TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria- papel do gestor

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 1

O PAPEL DO CONTROLLER E O EMPREGO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

     Atualmente, é  comum ouvirmos falar no termo “Controladoria” dentro das empresas. De um modo rápido, podemos conceituar a controladoria como sendo uma atividade ou metodologia baseada no processo de controles, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos e que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade e da Administração.

     Seu surgimento ocorreu no início do século XX nas grandes empresas norte-americanas, sob a influência de três fatores marcantes para o desenvolvimento industrial da época: Controle centralizado nas empresas, diversificação dos ramos de atividades, a expansão geográfica e a globalização.

     O objetivo da controladoria nas empresas é dar suprimento das informações aos tomadores de decisões da empresa, tendo como missão dar suporte à gestão de negócios da empresa, de modo que garanta a continuidade da empresa e que esta atinja seus objetivos. Basicamente, esta missão consiste em otimizar os resultados econômicos da empresa, através da interação entre todas as áreas ou departamentos.

     Para que a controladoria desempenhe a missão, se faz necessária a utilização de sistemas de informação, este servirá para que todas as áreas da empresa sejam informatizadas, passando a ter suas informações agrupadas em banco de dados. A controladoria abastece estes sistemas de informações, que por sua vez processarão as informações e fornecerão diversos relatórios, que a controladoria utilizará para avaliar os resultados econômicos - financeiros da empresa e que servirão para as tomadas de decisão.

     Diante de todo este processo, podemos perceber que é fundamental que a controladoria e os gestores da Tecnologia da Informação estejam em constante sintonia, para que estas informações sejam cada vez mais precisas e ao menor custo. A controladoria atua no contexto da Tecnologia da Informação através de dois mecanismos, sendo um através do subsidio do processo de gestão e avaliação de desempenho, onde todos os gestores da empresa são participados dos resultados econômicos de suas áreas. O outro mecanismo é administrando os sistemas de informações, onde a controladoria organiza as informações existentes nas bases de dados da Forné necessária para a tomada de decisões e também padroniza o modelo de informação às diversas áreas, de acordo com o modelo econômico da empresa.

     Embora a Controladoria e a Tecnologia da informação sejam distintas, seus esforços devem ser direcionados sempre para os interesses do negócio da empresa e de sua continuidade, pois ambas possuem papel decisivo para o sucesso da empresa.

     O profissional que atua na área da controladoria recebe o nome de “controller”. Este profissional deve possuir conhecimentos específicos em diversas áreas. Devido à habilidade de trabalhar com informações econômico-financeiras, os profissionais de finanças e contabilidade são os que geralmente ocupam o cargo de controller. Também se encontra nestes cenários, profissionais de administração. O profissional de controladoria deve possuir habilidades gerenciais adequadas ao ambiente de gestão de negócios, visto que sua função será de gerência.

     Fazendo um paralelo entre os dois artigos “O Perfil do Profissional de Controladoria sob a Ótica do Mercado de Trabalho Brasileiro” e “O Controller como Gestor da Tecnologia da Informação – Realidade ou Ficção?”, ambos sugeridos na elaboração da Etapa 1 do ATPS, observamos que:

- Em ambos é citado que as áreas de tecnologia da informação e controladoria devem estar alinhadas e em perfeita sintonia, para a que empresa alcance o sucesso em seus negócios;

- A controladoria é uma área que está envolvida com todas as áreas da empresa, para que possa elaborar as informações necessárias no processo decisivo das tomadas de decisão da empresa;

- Ambos mencionam que para a empresa alcançar seus objetivos econômicos, é de suma importância que haja uma boa gestão das informações aliada à tecnologia;

- O profissional de controladoria deve possuir um perfil gerencial e atualizado, ou seja, gerenciar os resultados de todas as áreas da empresa para verificar se estão de acordo com os modelos econômicos determinados e ao mesmo tempo, estar sempre atendo à novas tendências econômicas e tecnológicas, junto aos gestores da Tecnologia da Informação.

Passo 2

Questionário

  1. O que se compreende por Controladoria?

Resp: Compreende-se por Controladoria uma metodologia ou atividade baseada no processo de controles, através de padrões de qualidade previamente estabelecidos, utilizando-se de conhecimentos de contabilidade e administração. Tem por objetivo otimizar os resultados econômicos da empresa e como missão garantir a continuidade de seu negócio de forma sadia e sustentável.

  1. Qual o papel do controller na Era da Informação?

Resp: O papel do controller na era da informação é de suma importância, pois a era da informação é marcada pela presença da Tecnologia da Informação em todos os departamentos da empresa, armazenando todas as informações em bancos de dados. O papel do controller consiste em alimentar os sistemas de informação e através dele extrair as informações necessárias para auxiliar no processo decisório das empresas. Geralmente as informações serão fornecidas através de relatórios, que serão trabalhados pelo controller, de acordo com as necessidades da direção.

  1. Como a tecnologia da informação vem auxiliando o controller?

Resp: A tecnologia da informação auxilia o controller através da implantação de recursos tecnológicos avançados, capazes de fornecer as informações gerenciais de forma precisa e otimizada,  para que o controller junto à alta cúpula da empresa possam tomar as decisões de forma rápida e segura, tornando a empresa cada vez mais competitiva no mercado.

  1. Para Kanitz (1977), quais os sistemas que cabem ao controller implementar?

Resp: Para Kanitz, cabe ao controller implantar os sistemas de:

- Informação: Compreendidos como sistemas contábeis, financeiros, contas a pagar e receber, folha de pagamento, etc...;

- Motivação: Prever e administrar o impacto comportamental que os diferentes usuários sofrerão com a implantação dos novos sistemas;

- Coordenação: O controlador deverá ser o primeiro a tomar conhecimento das inconformidades dentro da empresa;

- Avaliação: Interpretar os fatos e avaliar se os resultados são bons. Caso negativo, identificar os pontos a serem corrigidos;

- Planejamento: Avaliando o passado para planejar o futuro;

- Acompanhamento: Acompanhar de perto a evolução dos planos traçados.

       5) Quais as qualidades indispensáveis ao controller ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com