TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Por:   •  8/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.138 Palavras (17 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

                                 

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

PELOTAS/RS

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Contabilidade Internacional - 7º semestre

Professor EAD: Gisele Bafume Quierelli

Professor Tutor: Prof. Me. Hugo David Santana

Professor Presencial: Luciola Puyo

                               NOME                                                       RA

                        Bianca Gonçalves                                        3824689826

                        Liane De Ávila                                                                4300073076

                        Nieche Ferreira                                                     4523863340

                        

                                

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------3

DESAFIOS PARA O CONTADOR FRENTE A CONTABILIDADE INTERNACIONAL -------------------------------------------------------------------------------5

DESAFIOS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS ----------------------------------------5

DIFERENÇAS, PADRÕES E PRÁTICAS ENTRE OS PAISES --------------------------6

COMPARAÇÃO COM AS NORMAS BRASILEIRAS ------------------------------------ 8

IAS 2 ------------------------------------------------------------------------------------------------ 9

IAS 38 – ATIVOS INTANGÍVEIS ----------------------------------------------------------- 11

CONCEITOS DE ATIVOS INTANGÍVEIS -------------------------------------------------12

CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------15

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS --------------------------------------------------------16

INTRODUÇÃO

        Levando em conta que a Contabilidade Brasileira está cada vez mais exigente por alguns detalhes de movimentações financeiras e resultados bem calculados, ela esta sempre de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, que estas normas regem a contabilidade internacional, buscando sempre padronizar e regular e padronizar as demonstrações financeiras. A ATPS baseia-se nestas normas buscando esclarecer e mostrar que as normas internacionais servem para reger a contabilidade dando sempre espaço para modificação e ajudando os países a se enquadrarem no objetivo de que todos fiquem cientes de suas demonstrações e realizando a excelente troca de informações e experiências, aceitando sugestões e aplicando as normas a um sistema padrão. As normas trabalhadas foram: A IAS 1, IAS 2 e IAS 38 que fala dos ativos intangíveis, ima conta patrimonial que deve ser bastante analisada antes de ser feito o lançamento no balanço patrimonial de cada empresa, essas normas são comparadas com as normas brasileiras, onde o Brasil ganha um espaço para a adaptação às normas internacionais.

DASAFIOS PARA O CONTADOR FRENTE À CONTABILIDADE INTERNACIONAL

        A contabilidade vem passando por um processo de convergências das normas contábeis através de uma iniciativa de diversos países, onde é o principal normatizador mundial e o IASB que emite a IFRS. O processo de convergência vem sendo aplicado desde então, alcançando seu objetivo em 2010, onde as companhias abertas foram obrigadas a adotar as normas internacionais de contabilidade em sua forma completa. Um dos principais desafios para os contadores é a adaptação às normas internacionais, onde são bastante parecidas com as nacionais, porém, com detalhes de suma importância para a correta aplicação das demonstrações financeiras. Os contadores devem sempre estar atualizados diante das normas internacionais. Desafios como, cálculos de impostos são de grande importância e o contador deve estar sempre atento aos lançamentos dessas demonstrações.

DESAFIOS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS

        A prática contábil sempre teve no Brasil uma forte influência de legislação fiscal especifica que definiam critérios de avaliação e contabilização para vários itens patrimoniais e também de resultado. As taxas de depreciação de bens do ativo imobilizado amplamente utilizadas pelas empresas sempre observando os critérios adequados de depreciação que respeitam o tempo de vida útil econômica dos bens da empresa, constituindo um claro exemplo desta prática. Salutar, foi o sentido do avançado da nova legislação, permitindo que as empresas passassem a adotar critérios 100% contábeis em suas avaliações e que os ajustes necessários ao processo de convergência e não teria efeitos tributários, liberando os nós aos quais a contabilidade brasileira esta sujeita. Para obter o controle de ajustes necessários para anular os defeitos tributários da conversão às normas internacionais de contabilidade, foi criado o Regime Transitório de Tributação RTT.

DIFERENÇAS, PADRÕES E PRÁTICAS ENTRE OS PAISES

        Ao considerar a contabilidade como linguagem universal dos negócios, presume-se ainda que essa linguagem seja única e aplicável a qualquer país ou ambiente de negócios em qualquer situação onde essa verdade não é absoluta, porque os padrões e práticas contábeis entre os países diferem em muitos casos. Depois de vários estudos intuitivos, o autor Nobes passou a analisar os modelos contábeis dominantes de cada país, assim entendidos como os utilizados pelas empresas que englobam a maior parte da atividade econômica do país específico. Com base nessa análise, ele propôs um modelo classificatório, partindo do princípio de que, em países considerados auto-suficientes, a principal razão para as variações entre os sistemas contábeis é o propósito das publicações. O modelo identificou ainda que países culturalmente dominados tendem a adotar os sistemas antigos de suas metrópoles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (268.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com