TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Prfissional Hotel Boa Vida

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO CASTRO/PR

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CRISTIANO MOREIRA DO NASCIMENTO RA:9904007973.

DESAFIO PROFISSIONAL

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, DIREITO E

LEGISLAÇÃO E TECNOLOGIAS DE GESTÃO

TUTOR EAD: CARMEM RÉGIS

CASTRO/PR

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 3

2. FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO HOTEL BOA VIDA ………….........................................................................................................4

3. Tecnologias de Gestão Organizacional…........................................................... 7

4. METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROCESSO BENCHMARKING ……………............................................................................................................. 9

5. PROJETO AVANÇO ………………………………………………………………….10
6. CONCLUSÃO…………………………………………………………………………..12

REFERÊNCIAS.......................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO


           Hotel Boa Vida fica localizado na Barra de Santo Antônio, que foi colonizada por holandeses, por volta de 1853. O município situa-se ás margens do Rio Iapó,  é dividido em uma parte que oferece um pouco de infraestrutura urbana, e a outra parte mais natural. No lado selvagem do município é possível conhecer o cânion Guartela, com seu pelo perau e rios com piscinas naturais, seus bares rústicos e suas comidas típicas. O município também se divide na simplicidade das casas dos nativos e a grandeza de monumentos históricos coloniais, sendo referência até hoje da arquitetura holandesa.
          O hotel vem enfrentado dificuldade em seu ambiente interno e com isso o número de hospedes vem reduzindo de forma agravante. A estrutura pra lazer e negócios que o hotel oferece não está mais sendo um diferencial. A imagem ruim do hotel vem sendo vinculada na mídia através dos hospedes por uma pesquisa que demonstrou má qualidade dos serviços oferecidos e também não atendendo as normas do código de defesa do consumidor.
Para serem aplicadas novas tecnologias de gestão foi contratado um gerente geral, José Antônio da Silva, com a finalidade para resolver os problemas do Hotel Boa Vida. Aplicando seus conhecimentos Jose Antônio identificou uma insatisfação, falta de comunicação e relacionamento entre a equipe e seus líderes.
Jose Antônio usou o analise SWOT para identificar os problemas e possíveis causas e como solução utilizou as ferramentas de Tecnologia de Gestão.


  1. FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO HOTEL BOA VIDA.

José Antônio antes de tomar uma ação para levantar um diagnóstico das informações que necessita, usará uma ferramenta muito simples e que facilita a visualização destas informações é Análise SWOT.

O método que apresenta forças e fraquezas (ambiente interno), assim como oportunidades e ameaças (ambiente externo) é chamado de SWOT. S de Strenghts (Forças), W de Weaknesses ( Fraquezas), O de Opportunities ( Oportunidades) e T de Treats ( Ameaças).

Foram levantadas as seguintes informações e a maneira para resolve-las.

Forças (Strenghts)

Fraquezas (Weaknesses)

População acolhedora

Escassez de mão-de-obra qualificada

Infraestrutura do hotel

Investimentos melhoria da hospedagem

Clima favorável

Forte sazonalidade

Colaboradores assíduos

Problema de comunicação

Opportunities (Oportunidades)

Ameaças (Threats)

Turismo de negócios

Colaboradores desmotivados

Realização de eventos

Falta de oportunidades de aprendizagem e conhecimento na empresa

Segmento de turismo em crescimento

Comprometimento da Imagem do hotel na mídia

Administrador graduado

Falta tecnologias de gestão

Forças:

  • População acolhedora: A população é acolhedora e adoram turistas, estão sempre presentes nas audiências publicam voltadas na Secretaria do Turismo e comercio do município, doando seu tempo para somar juntamente em melhorias para os empresários.
  • Infraestrutura do hotel: Hotel Boa Vida é o maior da região e conta com uma capacidade de hospedagem de 450 pessoas, com infraestrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Também conta com uma infraestrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas.

Clima favorável: Pela localização do hotel no sul do estado do Paraná, com índices pluviométricos mais baixos e temperaturas com médias que variam entre 23 e 30 graus.

Colaboradores assíduos: Todos os colaboradores são pontuais e estão em dia em sua jornada de trabalho.

Fraquezas:

  • Escassez de mão-de-obra qualificada: Poucas oportunidades de incentivo a educação até mesmo pelas condições da renda da população e falta de unidades de ensino profissional.
  • Investimentos melhoria da hospedagem: atendendo o código de defesa do consumidor, onde hóspedes esperam contar com apartamentos e ambientes confortáveis, com equipamentos e serviços tecnológicos atuais, e canais de comunicação on-line com o hotel e outros serviços locais. O estabelecimento deve contar com instalações adequadas para permitir acessibilidade a pessoas com deficiências físicas.
  • Outras demandas: O uso de produtos sustentáveis e ambientalmente corretos é preferido pelos clientes. Serviços de estética, beleza e saúde agregam valor ao negócio, bem como a existência de um ponto de venda de produtos associados ao turismo.
  • Forte sazonalidade: Período que varia em certas épocas do ano de março a junho meados de outono e inverno, a geada não atrai os turistas.

Oportunidades:

Turismo de negócios: utilizando o centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas formando parcerias com empresas. beneficiando da localização e belíssima paisagem turística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com