TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Por:   •  27/10/2015  •  Artigo  •  7.211 Palavras (29 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 29

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

A IMPORTÂNCIA DE SE APRIMORAR AS PRÁTICAS CONTÁBEIS [1]

André Leão

Angélica Castro

Eliane Leão

Jose Bruno

Laina Coutinho

Yuri Massini[2]

RESUMO:

Apresenta-se neste trabalho uma pesquisa realizada em literaturas de Contabilidade, com o objetivo de mostrar a harmonização da contabilidade no mundo. No inicio do trabalho, apresentou-se um pouco da introdução e como criado o IFRS (International Financial Reporting Standards) pelo mundo, cujo foco é desenvolver relatórios de qualidade, transparência que possam ser comparados e que sejam de fácil compreensão por todos os tipos de usuários pelo mundo; As vantagens trazidas por essa nova harmonização ajudam aos investidores estrangeiros a ter mais segurança e confiabilidade de onde será invertido seu capital. Em seguida, apresentou-se as estruturas de um Balanço Patrimonial começando pelos objetivos das demonstrações financeiras onde aborda a posição patrimonial e financeira de uma empresa; As características qualitativas que são as informações direcionadas para os investidores, credores e também gerencial para uma tomada de decisões; Os elementos das demonstrações contábeis, o Balanço Patrimonial, o Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, a Demonstração do Resultado do Exercício; E o Conceito de Capital e a sua Manutenção.

PALAVRAS-CHAVE:

IFRS – CPC 00 - Estrutura Conceitual Básica

1 INTRODUCAO

A Atividade de Simulação Profissional Integrada (ASPI) é uma ferramenta que permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades não se preocupando especificamente com informações técnicas – cientificas, mas lhe proporcionando uma formação articulada e a realização de trabalho em equipe. Exigindo do aluno usar sua criatividade, espontaneidade e dinamismo.

Tendo como objetivo o perfil profissional, para enfrentar o mercado de trabalho, levando em conta a situação econômica do país, aprimorar o trabalho em equipe, estimular o uso adequado da língua portuguesa, do conhecimento e de diversas fontes de pesquisas.

Com base nessa perspectiva, foi proposto o desenvolvimento do tema central deste trabalho, ‘A Importância de se Aprimorar as Práticas Contábeis’. Com ênfase na Implantação do IFRS e as mudanças exigidas na forma de apresentação das Demonstrações Contábeis.  

O IFRS surgiu da necessidade de harmonização das normas contábeis e viabilização para contabilidades produzidas pelas empresas, permitindo assim a compreensão e interpretação de dados gerados por entidades de diferentes economias e tradições.  Para isso foram criadas demonstrações a serem utilizadas em países que tenham adotado o IFRS. Estas demonstrações são preparadas e apresentadas para usuários externos, com finalidade de satisfazer a necessidade daqueles que utilizam a informação, pois é através dela que serão tomadas as decisões econômicas.

Esse trabalho ressalta a estrutura conceitual básica, aplicada pelo CPC 00 e no CPC 00 R1. A implantação deste CPC veio através do CFC 1128/08 mais conhecido como Framework (Estrutura Conceitual). O CPC 00 indica a forma de aplicação para pequenas, médias e grandes empresas. Essa aplicação se dá através da qualidade da informação, características qualitativas e quantitativas, transparência e confiabilidade da mensuração.

Todos esses assuntos serão abordados para chegar ao ápice do artigo, chamado de Características e Mensurações do CPC 00. Essencialmente sua aplicação está voltada aos métodos utilizados para a classificação, mensuração e reconhecimento dos elementos das demonstrações financeiras.

Esse trabalho é um estudo prévio para estudos futuros relacionados ao trabalho de conclusão de curso que serão desenvolvidos no 7° e 8° período do curso de Ciências Contábeis.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Metodologia

Esse trabalho tem natureza de pesquisa bibliográfica e qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida a partir de materiais já elaborados, constituído através de leitura, analise e interpretação de livros, leis, artigos e diversos autores renomados da área de Contabilidade Internacional e afins. Foram dividas tarefas para cada componente do grupo, logo após consolidando em somente um arquivo.

2.2 Referencial Teórico

2.2.1 Introdução do IFRS

Em 1973 foi criado o comitê de Normas Internacional de Contabilidade (IASC) International Accounting Standards Commitee, onde foi firmado entre as entidades profissionais dos países: Canadá, Austrália, França, Japão, México, Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos e Alemanha. Sediado em Londres, o papel do mesmo foi fundamental para importância do processo de harmonização da contabilidade no mundo, pois o IASC se tornou o órgão normalizador dominante da contabilidade internacional, até 2001. (PADOVEZE; BENEDICTO; LEITE. 2013).

Um dos objetivos da criação do IASC era promover a melhoria e harmonização da regulamentação das normas contábeis, sendo assim aprimorar os procedimentos referentes às demonstrações contábeis, também formular e publicar as demonstrações Contábeis conforme o interesse público. (PADOVEZE; BENEDICTO; LEITE. 2013).

Em 2001 uma nova estrutura surge a Junta de Normas Internacionais da Contabilidade denominado de International Accounting Standards Board (IASB), que tinha por objetivo desenvolver um conjunto único de normas contábeis de qualidade, transparente e compreensível, que ainda possua comparabilidade das demonstrações contábeis e que seja de fácil entendimento dos investidores do todo o mundo, pois com a globalização abriu-se um leque no mercado de investimentos, alem disso, tinha como finalidade também promover o uso rigoroso das aplicações das normas contábeis internacionais, hoje o IASB é denominado como IFRS. (PADOVEZE; BENEDICTO; LEITE, 2013).

Com a globalização a necessidade de padronizar as normas contábeis era cada vez maior, porém o mundo coorporativo ainda estava bem divido em qual padrão iria adotar, pois nos EUA o padrão usado é o US GAAP (United States General Accepted Accounting Principles), onde era regido pelas regras, enquanto o IFRS era baseados pelos princípios. (BARBOSA, 2010).

 A tendência dos investidores adotarem o padrão US GAAP era muito forte pelo fato dos maiores investidores do mundo esta concentrado no País, porem quando os movimentos de investimento globalizaram começaram, o EUA sofreu vários escândalos coorporativos, sofrendo assim um grande golpe na briga da padronização, onde os investidores começaram a desconfiar do sistema usado pelo EUA. (BARBOSA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.4 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com