TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  7/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO DE JUAZEIRO (BA)

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL

EMPREEDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

JUAZEIRO – BA

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

MOTIVOS QUE LEVAM AS EMPRESAS AO FRACASSO        4

COLOCANDO EM PRÁTICA O PLANO DE NEGÓCIO        5

FERRAMENTA SWOT        6

DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO COM FERRAMENTA SWOT        8

CONCLUSÃO        12

BIBLIOGRAFIA        13

INTRODUÇÃO

        O município Vale da Felicidade, habitada por imigrantes poloneses que migraram na década de 1950 para a região, devido as grandes mãos de obras nos trabalhos na mineração outrora, hoje desativada, servem como maravilhoso ponto turístico. A cidade atualmente tem como as principais atividades econômicas, a agricultura familiar e o turismo, os passeios ocorrem aos sábados e domingos explorando as paisagens deslumbrantes, da fauna e da flora. O embarque ocorre sempre às 11h 30min na Estação Felicidade e desembarcam no centro da cidade.

O comercio local do Vale da Felicidade tendo sua arquitetura típica com várias diversidades, um deles é o restaurante Smak da familiar Partala que era administrado pelo esposo da proprietária Irena Partala, o mesmo administrava a culinária polonesa do restaurante, o planejamento financeiro e organizacional.

Mesmo o restaurante tendo como ponto forte uma boa localização e comidas e características típicas polonesa, com o falecimento do seu esposo, Irena foi obrigada a gerir sozinha a empresa, teve que contratar um cozinheiro e um garçom para auxiliar no atendimento. Seu cozinheiro um rapaz que tem grande experiência na culinária, mas só faz o que Irena determina, já que ela que define o cardápio.  O restaurante que vem sofrendo com poucas vendas, com pouco capital de giro, a falta de planejamento organizacional e gerenciamento que faz com que Irena atrase ou esqueça-se de pagar e solicitar pedido aos fornecedores.

Após as dificuldades vivenciadas por Irena Partala no gerenciamento do restaurante, resolveu realizar a contratação de uma empresa de consultoria para auxiliar no gerenciamento organizacional, que por sua vez proporcionará capacidade de planejar e desenvolver soluções viáveis.

MOTIVOS QUE LEVAM AS EMPRESAS AO FRACASSO

        O insucesso empresarial é uma das grandes preocupações de quem tem em mente abrir seu próprio negocio, segundo dados do SEBRAE três em cada dez pequenas empresas brasileiras fecham as portas em dois anos de atividade, as empresas culpam a falta de clientes, a alta carga tributária, ausência de capital de giro e problemas pessoais pela falência.

        Um das principais causas do insucesso de empresas é a falta de planejamento de curto e longo prazo e sendo primordial, porém os empreendedores não concilia visão de longo prazo com metas concretas de curto prazo.

        O descontrole administrativo e contábil, muito comum em negócios de pequeno e médio porte onde é confundido o caixa da empresa com a própria receita física. Esse problema geralmente leva o empreendedor a recorrer a instituições financeiras para cobrir dívidas e os juros podendo levar o negócio a falência.

        A localização do empreendimento é primordial. A má localização pode muitas vezes levar ao insucesso, avaliando a região pensando no tipo de negócio e na circulação de clientes é a chave para o empreendimento ser bem sucedido. Entre outros pontos que leva as empresas a fechar as portas é simplesmente à carência de um plano de negócios compatível à realidade do mercado, a ausência de controle dos custos, ausência de planejamento de vendas a prazo, acúmulo de dívidas utilizando empréstimos com altas taxa de juros, entre outras, comprovando assim também a Inexperiência do empreendedor/administrador com o ramo de atividade escolhido para o empreendimento.

        Sendo necessário para gerir a empresa sem temer problemas um plano de negocio, com esta ferramenta com certeza o empreendedor pensara, onde é o melhor lugar para localização da empresa, a quem comprar a quem vender, quais são os concorrentes, quais são os pontos fortes da empresa, quais são os pontos fracos da empresa, como controlar o financeiro, como planejamento a curto e em longo prazo, e assim não perderá a oportunidade de abrir e guiar uma empresa de sucesso.

COLOCANDO EM PRÁTICA O PLANO DE NEGÓCIO

        O planejamento é essencial para o sucesso de um negocio, após ser identificada a falta de planejamento no restaurante Smak, o primeiro passo é desenvolver com Irena Partala, toda parte teórica, observando onde estão os erros, falhas cometidas diariamente por ela e demais funcionários, conhecer e aplicar o Plano de Negócio.

         O plano de negocio é uma ferramenta de planejamento e desenvolvimento da empresa, que proporcionara dona Irena descrever os objetivos do restaurante SMAK, traçando um retrato real do mercado do vale da felicidade, dos produtos e serviços prestados, que desenvolvera uma habilidade para tomar decisões corretamente e avaliar e manter se atualizada sempre que o mercado do Vale da Felicidade mudar.

        No plano de negocio Irena descreverá todas as vertentes do restaurante SMAK qual seu mercado, produto, modelo de financiamento, modelo de negócios, sua possibilidade de crescimento e riscos do negócio, guiando o desenvolvimento a curto, médio e longo-prazo, prevenindo de riscos maiores.

        O plano de negocio terá como informações detalhadas sobre ramo da atividade que nesse ponto é sempre necessária que a dona Irena conheça ou tenha alguém na equipe com o conhecimento na área de atuação, podendo usar como referência o seu cozinheiro que é experiente na culinária, proporcionando a inclusão de novas receitas diversificadas no cardápio e diversificando uma nova clientela local e turística. Ao que se diz respeito aos fornecedores para ter vantagens e boas qualidades em seus serviços e produtos é sempre bom ter uma boa relação entre a empresa e seus fornecedores pagando e realizando pedidos em dias, garantido que os produtos e serviços prestados e fornecidos pelo restaurante assim seja o melhor e de boa qualidade agradando aos clientes e sendo algo diferenciado que faça com que seu cliente retorne ao seu restaurante, analisando sempre seus concorrentes, os pontos fortes e fracos e porque ele é mais procurado, da mesma forma fazendo uma analise dos pontos fortes e fracos do restaurante SMAK.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com