TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade internacional

Por:   •  6/5/2015  •  Dissertação  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As demonstrações contábeis são ferramentas importantes que auxiliam seus usuários nas tomadas de decisões. Um exemplo disso são os investidores, ao avaliarem a possibilidade de um novo investimento é exatamente essas demonstrações que darão parâmetros para que ele avalie se é ou não viável investir nesta entidade.

Sendo os usuários diversos e cada qual com suas necessidades é preciso que essas demonstrações sigam algumas normas que faram com que todas as demonstrações estejam dentro de um padrão de fácil compreensão para todo o usuário.

Nesta ATPS teremos a função de avaliar se as demonstrações da Excelsior esta dentro das normas e atendendo seus princípios, uma vez que estamos ainda passando por um momento de adequação as normas internacionais. Vale lembrar, no entanto que as mudanças não foram de grande expressão uma vez que as normas utilizadas aqui no Brasil já estavam harmonizadas com as normas internacionais.

ETAPA 1 – Estrutura conceitual; IAS1 – Apresentação das DF, IASB – Politicas Contábeis e IAS10 – Eventos subsequentes.

Avaliando as demonstrações contábeis da empresa Excelsior, podemos observar primeiramente que a empresa optou por fornecer um relatório da administração, este não é obrigatório, mas é importante uma vez que devemos ter em mente que as demonstrações atendem a usuários externos.

Na pagina 3 das demonstrações da Excelsior vem o relatório dos auditores, que forneceram o parecer sobre as demonstrações, este é um relatório bastante importante pois os auditores tem a função de verificar e certificar que as demonstrações são expressões fieis da realidade da entidade.

Em sua pagina 4 e 5 temos o balanço patrimonial, demonstração obrigatória, dentro do que as normas pedem a Excelsior atende as normas uma vez que as contas estão compatíveis com aquilo que a norma orienta compreendendo as contas exigíveis e devidamente expostas nas notas explicativas.

A pagina 6 abrange a DRE – Demonstração do resultado do exercício, e a pagina 7 a Demonstração de resultado abrangente, demonstrações também obrigatórias, onde podemos evidenciar os resultados da Excelsior e certificar que de acordo com as explicações iniciais a entidade realmente vem tendo um crescimento que reflete no aumento evidente de seu lucro. A DRE é ferramenta fundamental aos usuários da contabilidade, uma vez que através dela pode-se detectar possíveis erros no processo de lucratividade.

A pagina 8 vem trazendo a demonstração das mutações do patrimônio líquido, obrigatória e de suma importância já que é uma das demonstrações mais completas, que evidencia as contas que sofreram alteração no período. No caso da Excelsior podemos observar que a conta onde houve maior alteração foi a de Reserva de Lucro.

A pagina 9 vem trazendo a demonstração de fluxo de caixa, curiosamente esta demonstração não era ainda obrigatória no Brasil mas dada a sua importância foi incluída nas demonstrações obrigatórias pois através desta demonstração é possível verificar a situação patrimonial e financeira, facilitando uma visualização mais completa para bancos, acionistas e pessoas externas.

Pagina 10 Demonstração do valor adicionado, obrigatória que visa evidenciar as variações financeiras da empresa, ou seja o aumento ou diminuição de sua riqueza. No caso da Excelsior o que se pode notar e que de 2012 para 2013 houve sim um aumento de sua riqueza, e também é possível verificar a forma com que esta foi distribuída dentro do que a legislação determina que é pessoal e encargos, impostos, taxas, contribuições, juros  e alugueis, juros sobre o capital próprio, dividendos, lucros retidos e ou prejuízos do exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com