TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Detalhamento Edro Demo

Por:   •  31/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

importantíssimo para que uma sociedade se desenvolva. Demonstra que quanto a formas o termo pode ser aplicado à ação humana, ou seja, há o toque humano na quantidade ou na realidade. Só pode ser intenso aquilo que tem a marca do homem. Qualidade está relacionada à intensidade, o ser, e tem a marca humana propiciando o construir e o participar. A quantidade está relacionada à extensão e ao ter.

Pedro Demo aborda o conceito de “desenvolvimento humano” indicando que isso é possível por meio da oportunidade. A qualidade está relacionada ao desenvolvimento humano, através da oportunidade, movidos pela participação e produção.

Distingue entre qualidade formal e política. Conceitua a qualidade formal como a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas técnicas, etc. são o expediente primordial da inovação. A qualidade política diz respeito a competência do indivíduo em termos de fazer história. A participação é essencial, essa qualidade aponta para fins, valores e conteúdos. A qualidade formal é essencialmente necessária, pois dela depende a inovação, e está apoiada pelos avanços sistemáticos do conhecimento. Na qualidade formal percebe-se o descobrir, na qualidade política se descobre a arte de fazer. A primeira se mostra através dos meios e das técnicas, a segunda, pelos fins e pela ética.

Se se deseja averiguar o que é qualidade, deve-se entender que a qualidade provém da Educação. Ela é um instrumento na construção do conhecimento, impacta de forma direta na cidadania e na competitividade, como expediente formativo, formando sujeito histórico, crítico e criativo. O termo educação & qualidade está intrinsicamente ligado. Não se pode chegar a qualidade sem educação, como também não pode ser educação aquela que não objetiva formar o sujeito crítico, histórico e criativo.

É evidente que educação une com maior facilidade teoria e prática. A educação está ligada ao conhecimento, o primeiro indica o humanismo, a cultura, a cidadania na perspectiva da qualidade política, o segundo está ligado ao inovar, a serviço da humanidade, dentro da perspectiva da qualidade formal. A educação & conhecimento é a estratégia primordial do desenvolvimento humano.

Por conseguinte Inseridos no aprimoramento formal e político está a qualidade total, qualidade que é tão difundida e exigida pelas empresas para que haja um gerenciamento mais planejado e organizado de suas funções, que vise produzir qualidade a qual reflita no mercado com uma boa aceitação. Esse processo inclui melhoria da organização produtiva, tratamento alternativo dos clientes e satisfação total.

Seguindo essa lógica, o autor critica a precariedade salarial dos professores. Como pode existir uma qualidade total na educação se os professores são maus remunerados, se as organizações pagam mal, servem mal e formam mal? Afirma que isso é um abuso do termo. Qualidade total não se posiciona apenas no âmbito de criação de táticas de planejamento, relações públicas e organização. Antes, deve supor que haja competência humana, com boa remuneração, estruturas adequadas e valorização do ser humano e do profissional. Dessa forma, qualidade total é um processo de construção e participação. É questão de competência humana.

Diante da sociedade temos dois desafios: o construtivo e participativo. O construtivo é movido pela capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com