TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]   FEAD – Centro de Gestão Empreendedora [pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

TITULO

        Contabilidade Internacional - análise dos periódicos internacionais sobre pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Contabilidade Internacional - análise dos periódicos internacionais sobre pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização – Revista Contemporânea de Contabilidade – ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, v.8, n°15, p. 177-198, jan./jun., 2011.

DADOS BIBLIOGRÁFICOS DOS AUTORES

Gilson Cella, Especialista em Contabilidade Pública pela Universidade de Brasília (UnB) e Coordenador de Orçamento e Contabilidade da Apex-Brasil.

Jomar Miranda Rodrigues, Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional UnB, UFPB e UFRN. Professor Assistente da Universidade de Brasília.

Jorge Katsumi Niyama, Pós-doutor em Contabilidade Internacional pela Universidade de Otago (Nova Zelândia). Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP e Professor Titular do Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB, UFPB e UFRN.

SÍNTESE DO CONTEÚDO

Este é um artigo sobre a análise dos periódicos internacionais sobre pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização.

Escrito por três experientes nomes da área, um especialista em contabilidade publica, um mestre e um doutor da área contábil, o artigo teve como objetivo fazer uma analise para, verificar conforme convergência e globalização dos relatórios financeiros, quais os temas mais freqüentes das pesquisas em educação contábil, e conforme estudos concluíram que são os seguintes:

  • Educação continuada da classe contábil;
  • Harmonização e convergência internacional da Contabilidade e
  • Assuntos para pesquisa em contabilidade.

AVALIAÇÃO CRÍTICA

Com abordagem detalhada e com base numa metodologia de pesquisa qualitativa e documental em artigos publicados em periódicos internacionais, os autores do artigo, “Contabilidade Internacional - análise dos periódicos internacionais sobre pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização” exploram uma análise dos periódicos técnicos internacionais de contabilidade, sobre a educação em contabilidade, educação continuada, face mudanças no ambiente mundial, a partir das instituições de ensino das profissões contábeis. Indicando que a formação dos contadores se tornou uma preocupação dos organismos internacionais de contabilidade, isso devido as rápidas mudanças e globalização dos  relatórios financeiros, influenciando as instituições de ensino se adequarem a estas mudanças.

Detalham no artigo, como o Brasil está procedendo à internacionalização da contabilidade, iniciada em 2006, e sendo acompanhada por diversos órgãos reguladores. Relatam sobre a harmonização e convergência, reforçando que a adoção de uma única contabilidade a nível mundial evitará a existência de vários estágios de adoção de normas e publicação de relatórios financeiros.

 Abordam sobre a qualidade da educação em contabilidade, que a formação dos contadores tem sido uma preocupação constante dos órgãos internacionais de contabilidade, no entanto este tema poderia ter decorrido de forma mais detalhada, abordando sobre os fatores que impactam a educação contábil de um país, como a baixa qualidade de educação refletindo na contabilidade apenas como escrituração de livros fiscais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com