações financeiras dele derivadas.

3. SIMULAÇÃO DE UM ORÇAMENTO SIMPLIFICADO

Para que nós possamos compreender a importância da projeção orçamentária no contexto do plano de negócios basta recorrermos ao conceito do que vem a ser o plano de negócio em si, ou seja, um ferramental que procura trazer uma situação futura para o presente a fim de permitir uma análise e decisão.

Como trazer para o presente um resultado esperado para o futuro?

É por meio do orçamento que fazemos esse exercício e permitimos que o decisor tenha uma visão mais concreta de como ficariam as várias situações previstas nos planos em análise em termos de valores uma vez que as decisões geralmente se pautam em quantidades monetárias.

Os planos de negócios trazem à tona vários aspectos de um novo empreendimento, porém se não mensurarmos e chegarmos aos reflexos financeiros e econômicos não temos como criar os parâmetros de segurança para apoiar nossas decisões.

[pic 2]

A seguir apresentamos os dados relacionados às principais informações necessários para que possamos levantar nosso orçamento simplificado, que em síntese contém elementos relativos a:

  • Operações com mercadorias.
  • Despesas.
  • Custos.
  • Investimentos.
  • Impostos.
  • Capital.

Uma vez dispondo dos dados relacionados ao orçamento podemos então partir para o levantamento das três mais importantes projeções que necessitamos fazer para uma análise econômica e financeira de nosso projeto: o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e o Fluxo de Caixa.

O balanço reflete a situação patrimonial da empresa depois de ocorridos os fatos previstos no projeto, bem como suas consequências. Para se chegar ao resultado, no entanto, apresentamos a Demonstração do Resultado do Exercício. Como podemos ver na demonstração de resultado, as despesas e custos impactam sobre as receitas fazendo com que haja uma redução proporcionalmente à sua variação em termos de resultados líquidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (526.5 Kb)   docx (505.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com