TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Proc Gerenciais e Matemática

Por:   •  24/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11


[pic 1][pic 2]

Universidade Anhanguera

Centro de Educação a Distância

Leonardo B. de Araújo        RA nº 2801859486        Tecnologia em Gestão Financeira

Fabricio F. Nascimento        RA nº 1900216789        Tecnologia em Gestão Financeira

Rogério F. de França         RA nº 1912209320        Tecnologia em Gestão Financeira

Edvaldo G. da Silva        RA nº 281846183        Tecnologia em Recursos Humanos

Wellington G. da Silva........RA nº 4812494740        Tecnologia em Logística

Desafio Profissional

HOTERDAN – HIPERMERCADO

Projeto de Modelagem de Estrutura e Desenvolvimento para Gerentes e Equipes

Disciplinas:

Processos Gerenciais

Matemática

 

Recife, setembro de 2015

INTRODUÇÃO


A conceituada empresa Hoterdan Hipermercados busca atingir melhores níveis de desempenho, melhorando sua situação atual que vem em um declínio, toma a iniciativa de contratar um diretor administrativo, para que esse faça mudanças necessárias para reação da empresa.

Onde é elaborada uma estrutura organizacional da empresa, também o planejamento estratégico e tático voltado para liderança e trabalho em equipe, capacitação, desenvolvimento e motivação para o grupo operacional.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos e, para que eles sejam alcançados, é necessário um planejamento. As atividades da empresa devem seguir o planejamento estabelecido.

  1. Estrutura Funcional

Estrutura funcional – essa estrutura coloca os funcionários que desempenham funções ou processos de trabalho semelhantes ou ainda que aplicam conhecimento e habilidades similares. Muito utilizada, geralmente faz com que funções como marketing, finanças, materiais, RH, atendam a um supervisor que cuida diretamente de cada área específica.

Algumas das desvantagens apontadas são a resposta lenta a mudanças ambientais que demandam coordenação entre os departamentos, a acumulação de decisões no topo – o que sobrecarrega a hierarquia -, pode levar a coordenação horizontal deficiente entre os departamentos, a inovação é menor e pode haver visão restrita das metas organizacionais.

  1. Estrutura por Produto/Mercado (divisional)

Estrutura divisional - Daft (2006) emprega esse nome para a estrutura que outros autores chamam de estruturas de produto ou unidades empresariais estratégicas. “As divisões podem ser organizadas de acordo com cada produto, serviço, grupo de produtos, projetos ou programas principais, divisões, negócios ou centros de lucro” (DAFT, 2006, p. 90).

O arranjo está baseado nos produtos da organização. A estrutura funcional pode ser reprojetada para grupos de produtos separados e cada grupo contém os departamentos para cada produto maximizando a coordenação entre os departamentos funcionais dentro de cada grupo. Outra vantagem é a flexibilidade e mudança adquiridas pelo tamanho menor, assim como a tomada de decisão descentralizada pelas linhas de autoridade convergir para um nível mais baixo na hierarquia.

Mas a estrutura divisional também apresenta desvantagens. Entre elas podem-se citar as perdas de economia de escala que pode prejudicar áreas como pesquisa e exigir mais instalações físicas, a difícil coordenação entre as linhas de produtos levando a projetos repetidos e incompatíveis, falta de especialidade técnica, dificuldade de integração e padronização entre as linhas de produtos. Estrutura por produto/mercado, conhecida também como divisional, é quando as divisões de uma empresa são reunidas por pessoas envolvidas com um determinado tipo de produto ou mercados.

  1. Estrutura Matricial

Estrutura matricial – Para Daft (2006) muitas vezes uma organização precisa ser multidirecionada no sentido de dar ênfase a dois aspectos ao mesmo tempo e uma das estruturas já descritas não irá funcionar. A estrutura matricial pode ser utilizada “quando tanto a experiência técnica como a inovação de produto e a mudança for importante para alcançar as metas organizacionais” (DAFT, 2006, p. 93). A matriz é uma forma importante de ligação horizontal e sua característica importante é que ambas as divisões, por exemplo, funcional e de produto, são implantadas simultaneamente e seus gerentes possuem autoridade igual e funcionários se reportam a ambos. Há três condições para sua implantação:

  1. Existência de pressão para compartilhar recursos escassos entre as linhas de produtos como pessoas e equipamentos.
  2. Existência de pressão ambiental em favor de dois produtos críticos, significando ser necessário um equilíbrio de forças entre os dois lados e é necessária uma estrutura de autoridade dual.
  3. Existência de ambiente complexo e incerto com forte interdependência entre os departamentos que exige coordenação e processamento de informações tanto horizontal quanto vertical.

Avaliando essas condições, percebe-se a importância de as linhas horizontal e vertical merecerem igual reconhecimento, sendo esse o problema de muitas organizações que tentam implantar a estrutura matricial por que muitas vezes um lado da estrutura de autoridade domina. Isso criou duas variedades de estrutura matricial – a matriz funcional e a matriz de produto. A matriz funcional tem os chefes funcionais com autoridade e os gerentes de projeto ou produto coordenando suas atividades. A matriz de produto a autoridade principal é dos gerentes de projeto ou produto e os gerentes funcionais designam pessoal técnico e fornecem especialização consultiva. Apresenta como vantagem o atendimento a demandas duais de clientes no ambiente, a alocação flexível de recursos, adaptabilidade às mudanças nas exigências externas, possibilidade de funcionários obterem habilidades gerenciais funcionais ou gerais, melhor em organizações de porte médio com múltiplos produtos. Algumas de suas desvantagens são confusão e frustração pela autoridade dual, necessidade de habilidades interpessoais e treinamento extensivo, consumo de tempo para reuniões, só dará certo se houver compartilhamento de informação e poder e exige esforço para manter o equilíbrio do poder. Na estrutura matricial cada empregado é subordinado ao mesmo tempo a um gerente funcional ou de divisão e a um gerente de projeto ou de grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (103.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com