TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso De Planejamento Financeiro

Artigos Científicos: Estudo De Caso De Planejamento Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Sabe-se que o planejamento financeiro das empresas visa dar a sustentação necessária para execução de planos estratégicos a curto e a longo prazo, direcionando toda a ação empresarial com vistas a atingir as metas orçamentárias previstas. Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios.

Segundo Ross (1998, p.82), “Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa uma declaração do que a empresa deve realizar no futuro”. O planejamento dá a empresa subsídios, para que não seja surpreendida e possa ter uma alternativa já prevista, caso tenha que tomar uma decisão. Deste modo, o objetivo do planejamento financeiro é evitar surpresas e desenvolver planos alternativos, auxiliando no processo de estipular metas, deixando os gestores motivados, oferecendo os mecanismos para avaliação dos resultados.

De modo paralelo, um plano financeiro atribui a empresa à chance de desenvolver, analisar e comparar muitos cenários de diferentes ângulos, permitindo assim, que questões relativas às linhas futuras de negócios da empresa e os melhores esquemas de financiamento se necessários, sejam analisados.

Um dos pontos chave para o sucesso do planejamento financeiro de uma empresa concentra-se na previsão de vendas, pois partindo dessa previsão são criados planos de produção alternativos que levam em conta o tempo que será necessário para converter a matéria-prima em produto acabado, assim como os tipos e quantidades de matérias-primas necessárias. Acabado os planos de produção, a empresa tem dados suficientes para estimar as necessidades de mão-de-obra, despesas de fábricas e operacionais. Sendo apuradas todas essas estimativas, pode-se preparar a demonstração do resultado e o orçamento de caixa projetado.

Diante do exposto sobre a relevância do planejamento financeiro para as organizações e considerando que você está participando de um processo seletivo para assumir um cargo de Analista de Planejamento Financeiro na Empresa Final Ltda, na qual o Conselho de Administração da companhia quer saber se você preenche os requisitos para um cargo tão importante.

Baseado nesta preocupação e buscando uma forma de avaliar o seu desempenho e capacitação, os diretores da Final Ltda solicitam que você elabore a projeção do caixa, do demonstrativo do resultado do exercício e do balanço patrimonial para o período de 2012, com base nas informações que serão disponibilizadas.

Vide as Informações Disponibilizadas pela Empresa Final Ltda:

As vendas foram em:

Julho = 1.800;

Agosto = 1.600.

A empresa fez a previsão das vendas para os próximos quatro meses:

Setembro = 1.000;

Outubro = 1.200;

Novembro = 800

Dezembro= 850.

Os recebimentos das vendas ocorrem da seguinte forma:

À vista = 30%; em 30 dias = 40%; e em 60 dias = 30%;

A empresa obtém em cada mês “outras receitas” que correspondem a 15% do valor das

vendas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com