TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Internacional: harmonização e padronização contábil

Por:   •  16/3/2016  •  Exam  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  2.824 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios

1- Qual a diferença entre harmonização e padronização contábil?

R- Harmonização é a diminuição das diferenças das práticas contábeis entre países, já a padronização é a unificação das práticas contábeis afim de se ter um modelo padrão a ser usado por todos os países facilitando a análise de investidores internacionais.

2- Qual você considera a maior vantagem da harmonização contábil? Porque?

R- Facilitar a compreensão dos investidores internacionais. Com a harmonização as diferenças práticas contábeis serão reduzidas e a facilidade de entendimento tornara o processo de investimentos mais rápido e dinâmico, sabendo exatamente onde aplicar os recursos diminuindo os riscos de prejuízos.

3- Qual você considera a maior desvantagem da harmonização contábil? Porque?

R- Legislação trabalhista. Como cada país possui leis diferentes a harmonização contábil iria interferir diretamente na constituição de cada país buscando um patrão único em todas leis sendo inviável para países com tributos trabalhistas menores.

4- Por que existe resistência dos EUA a adotar as normas internacionais?

R- Primeiramente porque as empresas fechadas americanas não são obrigadas a adotar uma norma contábil. Segundo porque há uma diferença muito grande entre a US GAAP (normas contábeis usadas pelas empresas abertas americanas) e a IFRS e por último porque os americanos temem dar o controle das normas contábil para uma entidade estrangeira.

5- Quais são as consequências históricas da harmonização contábil?

R- Pelo fato da harmonização contábil ser apenas uma amenização das diferenças das práticas contábeis, tornando elas mais próximas e parecidas entre diferentes países, pode haver consequências na avaliação dos seus relatórios. Podemos exemplificar que o fechamento contábil em um país pode dar lucro ou prejuízo, já o mesmo fechamento com as mesmas informações usando as técnicas de outros países pode haver divergência tanto positiva quanto negativa, causando falta de credibilidade nos dois balanços tornando a analise incontestável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com