TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso _ Planejamento Financeiro

Exames: Estudo De Caso _ Planejamento Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  2.559 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DE CASO: “A atuação da FICO – Fundação Instituto de Consultoria da FABA- Faculdade Brasileira de Administração”, apresenta a problemática central que representa a falta de rumo administrativo, ou seja a ausência de foco na atividade exercida. Diante desta situação, o proposto para resolução do problema configura-se:

1. Produto da Consultoria:

Sabe-se que o produto da consultoria deve representar o elo entre a consultoria e a empresa-cliente, portanto, é possível estabelecer, diante da realidade apresentada no estudo de caso, a especialidade da FICO na área de Planejamento Estratégico e Pesquisa de Mercado, visto que ambas se completam na intenção de fornecer as informações para manutenção de vida da organização e agregam na formação e desenvolvimento dos estudantes/consultores administradores.

é possível estabelecer diante da realidade apresentada a especialidade em planejamento estratégico e pesquisa de mercado, pois ambas se completam na intenção de fornecer as informações para manutenção de vida da organização. Nesse sentido agregam diversos fatores, importantes para visualização dos estudantes administradores.

2. Definição da estrutura da equipe técnica, incluindo o serviço de apoio:

Professores: serão os grandes conhecedores de metodologias e técnicas, deverão ser fortemente os direcionadores de soluções para resultados efetivos.

Alunos da pós-graduação: equipe formada por profissionais de competência que tenha um vasto conhecimento para realizar o serviço;

Alunos da graduação: equipe dará apoio à consultoria gerencial e estratégica.

Serviço de apoio: será o apoio de consultoria especializada e estabilidade no mercado atuação do segmento da FICO.

Como o estilo de atuação da consultoria é um aspecto pessoal e dependente da maturidade do consultor, cabe aos orientadores, no caso os professores,

atuarem constantemente no monitoramento efetivo das atividades dos mesmos, nas suas respectivas áreas de atuação. Esse monitoramento pode ser realizado através da definição da amplitude do trabalho que por sua vez dependerá dos conhecimentos do consultor estudante e do trabalho a ser realizado. Diante do exposto, é possível estabelecer critérios como o de localização e duração da consultoria.

3. Definição do estilo ideal do mercado e de interação com as empresas-clientes:

O estilo ideal de mercado é aquele que apresenta forte oportunidade no segmento da consultoria empresarial. A escolha desse estilo vai variar de acordo com realidade pessoal e profissional do consultor.

O serviço de interação da FICO é feito através de palestras e conferências relacionadas aos produtos da consultoria; através de publicações por meio de artigos, jornais e revistas; por participação em associações diversas; e também em aulas de faculdades.

4. Interligação da Consultoria da FICO com os serviços de treinamento nas empresas.

A integração da FICO com as empresas-clientes são realizados através dos serviços onde o consultor inicia um processo interativo em que o agente de mudanças externo à empresa, assume a responsabilidade de auxiliar os executivo e profissionais nas tomas de decisões, não tendo, portanto, o controle direto nas decisões.

A interação também é dada através de treinamento. Esse método é sustentado por metodologias e técnicas que bem estruturadas melhorando o desempenho da empresa-cliente e consolidando novas capacitações e habilidades necessárias para o processo de inovação da empresa.

5. Fazer um plano de carreira para atuar como consultor:

1. Inicialmente trabalhando na FICO;

* Adquirir conhecimentos e experiência na FICO para, posteriormente, abrir minha empresa

de consultoria;

* Buscar me especializar em uma determinada área, já que a FICO perdeu o foco quando quis assumir a consultoria de diversas áreas;

2. Depois em uma empresa multinacional de consultoria;

* Analisar quais as consultorias que apresentam maiores demanda;

* Verificar qual a área que apresento maior interesse;

* Buscar novos aprendizados;

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com