TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRAÇÕES INTERMEDIÁRIAS, SEPARADAS E COMBINADAS

Por:   •  13/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE- UNIBH

RENATA GOMES DA SILVA

THAMIRES DE ALMEIDA

DEMONSTRAÇÕES CONTABÉIS

DEMONSTRAÇÕES INTERMEDIÁRIAS, SEPARADAS E COMBINADAS

BELO HORIZONTE

2016

RENATA GOMES DA SILVA

THAMIRES DE ALMEIDA

Trabalho elaborado na disciplina de estrutura das demonstrações contábeis do curso de Ciências Contábeis 2º semestre de 2016 do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH.

Professora: Danilo Lacerda

BELO HORIZONTE

2016

  1. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis também usualmente denominada financeiras, são apresentações estruturadas da posição patrimonial e financeira e do desempenho das empresas, de acordo com as normas dos órgãos que regulamentam. As demonstrações representam os resultados da atuação da administração no controle da entidade e a aptidão na prestação de contas quanto os recursos que lhe foram cedidos e tem como objetivo fornecer informações referente a posição financeira e patrimonial da organização, que são úteis a vários usuários na tomada de decisões. Para alcançar o objetivo as demonstrações contábeis permitem a visualização de informações como; ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas que incluem ganhos ou perdas, alterações do capital próprio e fluxo de caixa.

O conjunto de demonstrações contábeis de acordo com o comitê de pronunciamento contábil CPC 26, incluem:

  • O balanço patrimonial, composto pelas contas de ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa; ativos são considerados todos os bens, direitos e aplicações de recurso controlados pela entidade que podem gerar benefícios econômicos futuros; passivos entende-se por obrigações com terceiros que necessitam de ativos para sua liquidação; patrimônio líquido compreende-se como recurso próprio da entidade.
  • A DFC (demonstração de fluxo de caixa), oferece informações relativas as alterações no caixa e equivalente de caixa da empresa de determinado período contábil. 
  • A DRE (demonstração do resultado do exercício), demonstra o resultado líquido em um exercício através do confronto das receitas, despesas e resultados apurados, gerando informações relevantes para tomada de decisão.
  • A DRA (demonstração do resultado abrangente), visa demonstrar os ajustes realizados no Patrimônio Líquido (PL) abrangendo as variações futuras de receitas e despesas que já estão registradas no ativo ou no passivo, mas ainda não afetaram o resultado do exercício.
  • A DMPL (demonstração das mutações do patrimônio líquido), apresenta de forma detalhada as alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio líquido da empresa.
  • A DVA (demonstração do valor adicionado) se destina a evidenciar, de forma sintética os dados e as informações do valor da riqueza gerada pela entidade em determinado período e sua distribuição.
  • As notas explicativas apresentam informações necessárias para compreender situações patrimoniais, que constam nas demonstrações publicadas.

A organização deve apresentar com uniformidade todas das demonstrações que fazem parte do conjunto, elaborando-as utilizando o regime de competência, exceto a DFC (demonstração de fluxo de caixa) que deve ser elaborada pelo regime de caixa; devendo ser apresentadas de forma que os saldos finais do exercício sejam confrontados com o saldo do exercício anterior.

  1. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INTERMEDIÁRIAS

Demonstrações contábeis intermediárias consiste na apresentação do conjunto completo das demonstrações contábeis em um período inferior ao do exercício social da entidade, período intermediário. A apresentação de tais demonstrações é realizada de forma completa ou condensada de modo que o conteúdo dessa estejam em conformidade com os requisitos do pronunciamento técnico do Comitê de pronunciamento contábil (CPC)26.

     2.1 Apresentação e elaboração da demonstração intermediária

Ao apresentar a demonstração contábil intermediária deve-se compreender as demonstrações completas ou condensadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado, demonstração do resultado abrangente, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração das mutações do patrimônio líquido, acompanhadas de notas explicativas selecionadas. Ao apresentar o conjunto das demonstrações nos relatórios intermediários, tais demonstrações condensadas devem incluir cada um dos cabeçalhos e subtotais que constarem nas demonstrações contábeis anuais mais recente e juntamente as notas explicativas. Linhas de itens adicionais devem ser incluídas caso suas omissões façam com que a demonstração contábil intermediária fique enganosa.

Conforme o CPC 21 que trata da demonstração intermediária, o balanço patrimonial intermediário deve ser comparado com o do final do exercício social anterior; as demonstrações do resultado e do resultado abrangente devem se referir ao período intermediário último e ao acumulado desde o início do exercício e serem comparadas com as de iguais períodos do exercício social anterior; e as demonstrações das mutações no patrimônio líquido e dos fluxos de caixa devem conter pelo menos as informações acumuladas do período corrente e do período acumulado do exercício social anterior com o qual se comparam.

A demonstração contábil intermediária é preparada em bases consolidadas se as demonstrações contábeis anuais mais recentes da entidade forem consolidadas. No caso da entidade se encaixar no Pronunciamento Técnico CPC 41 – Resultado por ação, a demonstração que apresenta os componentes do resultado de período intermediário a entidade deve apresentar o lucro por ação básico e diluído para esse período.

O usuário de demonstração contábil intermediária de uma entidade deve também ter acesso à última demonstração contábil anual. As notas explicativas das demonstrações contábeis intermediárias, devem conter informações claras evidenciando eventos ou operações que sejam úteis para o entendimento do período intermediário corrente, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com