TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO ANANINDEUA - PARÁ

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO CONTABILIDADE INTERNACIONAL

                        ANA CLAUDIA GOUVÊA GUEDES RA 390000

ANDREA DE CASTRO CAMPOS DOS SANTOS RA 368185

                       CYNTHIA SUSANA BRITO PEREIRA RA 396839

                      TANIA VALERIA RAMOS  DOS SANTOS E SOUZA RA 371038

                        RENATO COELHO GARCIA RA 367815

        

ANANINDEUA – PA, ABRIL - 2015

Trabalho elaborado para fins de avaliação do 7º Semestre da FACULDADE ANHANGUERA, do polo de Ananindeua-Pá, sob orientação do Professor Interativo:  Me. Hugo David Santana e Tutora presencial: Rosana Gisela.

SUMÁRIO

Introdução.  ..................................................................................................................4

QUESTÕES – Com base nos Artigos de das Normas Internacionais.  .......................5

CAPITULO 2 – IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis.
IAS 1 – apresentação de demonstrações financeiras  ..................................................6

CAPITULO 5 – IAS 2 Estoques     .  ........................................................................10

CAPITULO 23 – IAS 38 Ativos  Intangíveis           .   ..............................................12

Relatório Final.    ........................................................................................................13 Conclusão.      .............................................................................................................13  Bibliografia.    .............................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A linguagem da informação contábil não é homogênea e varia conforme o país. Fato disso é a classificação da contabilidade como sendo uma ciência social aplicada. Isso significa dizer que ela recebe grande influência do meio em que está inserida.

A contabilidade internacional surge para construir um ponto comum entre os relatórios financeiros elaborados por contextos de outros países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. Tornou-se importante no Brasil a partir da criação da Bolsa de Valores e da vinda de capital estrangeiro ao mercado nacional.
Ela está estruturada a partir do estudo das normas contábeis vigentes em cada país e tem como objetivo a transformação de relatórios a diferentes regras normativas, conforme os interesses comerciais relacionados a operações de exportação/importação ou entre empresa matriz e filial situada no exterior, por exemplo.

O seu estudo tem sido essencial, pois possibilita a integração de informações econômicas entre o mercado internacional e a interação de pesquisas e trabalhos acadêmicos com compreensão lógica mesmo que através de técnicas contábeis distintas.

Muito se tem falado sobre o fim da contabilidade internacional, já que as normas brasileiras tem, há algum tempo, convergido às normas internacionais num processo de harmonização.

Porém a tendência é de que elas sempre mantenham uma certa divergência. A proposta é que os princípios básicos que norteiam a contabilidade sejam comuns a fim de facilitar cada vez mais a troca de informações entre diferentes mercados globais.

  1. QUESTÕES – Com base nos Artigos de das Normas Internacionais.  

Quais os desafios para o contador frente a contabilidade internacional?

Adaptar-se aos conceitos novos, assim os profissionais contábeis passam por uma grande mudança para poder estar em sintonia com a contabilidade internacional. As informações contábeis podem mudar consideravelmente de país para país de acordo com os Princípios da Contabilidade que as administram. São muitos paradigmas a serem quebrados, além de se deparar com desafios nas áreas de TI, implantação de novos sistemas contábeis, como sped fiscal, sped contábil, NF eletrônica, IN 86, E-Social, etc., sem contar com os novos desafios de acompanhar, no dia a dia, o conjunto de mudanças na legislação tributária que existe no nosso país. É frisante lembrar que o Método das Partidas Dobradas expostas na obra do frade Franciscano Luca Paccioli, em nada foi alterado e estando intacto apesar de seus 500 anos.

  1. Quais os desafios para as empresas brasileiras?

Em 2008 as Leis das Ações (Lei nº 11.638/07) começou a alterar a forma de como as empresas brasileiras são obrigadas a expedir as Demonstrações Financeiras. Um dos maiores desafios para ciência contábil é o processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade. No Brasil, a prática contábil sempre teve forte ingerência de legislações fiscais distintas, que definiam critérios de conjectura e contabilização para diversos itens patrimoniais e de resultado.

  1. Destaque as diferenças, padrões e práticas entre os países.  

A Contabilidade retrata as peculiaridades de cada país e sugere o estudo e a interpretação dos variados pronunciamentos sobre a matéria. A entrada em novos mercados, seja como fonte alternativa de financiamentos e investimentos ou ainda como busca de consumidores, requisita o entendimento do ambiente político-legal, bem como a adequação às normas internacionais de contabilidade.

Ao considerar a contabilidade como linguagem universal dos negócios, pode-se pressupor ainda que essa linguagem seja única e aplicável a qualquer país ou ambiente de negócios, em qualquer situação. Porém, isso não é uma exatidão, pois os padrões e práticas contábeis entre os países diferenciam-se, e em muitos casos, basicamente. (FREIRE, 2012, p.3-22)

Diferenças, essas, relacionadas a fatores econômicos e culturais. Nobes (1998) apresentou uma lista ampla sobre os fatores que podem acarretar as diferenças entre os padrões e práticas contábeis; segundo o autor, os principais motivos são de caráter cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (94.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com