TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Interno

Por:   •  28/4/2016  •  Monografia  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Diversos estudos realizados revelam que a maioria das empresas decretam falência antes de completar cinco anos de atividade, muitas delas não conseguem sobreviver nem ao primeiro ano. As principais causas estão ligadas à falta de planejamento e erros na administração.

A empresa Impletec Implementos Rodoviários LTDA-ME, localizada no município de Matozinhos, atua no ramo de comércio a varejo de autopeças e acessórios para veículos pesados e manutenção e reparação mecânica dos mesmos. Ela está no mercado há apenas três anos e enfrenta dificuldades em sua organização administrativa e financeira.

Esse projeto tem como finalidade desenvolver um plano eficiente de controle interno que atenda as necessidades da empresa Impletec Implementos Rodoviários LTDA – ME.

O desenvolvimento desse projeto em 2015 será de extrema importância para a empresa, que visa ter o seu problema solucionado e para o pesquisador que terá oportunidade de desenvolver na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, aprimorando a sua qualificação profissional.

Serão utilizadas as pesquisas aplicada, descritiva, bibliográfica e documental e quanto à abordagem do problema, a quantitativa e qualitativa.

                Para melhor compreensão do projeto para 2015, ele está organizado nas seguintes seções: Caracterização da organização, Formulação do problema, Objetivos, Justificativa, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, Orçamento e Referências.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

3.1 Eixo

Gestão, Tecnologia e Inovação

3.2 Área

        Contabilidade Gerencial

3.3 Delimitação do Tema

        

Controles internos

3.4 Problema

        Analisar se o controle interno é eficaz para pequenas e médias empresas

        

4 OBJETIVOS

4.1 Geral

 Como o controle interno dos procedimentos administrativos, podem auxiliar o gestor na tomada de decisão em uma empresa de pequeno porte no segmento de comércio e manutenção de veículos pesados.

4.2 Específicos

- estudar os temas objeto da pesquisa;

- coletar dados na empresa objeto de estudo;

- analisar os dados coletados;

- entender e avaliar, à luz do referencial teórico, a importância do controle interno, para as empresas de pequeno e médio porte;

- identificar na organização as maiores fragilidades nestas áreas;

- propor à direção à implantação ou melhoria (se for o caso) dos procedimentos de controles internos que possam permitir à organização melhor governança e otimização do processo de informação e tomada de decisões.

        

5 JUSTIFICATIVA

Na atualidade, nenhuma empresa consegue obter bons resultados sem possuir uma gestão eficaz, que caminhe junto com o controle interno e o planejamento para se alcançar os objetivos da empresa. Com essas ferramentas, é possível oferecer clareza e confiabilidade das informações financeiras e contábeis, auxiliando no processo de toma de decisões, além de fixar os parâmetros que deverão ser utilizados para otimização dos processos.

Toda empresa precisa de um programa de gestão que ofereça métodos de organização, gerenciamento e suporte para execução de suas tarefas.

O desenvolvimento de um modelo de gestão adequado para uma empresa de autopeças e prestação de serviços de manutenção mecânica será de extrema importância para a Impletec, que poderá contar com suporte para direcionar suas ações, promovendo solução para as suas fragilidades. Esse plano deve abranger métodos que visem diminuir os desperdícios e gastos desnecessários, aumentando a sua lucratividade.

Essa pesquisa será interessante para o pesquisador, pois ele terá a oportunidade de desenvolver suas habilidades práticas, conhecendo melhor o tema e agregando conhecimentos na área contábil.

Esse estudo será feito na Impletec, principal interessada na conclusão dessa pesquisa, para isso ela disponibilizará todos os dados necessários para o desenvolvimento do referido projeto.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

6.1 Sistema de Informação Contábil

Para Padovese (2010, p. 55), “[...] o sistema tem que incorporar todos os dados quantitativos necessários para mensuração e análise concatenada das informações com o movimento operacional da empresa”.

Megliorini, Rodrigues e Pereira (2011, p. 4) afirmam que “a estrutura do sistema de informações contábeis tem o potencial de auxiliar o processo decisório das diferentes pessoas com interesse por determinada empresa”.

Megliorini, Rodrigues e Pereira (2011). Complementam que na prática, para atender as necessidades dos usuários da internos e externos dos relatórios contábeis, o sistema de informação contábil possui dois principais subsistemas,  a Contabilidade Financeira e  a Contabilidade Gerencial .

        

6.1.1 Contabilidade financeira

Sobre o subsistema caracterizado Contabilidade Financeira, Megliorini, Rodrigues e Pereira (2011, p.4) afirmam que ele é

estruturado a partir de normas legais e com obediência aos princípios e convenções contábeis, capaz de registrar as operações formais realizadas pela empresa, atendendo, desse modo, simultaneamente, a todos os usuários (internos e externos) com um mesmo conjunto de dados disponibilizados em relatórios padronizados. Os dados expostos nestes relatórios possibilitam aos usuários conhecer a situação patrimonial, econômica e financeira da empresa.

6.1.2 Contabilidade gerencial 

Sobre o conceito de Contabilidade Gerencial, a maioria dos autores destacam a sua importância no auxilio para tomada de decisões.

Segundo Iudícibus[1] (1987, apud PADOVESE, 2010, p.33),

a Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente , com um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com