TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................05

II. ANÁLISE DOS ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS (PASSO 1)...........06

III. SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS ENCONTRADOS (PASSO 2)..........................07

IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................13

V. CONCLUSÃO.....................................................................................................................13

VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................................14

I. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado refere-se à atividade prática supervisionada das disciplinas de Comportamento Organizacional e Empreendedorismo, com o intuito de desenvolver as habilidades de reconhecer e definir problemas, de expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais, presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, assim como se expressando de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e empreendedores. Favorecendo assim, o pensamento estratégico e o conhecimento em diferentes graus de complexidade do processo da tomada de decisão e de organização.

Administrar um restaurante requer muito mais do que as funções básicas de gerência. As ameaças aos estabelecimentos, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem outras habilidades.

Além das habilidades mencionadas acima, o administrador deve possuir outras características, tais como, ser criativo, ser empreendedor, saber tomar decisões, ser determinado, ser revolucionário, ser inovador, ouvir a necessidade dos clientes, obedecer às regras relativas à legislação trabalhista, oferecer atendimento personalizado e cuidar bem dos clientes internos e externos.

Administrar um restaurante é um investimento que precisa ser muito bem planejado. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, de cada 100 (cem) estabelecimentos montados em São Paulo, 35 (trinta e cinco) fecham as portas em um ano e apenas três sobrevivem mais de 10 (dez) anos.

O objetivo deste trabalho é identificar problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, e propor soluções para que Irena Partala desenvolva uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos clientes e dos colaboradores que estão diretamente envolvidos com o negócio, e transforme seu restaurante no melhor restaurante do Vale da Felicidade.

II. PASSO 1

Analisando os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak:

FORÇAS

(Ambiente Interno) FRAQUEZAS

(Ambiente Interno)

Excelente localização

Tradição em comidas típicas

Proprietária do estabelecimento (não paga aluguel) Arquitetura do ambiente

Cardápio restritivo, escrito à mão e em língua polonesa

Móveis antigos

Decoração do ambiente pouco atrativa

Número reduzido de colaboradores

Colaboradores sem a qualificação técnica adequada

Ausência de um administrador

Contabilidade deficiente

Ausência de planejamento estratégico

Dificuldades de organização

Formas de pagamento limitadas

OPORTUNIDADES

(Ambiente Externo) AMEAÇAS

(Ambiente Externo)

Aumento de turistas na região

Divulgação do restaurante na Estação Felicidade Ausência de publicidade e marketing

Os restaurantes concorrentes oferecem um cardápio variado

Identificados os dados importantes que caracterizam o ambiente interno (fraquezas) e o externo (ameaças), passaremos para o PASSO 2 com a finalidade de solucionar os problemas encontrados.

III. PASSO 2

Detectando as possíveis soluções para os problemas encontrados no restaurante Smak:

DIAGNÓSTICO - RESTAURANTE SMAK

Problemas identificados Propostas de solução

Arquitetura do ambiente Estabelecer uma estratégia de comunicação visual é um passo importantíssimo na obtenção de resultados positivos em busca dos clientes. Para isso, deverá ser desenvolvido um letreiro personalizado e criativo, escrito em língua portuguesa, apresentando, inclusive, o preço da refeição, proporcionando aos clientes maior transparência e expectativa do restaurante.

Outro ponto que deve ser observado é a possibilidade de reformar o restaurante utilizando técnicas que permitam uma construção mais econômica, menos poluente e que impacte de forma menos agressiva ao meio ambiente, evitando assim, danos à fauna, flora, ecossistema local e ao meio ambiente, tendo em vista que a atividade turística é uma das formas que sustentam a economia o município.

Cardápio restritivo, escrito à mão e em língua polonesa

Mudar o tipo de restaurante para Self service. A ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) esclarece que restaurantes deste tipo estão em pleno destaque e se revelam muito mais que uma tendência passageira.

Esclarece ainda que, este tipo de empreendimento encontra crescimento fácil nos centros comerciais. Quando se busca esse tipo de restaurante não se está à procura de comidas TÍPICAS e requintadas. O que se busca é: Comida de qualidade e quantidade suficiente para atender a demanda dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com