TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCENTRALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: PARTICIPAÇÃO E EVOLUÇÃO FEMININA EM PESQUISAS CIENTÍFICAS DA ÁREA CONTÁBIL NO PERÍODO DE 2003 A 2013

Por:   •  1/9/2015  •  Dissertação  •  8.399 Palavras (34 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]


[pic 5]

Universidade Católica de Brasília

Pró-Reitoria de Graduação

Curso de Ciências Contábeis

DESCENTRALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: PARTICIPAÇÃO E EVOLUÇÃO FEMININA EM
PESQUISAS CIENTÍFICAS DA ÁREA CONTÁBIL NO PERÍODO DE 2003 A 2013

ALINE CARDOSO FERREIRA

JOYCE GOMES DE BRITO

 

Trabalho Final apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Professor Orientador

DANIEL CHAVES FERNANDES

[pic 6]

[pic 7]

DESCENTRALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: PARTICIPAÇÃO E EVOLUÇÃO FEMININA EM PESQUISAS CIENTÍFICAS DA ÁREA CONTÁBIL NO PERÍODO DE 2003 A 2013

RESUMO

Este artigo busca evidenciar e incentivar a participação feminina na comunidade acadêmica, mais precisamente na área de contabilidade. O período estudado foi de 2003 a 2013, coletando dados nos principais periódicos e eventos nacionais com enfoque em ciências contábeis e áreas relacionadas.  A base de dados totalizou 6.934 artigos publicados, no qual a participação feminina foi de 36,5%. As publicações em periódicos evoluíram ascendentemente, enquanto nos congressos houve diversas oscilações relacionadas à periodicidade dos eventos. Educação e Pesquisa em Contabilidade foi a área com maior destaque em periódicos, mas também muito observada em eventos. Perícia, Tributária, Trabalhista e Previdenciária, Terceiro Setor e Atuária necessitam de maior incentivo e aprofundamento científico. Por fim, identificou-se com maior participação em número de publicações a Dra. Ilse Maria Beuren, que resultou em um destaque ainda maior às pesquisadoras científicas de contabilidade.

Palavras-chave: Pesquisa em Contabilidade. Análise Bibliométrica. Mulher Contabilista.

ABSTRACT

This paper seeks to show and encourage female participation in the academic community, specifically in the area of ​​accounting. The study period was from 2003 to 2013, collecting data in major journals and national events with a focus in accounting and related fields. The database totaled 6,934 published articles, in which female participation was 36.5%. Publications in journals evolved upward, while there have been several oscillations in Congress related to the timing of events. Education and Research in Accounting was the area most notably in journals, but also largely observed events. Expertise, Tax, Labor and Social Security, Third Sector and Actuarial need more encouragement and scientific deepening. Finally, identified with greater participation in number of publications Dra. Ilse Maria Beuren, which resulted in an even greater emphasis on scientific researchers accounting.

Keywords: Research in Accounting. Bibliometric Analysis. Accountant Woman.

  1. INTRODUÇÃO

Em diversas profissões a participação feminina foi escassa ou totalmente ausente por muito tempo. Esse fato não era diferente na área contábil, que quando implementada no Brasil era de atuação exclusiva masculina. Da mesma maneira, em tal época a mulher era vista única e exclusivamente por seu caráter doméstico e, no máximo, educador. Segundo Raquel (2008), a conquista da mulher por um espaço no mercado de trabalho, começou no início do século XIX quando a sociedade acreditava que o homem era o único provedor das necessidades da família, tendo a mulher a função de mantenedora do lar e educadora dos filhos.

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2002 mostram que a sociedade brasileira passou por profundas transformações demográficas, socioeconômicas e culturais nestes últimos 20 anos, que repercutiram intensamente nas diferentes esferas da vida familiar. Em 2000, o Censo Demográfico verificou que 24,9 % dos domicílios tinham mulheres como responsáveis. Tal fato justifica-se, segundo Raquel (2008), porque a mulher deixou de ser apenas uma parte da família para se tornar a comandante, o que foi ocasionando o seu ingresso no mercado de trabalho.

A mulher contabilista vem se fortalecendo e alcançando reconhecimento pelo seu trabalho. Os obstáculos encontrados pelas profissionais que iniciaram sua carreira há alguns anos foram ultrapassados ou minimizados, abrindo caminho para as novas profissionais. Estas encontraram um mercado mais acessível ao trabalho da mulher (MOTA; SOUZA, 2013, p. 01).

A primeira pesquisa sobre o perfil do profissional de Contabilidade, realizada em 1996 pelo Conselho Federal, indicava uma participação feminina de apenas 27,45%, já na edição de 2013, a participação feminina subiu para 33,9%. Atualmente o universo feminino já ocupa quase metade do mercado de trabalho na área, onde entre 491 mil profissionais, 202 mil são mulheres, o que representa 41,15% dos profissionais ativos no Brasil.

Este artigo visa apresentar resultados quanto a pesquisa em congressos e periódicos nacionais, com a finalidade de identificar a participação feminina, concentração de áreas de estudo e crescimento das pesquisas efetuadas por mulheres entre os anos de 2003 e 2013 e, se tratando de periódicos, listados entre A2 e B5 na Qualis CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Desse modo, o problema de pesquisa é: Qual a contribuição e evolução da mulher em pesquisas científicas da área contábil no período de 2003 a 2013? No qual objetiva-se principalmente investigar em periódicos e eventos qual a contribuição das mulheres enquanto pesquisadoras, bem como a evolução que houve durante este período. Como objetivos específicos, destaca-se elucidar as publicações e eventos científicos, contextualizar o pesquisador científico e realizar pesquisas nos principais periódicos publicados e congressos especializados no período de 2003 a 2013, buscando identificar a participação feminina com o intuito de motivar a produção do conhecimento e impulsionar o destaque feminino crescente à profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.3 Kb)   pdf (897.1 Kb)   docx (474.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com