TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  1.776 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Candido Mendes - FACAM

Evandro Miranda do Nascimento

CONTABILIDADE INTERNACIONAL: Perguntas do Livro II Cap.1

Este trabalho servirá como avaliação para obtenção da aprovação da matéria de Contabilidade Internacional ministrada pelo Professor Vinicius de Oliveira do curso de Ciências Contábeis.

VITÓRIA-ES
2015

Contabilidade Internacional

  1. Consulte o site e verifique quantos cursos de mestrado e doutorado em contabilidade estão autorizados pelo Governo. Observe que curso de contabilidade estão incluídos na área administração e turismo.

107 Mestrados e 33 doutorados.

  1. Qual a Diferença entre sociedade anônima de capital aberto e fechado?

Capital fechado (normalmente pertencentes a grupos familiares ou econômicos), a empresa dispõe do capital social na mão de sócios que a controlam, e, não estão na Bolsa de valores as suas ações para negócios. 

Capital Aberto (Sujeitas ao controle e fiscalização da comissão de valores mobiliário) dispõe de parte de seu capital em ações na bolsa de valores, para negociação ou chamada de capital para aumento do capital social ou por busca de recursos para caixa.

  1. Quando teve início a atividade de auditoria independente no Brasil?  Liste duas razões pelas quais uma empresa contratava seus serviços, mesmo quando não obrigatório.

As atividades de auditoria independente no Brasil passaram a ter mais importância na década de 70, as companhias passaram a ter suas demonstrações financeiras auditadas por: Atendimento as exigências estatutárias, exigências de consolidação de balanço para subsidiária brasileira de empresas multinacionais no exterior e obtenção de créditos junto a instituições financeiras oficiais ou privadas.

  1. Quais foram os três principais fatos que marcaram a evolução e o desenvolvimento da contabilidade na década de 70?

Obrigatoriamente as companhias abertas terem suas demonstrações contábeis auditadas por auditores independentes, Publicação da Circular nº 179/72 pelo Banco Central do Brasil, padronizando a estrutura e forma de apresentação das demonstrações contábeis das companhias abertas e Influência das escolas norte-americana de contabilidade com o início do estudo sobre princípios contábeis e a promulgação da lei nº 6.404/76 sob esta influência.

  1. A influência da escola norte-americana é bastante visível na lei nº 6.404/76 (atual Lei nº 11.638/07), exceto o reconhecimento dos eleitos inflacionários (não existe nos EUA). Quando e por quem foi implementada a obrigatoriedade de divulgar demonstrações contábeis complementares em moeda de poder aquisitivo constante?

Em 1976, foi criada a Comissão de Valores Mobiliários inspiradas no modelo americano(SEC) para monitora o mercado de capitais, divulgada a lei nº 6.404/76 (lei das Sociedades Anônimas), principalmente na criação de registros auxiliares para atender a exigências fiscais e na necessidade de se observarem princípios contábeis.

  1. No que Consiste “rodízio” de auditores? Quais as razões para sua adoção?

Rodízio de auditores; Nível de responsabilidade técnica e gerencia.

Razões para sua adoção: Segundo órgãos reguladores, a prestação de serviços por um período de tempo muito longo pode comprometer a imagem de credibilidade quanto a sua efetividade independência.

  1. Qual o objetivo do CFC ao criar o Grupo de Trabalho voltado para desenvolver normas brasileiras de contabilidade? Possuem autoridade substantiva ou não?

O Conselho Federal de Contabilidade criou grupos de trabalho, buscando sua aderência com as Normas Internacionais de Contabilidade. As Normas Editadas pelo CFC não têm força legal, portanto, embobara os profissionais da área contábil possam ser punidos pelo Conselho pela não observância aos princípios fundamentais de contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com