TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: INSTITUIÇÕES DE CAPITAL ABERTO (OPITATIVA)

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 5

DISCIPLINA: INSTITUIÇÕES DE CAPITAL ABERTO (OPITATIVA)

1. atual. Segundo Andrade & Rossetti (2011), oito fatores foram determinantes da evolução do capitalismo. Dentre os fatores abaixo, qual não representa fator determinante da evolução do capitalismo:

a. A ascensão do capital

b. O aumento substancial das pequenas empresas com proprietários-gestores

c. O desenvolvimento tecnológico

d. A ética calvinista

e. O desenvolvimento da ciência da administração

2. No que se convencionou chamar de ascensão do capital, vimos que ocorreu:

a. o deslocamento fantástico do poder da capital para o poder do terra, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia rural.

b. o deslocamento fantástico do poder da terra para o poder do capital, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia rural.

c. o deslocamento fantástico do poder da terra para o poder do capital, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia urbana.

d. o deslocamento fantástico do poder da capital para o poder do terra, criando uma nova classe dominante em substituição à aristocracia urbana.

e. o deslocamento fantástico do poder da terra para o poder do capital, criando uma nova à aristocracia rural.

3. Entre acionistas e gestores passaram a ocorrer e a se aprofundar com o correr do tempo conflitos de interesse decorrentes da pulverização do capital e do divórcio propriedade-gestão. A teoria já consagrada de governança corporativa denomina-os de:

a. Stock Options

b. Governança Corporativa

c. Conflitos de Agência

d. Conflitos Gerenciais Internos

e. Sociedade Anônimas de Capital Aberto

4. Entre acionistas e gestores passaram a ocorrer e a se aprofundar com o correr do tempo conflitos de interesse decorrentes da pulverização do capital e do divórcio propriedade-gestão. Estes conflitos são conhecidos como Conflitos de Agência. Em relação a este tema, podemos afirmar que:

I – Um dos tópicos que levaram ao conflito de agência foi o agigantamento das corporações, pois encontramos organizações com valores superiores ao PIB de diversas nações;

II - Em organizações empresariais, a busca pela maximização da utilidade pessoal pode levar um indivíduo a tomar decisões prejudiciais a terceiros;

III – O estabelecimento de limites de remuneração dos gestores que podem prejudicar os acionistas, pois estes não teriam interesse em trabalhar nas organizações.

Em relação às afirmativas acima:

a. As afirmativas I e II estão corretas

b. As afirmativas II e III estão corretas

c. Somente a afirmativa II está correta

d. Todas as afirmativas estão corretas

e. Todas as afirmativas estão incorretas

5. Sobre conflitos de agência, sabemos que existe um conflito de interesses entre os gestores executivos e os acionistas. A literatura já identificou diversas formas pelas quais os executivos podem depreciar o patrimônio dos investidores, com destaque para:

a. Realização de gastos desnecessários nas organizações, seleção de pessoas qualificadas para posições gerenciais e venda da produção, ativos, ou títulos da companhia abaixo do preço de mercado para outras empresas das quais são acionistas

b. Realização de gastos necessários nas organizações, seleção de pessoas não qualificadas para posições gerenciais e venda da produção, ativos, ou títulos da companhia abaixo do preço de mercado para outras empresas das quais são acionistas

c. Realização de gastos desnecessários nas organizações, seleção de pessoas não qualificadas para posições gerenciais e compra da produção, ativos, ou títulos da companhia abaixo do preço de mercado

d. Realização de gastos desnecessários nas organizações, seleção de pessoas não qualificadas para posições gerenciais e venda da produção, ativos, ou títulos da companhia abaixo do preço de mercado para outras empresas das quais são acionistas

e. Nenhuma das alternativas anteriores

6. Por conta de encontrarmos, em certos casos, de um lado o gestor oportunista e, do outro lado, devido ao mercado, os acionistas oportunistas, o mundo corporativo começou a desempenhar reações que levaram as boas práticas de governança. Entre estas reações, qual aquela que não caracteriza uma boa prática de governança:

a) a própria criação de uma governança nas empresas

b) a criação de institutos legais

c) a criação de marcos regulatórios protecionistas

d) formação de Conselhos de Administração dentro das organizações

e) o fechamento do capital para melhor controle gerencial do negócio 

7. Classe de ações que confere aos seus detentores determinadas vantagens de natureza financeira ou política em troca de restrições parciais ou totais no exercício do poder de voto. As vantagens podem incluir prioridades na distribuição de dividendo e/ou reembolso de capital, dentre outros.

a. Preferenciais

b. Ordinárias

c. Opcionais

d. Gerenciais

e. Ativas

8. Na evolução do capitalismo, podemos verificar que houve um conceito vivenciado na obra do sociólogo alemão Max Weber, “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, onde Deus é o senhor de toda a vida e, portanto, o trabalho e a virtude econômica também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com