TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Anhanguera - HOTEL BOA VIDA

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS:

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

DIREITO E LEGISLAÇÃO

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Tutor presencial: Bartholomeo O. Barcelos

PORTO ALEGRE, RS.

2015

1. INTRODUÇÃO:

Neste trabalho vamos elaborar propostas à adoção de tecnologias de gestão para a melhoria Hotel Boa Vida. Vamos planejar os passos do presente e futuro do Hotel Boa Vida. Com o objetivo de compreender o cenário em que se encontra. Vamos realizar um diagnóstico do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida, apresentando suas forças e fraquezas.

2. DESENVOLVIMENTO

2. 1. Caracterização da empresa:

O Hotel Boa Vida, fica localizado na região do litoral nordeste brasileiro, o qual é denominado como o maior da região. Ele consiste em atendimento para a família e ainda possui uma infraestrutura para eventos empresariais.

Há alguns meses o hotel não está obtendo sucesso em seus serviços prestados. Então devido a essa situação, foi selecionado José Antonio da Silva, para atuar como gerente e propor novas soluções a empresa.

2.2 Conceitos

Gestão: A palavra gestão vem do latim gestione – ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materialização na visão.

Consultoria: é uma prestação de serviços profissionais na qual, em geral, existem etapas claras de ação, são elas: investigação ou levantamento de informações, a identificação ou constatação de causas, o estudo de alternativas viáveis, a proposição de soluçõese em alguns casos, o acompanhamento e assessoramento na implementação das medidas recomendada para solucionar os problemas existente na organização.

Tecnologias de Gestão: São processos utilizados para a otimização e organização dos trabalhos exercidos em empresas. Esses métodos são introduzidos após analise sobre o tipo de negocio e resultado desejado.

Uma das ferramentas mais utilizadas pra realizar essa analise é a Análise Swot – o termo SWOT é uma sigla das palavras em inglês: Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A Análise SWOT é um sistema simples que tem por objetivo verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

A análise se divide em Ambiente Interno, composto pelos itens Forças e Fraquezas; e ambiente Externo, relacionado às Oportunidades e Ameaças.

Com essa divisão, é possível estabelecer aquilo que é de responsabilidade da empresa, e o que é uma antecipação do futuro, o que se pode planejar a partir de possibilidades positivas ou negativas do macroambiente econômico. Depois de fazer o levantamento de dados, as informações são cruzadas para encontrar alternativas para a operação em fase de planejamento. Combinando fatores externos e internos, a empresa poderá saber como suas forças podem servir como impulso para aproveitar as oportunidades já existentes no mercado, ou, como se reposicionar em relação às fraquezas para evitar sofrer as consequências das ameaças encontradas.

Após realizar essa profunda analise precisaremos analisar o capital intelectual dos funcionários do hotel, porém, antes de prosseguir precisamos esclarecer e fixar o que significa Capital Intelectual. Segue conceito:

O capital humano é constituído das pessoas que fazem parte de uma organização, podemos considerar o capital humano em capital intelectual, o valor de mercado das organizações não depende mais apenas do seu valor patrimonial físico, mas principalmente do seu capital intelectual. As empresas estão investindo no capital intelectual para aumentarem a sua vantagem competitiva, criatividade e inovação através de idéias, sendo que as idéias provém do conhecimento e o conhecimento está na cabeça das pessoas. A maioria das empresas estão se transformando em organizações do conhecimento, onde a aprendizagem organizacional é desenvolvida através de processos inteligentes de gestão, tornando o capital intelectual um conceito fundamental para as organizações que miram o futuro.

3. DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

Na tabela abaixo iremos apresentar as forças e fraquezas que existem no Hotel Boa Vida:

FORÇAS FRAQUEZAS

O maior Hotel da Região Espaço para convenções não tem sido reservado

Capacidade de Hospedagem 450 pessoas Serviço sem qualidade

Infraestrutura para lazer e esportes Não atende ao código do consumidor

Complexo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com