TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

1. RELATORIO

1.1. Quais os Desafios para o Contador frente à Contabilidade Internacional?

Os desafios para o contador em relação à Contabilidade Internacional são vários e as mudanças a serem feitas são muitas. Os contadores devem passar por processos de mudanças, além de ter que assimilar conceitos totalmente novos. E as informações contábeis podem variar de um país para outro, de acordo com os Princípios de Contabilidade que os governam. O contador também tem que passar por mudanças na tecnologia da informação, implantação de programas e arquivos digitais, além dos desafios da legislação tributária de seu país. Enfim vivemos um momento em que mais do que nunca o contador deve estar consciente da necessidade de se relacionar com outras áreas do conhecimento humano, relacionadas à contabilidade.

1.2. Quais os desafios para as empresas brasileiras?

A regulamentação usada no Brasil é o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC. Em 2007 com a publicação da Lei 11.368/2007 começou a convergência brasileira aos padrões internacionais e em 2009 com a resolução CFC 1.156/2009, as NBCs devem seguir os padrões internacionais contidos nos IRFS publicados pelo International Accounting Standards Board (IASB).

As instituições financeiras a partir do ano de 2010 de acordo com o que estabeleceu o Banco Central juntamente com a CMV, ficarão obrigadas a pulicar suas demonstrações contábeis de acordo como os padrões internacionais. Porém o processo de convergência traz um grande desafio para os contadores e todos os envolvidos que na empresa participam das tomadas de decisões, pois o contador precisar estar qualificado, e não um profissional que serve somente a contabilidade técnica.

A vantagem das normas internacionais de contabilidade que estão sendo adotadas no Brasil é o fato de se tratar de um conjunto completo de normas, tanto para sociedades anônimas de capital aberto e sociedades de grande porte – artigo 3º da Lei 11.638/07 -, como para pequenas e médias empresas, CPC MPE (aprovado pela Resolução n°1.255/09).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com