TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade internacional

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 7

CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

7º SEMESTRE - TURMA N 70

PÓLO – MACE[pic 2]

AUTORES

ATILIENE SILVA SABINO – RA 8529975071

ELIZABETE GUEDES – RA 235403

FABIANA ROBRIGUES MORALES – RA 391530

KEYLA KRISTYNA MORAIS DE OLIVEIRA - RA 376420

TATIANY QUIRINO AGUERO– RA 369139

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CONTABILIDADE INTERNACIONAL.

CAMPO GRANDE/MS[pic 3]

Março – 2015

CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP[pic 4]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

7º SEMESTRE - TURMA N 70

PÓLO - MACE

AUTORES

ATILIENE SILVA SABINO – RA 8529975071

ELIZABETE GUEDES – RA 235403

FABIANA ROBRIGUES MORALES – RA 391530

KEYLA KRISTYNA MORAIS DE OLIVEIRA - RA 376420

TATIANY QUIRINO AGUERO– RA 369139

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CONTABILIDADE INTERNACIONAL.

        

Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada como requisito de avaliação Bimestral no CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP, curso de Ciências Contábeis – Contabilidade Internacional, 7º Semestre, sob a orientação em Tutoria Presencial da Prof. Claudileni Correia.

CAMPO GRANDE/MS[pic 5]

Março – 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        0

2 QUESTÕES        0

3 IAS 1 APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS        0

4 IAS 2 ESTOQUES        0

5 IAS ATIVO INTANGIVEIS        0        

CONCLUSÃO        0

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        0


1 INTRODUÇÃO

Esta ATPS descreve as habilidades requeridas ao contador, seus desafios e a necessidade de uma visão sistêmica frente à contabilidade internacional.

São abordados os principais tópicos sobre as novas alterações referente à padronização internacional contábil como: Aderência às normas internacionais de contabilidade pelas empresas brasileiras, os desafios para o contador e para as empresas frente a essa contabilidade, são também destacados as diferenças, padrões e práticas entre outros países.

A partir do desenvolvimento das etapas exigidas percebe se a importância das demonstrações financeiras para a tomada de decisão, o tratamento contábil para os estoques das entidades e as exigências para o reconhecimento de um ativo intangível no âmbito internacional.

        

2 QUESTÕES

Nesta etapa será respondido um questionário que aborda a aderência às normas internacionais de contabilidade pelas empresas brasileiras.

  1. Quais os desafios para o contador frente à contabilidade internacional?

Muitos são os desafios do contador frente a contabilidade internacional, pois as praticas contábeis entre os países se diferenciam embora presuma se que a linguagem contábil seja única e aplicável a qualquer país ou ambiente de negócios em qualquer que seja a situação. Entre os principais fatores que influenciam as diferenças estão: fatores econômicos e culturais, linguagem, educação, a própria diferença de sistemas legais entre outros.

O contador deverá enfrentar os obstáculos na compreensão de conceitos na área de TI (tecnologia da informação), no que se refere a implantação, supervisão e validação de arquivos digitais em prestação de contas junto ao fisco (NFe, CTe, Speds, DIPJ, etc). Não esquecendo que atentamente deverá acompanhar a complexa legislação tributária que muito rapidamente faz constantes mudanças.

  1. Quais os desafios para as empresas brasileiras?

Um dos principais desafios para as empresas brasileiras seria a adequação do profissional ao novo cenário globalizado. Outro pronto está em adotar normas internacionais às empresas tendem a uma considerável redução de custos, pois preparando as demonstrações contábeis de acordo com as diferentes normas de distintos países facilita a comunicação com investidores nos diferentes mercados de capitais.

Importante ainda salientar que a padronização destas normas contábeis possibilita mais qualidade e transparência das informações aos usuários interessados.

  1. Destaque as diferenças, padrões e práticas entre os países?

Basicamente as diferenças entre padrões e práticas contábeis irão apontar os fatores econômicos e culturais.

Por meio de uma revisão literária Nobes (1998) apresentou uma extensa lista de fatores que podem ocasionar tais diferenças, nelas estão citadas a natureza da propriedade dos negócios, o sistema financeiro, a herança colonial, as invasões, a tributação, inflação, o nível educacional, idade e tamanho das empresas de serviços contábeis, estágio de desenvolvimento econômico, sistema jurídico-legal, cultura, história, geografia, língua, influência da teoria, sistemas políticos, clima social, religião e acidentes.

Já Weffort (2005) ressalta as influências das forças de mercado, do sistema jurídico, do sistema educacional dos profissionais contábeis e dos fatores culturais no modelo contábil brasileiro por meio de um estudo da situação brasileira realizado na época.

3 IAS 1 APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS.

A IAS 1 estabelece requisitos gerais para a apresentação das demonstrações financeiras, diretrizes para sua estrutura e requisitos mínimos para seu conteúdo.

Obrigatoriamente deverão ser elaboradas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com