TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Processos Administrativos

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As ações de planejar, organizar, dirigir e controlar são os princípios que norteiam o processo de administrar, o qual abrange também o estudo de outras diversas áreas com funções bem diversificadas e específicas como, por exemplo, a subárea de Comportamento Organizacional e, de início, a análise da arte de Empreender.

As organizações são as pessoas que nelas operam por isso o estudo da ciência do Comportamento Organizacional é fundamental para avaliar o comportamento, as atitudes e o desempenho dos colaboradores dentro da empresa podendo, a partir daí, descobrir, avaliar e mensurar quais são os problemas existentes e como estes podem ser resolvidos.

Atualmente vivemos na era do conhecimento e da informação, onde fica cada vez mais claro que o maior patrimônio das organizações é o próprio homem, evidenciando que se investir em capital intelectual é uma das melhores maneiras de se obter sucesso, pois é através do conhecimento que se consegue chegar aos objetivos de modo mais rápido, eficiente e eficaz.

Este trabalho desenvolveu-se no Hotel Boa Vida, localizado em um município de 60 mil habitantes no litoral do nordeste brasileiro. Atualmente é o maior hotel da região, conta com uma capacidade de hospedagem de 450 pessoas, com infra estrutura de lazer e esporte que se diferencia dos concorrentes.

O objetivo principal deste trabalho foi propor ações de tecnologias de gestão para a melhoria organizacional do Hotel Boa Vida, solucionando o péssimo clima interno, além de se obter mais sucesso e melhora na imagem pública da empresa, fazendo-se possível que sr. José Antônio –gerente geral do hotel- chegue a seu principal objetivo: sua ascensão profissional e tornar o Hotel Boa Vida o melhor da região.

Os principais problemas que levaram a realização deste trabalho foram que o hotel não vem obtendo sucesso, e seu número de clientes vem se reduzindo constantemente, além disso, está atualmente com um péssimo clima organizacional, com colaboradores desmotivados, comunicação interna ruim, e prestação de serviços de má qualidade, o que faz com que os lucros recebidos não sejam os esperados.

Deste modo, para atingir o objetivo proposto foi realizada uma análise detalhada do ambiente interno e externo do restaurante (Análise Swot), descrevendo todos os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças que a organização possuí. A partir disso foram propostas algumas Tecnologias de Gestão para reverter o quadro negativo do hotel, propondo estratégias e um novo projeto para que seja possível sanar as dificuldades existentes e chegar ao objetivo principal do hotel.

I. ANÁLISE SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta da área de Marketing utilizada desde meados da década de 1960, a qual possibilita a obtenção de informações e conhecimentos sobre o ambiente interno e externo da empresa, analisando a fundo quais são seus pontos fortes e fracos, e quais oportunidades e ameaças que circundam a organização, podendo assim identificar e mensurar quais são os limites da empresa.

Abaixo foi realizada a Análise SWOT do Hotel Boa Vida, para identificar e compreender qual é o atual ambiente de mercado que o negócio está atuando, e poder agir de forma a corrigir os pontos fracos e evitar que ameaças atrapalhem o andamento dos objetivos do hotel.

Tabela 1. Análise SWOT

Forças Fraquezas

Excelente localização

(litoral do nordeste brasileiro é uma famosa região turística) Avaliação negativa dos clientes

(sobre a qualidade do serviço prestado e sobre não atender as exigências do Código do Consumidor)

Maior hotel da região Alto índice de insatisfação por parte dos colaboradores

(desmotivação e falta de reconhecimento)

Ótima infra estrutura

(boa capacidade de hospedagem e bom complexo de lazer) Falhas na comunicação interna

Centro de Convenções

(além de atrair negócios, é um diferencial perante concorrentes) Relacionamento difícil e fraco entre os líderes e as equipes.

Oportunidades Ameaças

Potencial de crescimento

(maior hotel da região) Entrada de novos competidores

(cidade é turística e não há tantos concorrentes)

Receio do público

(imagem comprometida, falta de novos clientes)

Fonte: Própria

II. TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Após a realização da análise SWOT e da verificação dos pontos fortes e fracos (ambiente interno) e das oportunidades e ameaças (ambiente externo) do Hotel Boa Vida, é necessário que se estabeleçam metas e ferramentas de como solucionar - ou ao menos minimizar – as questões negativas e alavancar as positivas.

Para isso foram listadas algumas Tecnologias de Gestão Organizacional que foram sugeridas para reverter o quadro negativo da organização.

Tabela 2. Tecnologias de Gestão

Tecnologia de Gestão Benefícios

Benchmarking

É o melhoramento continuo de uma função ou prática, fornece uma melhor compreensão das necessidades do cliente e

estabelece objetivos viáveis e realistas para a implementação de melhorias.

Empowerment “Descentralização de Poderes”.

Sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

Reengenharia É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com