TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico do Balanço Social

Por:   •  7/5/2015  •  Artigo  •  3.746 Palavras (15 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................7
  2. HISTÓRIA DO BALANÇO SOCIAL................................................................9
  1. História do Balanço Social no Brasil...........................................................9
  1. DISCUSSÕES E DOUTRINAS SOBRE O BALANÇO SOCIAL ...................10
  1. Legislação acerca do Balanço Social no Brasil ........................................11
  2. Beneficiários do Balanço Social ...............................................................12
  3. Empresas que Praticam a Realização do Balanço Social no Brasil .........13
  4. Proposta da Comissão de Valores Mobiliários – CVM .............................14
  5.  Demonstração do Valor Adicionado – DVA .............................................15

3.5.1 Objetivo.................................................................................................15

3.5.2 Indicadores ..........................................................................................16

  1.  CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................18

 REFERÊNCIAS...................................................................................................19

        

  1. INTRODUÇÃO

O balanço social compreende um conjunto de informações qualificadas, que permite as empresas ter a possibilidade de acompanhar de maneira clara e objetiva o desenvolvimento de suas ações no campo dos recursos humanos, medindo seu desempenho na elaboração de seus programas sociais. Através do balanço social as empresa podem mostrar suas potencialidades, e sua influência na economia local, regional e nacional.

Vivenciamos uma época em que a globalização atinge uma troca de informações nunca antes visto, onde o conhecimento está muito mais disponível para as empresas e principalmente para os usuários, ou seja, fazer um produto de qualidade já não é mais um diferencial, com isso as empresas devem encarar e preocupar-se com a sua questão socioeconômica financeira, e é através do balanço social que podem demonstrar suas potencialidades de empregar, de expandir e no que podem influenciar positivamente a sociedade que está inserida.

A função principal do Balanço Social da empresa é tornar pública a responsabilidade social da entidade. Essa visão faz parte de um processo que busca a transparência junto ao público em geral do que a empresa está fazendo, interna e externamente, na área social, econômica e ambiental.

Segundo Tinoco (2006, p. 134), no Brasil a preocupação dos empresários em contribuir para o bem-estar da sociedade é insignificativo, mas, podemos observar vagarosamente que as empresas estão abraçando a ideia no sentido de colaborar com responsabilidades em relação a seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e à comunidade. Nesse contexto o balanço surge com um instrumento importante de planejamento e marketing, uma vez que divulga a imagem da empresa sobre sua atitude ética diante das questões sociais, ou seja, para uma demonstração pública de suas ações.

Ao fim da pesquisa, pode se observar que as empresas brasileiras põem diversos fatores para explicar a não utilização do balanço social, argumentando desconhecer o assunto sobre balanço, inadequação dos sistemas internos e os custos para elas enquanto empresas se adequarem ao sistema.

Dentro deste contexto este artigo foi realizado através do método indutivo, por meio de pesquisas exploratórias, onde foram realizadas pesquisas bibliográficas especializadas.

 Este artigo irá destacar a necessidade das empresas brasileiras publicarem seu balanço social, mostrar seus pontos positivos e onde ele pode contribuir para a melhoria da sociedade brasileira. Mostrar também que com a publicação do balanço social todos irão sair ganhando, tanto as empresas quanto os usuários em geral.

O artigo está estruturado da seguinte forma: Primeiramente foi feito um breve histórico do balanço social de maneira geral, discussões acerca do tema e sua inserção no Brasil. Logo em seguida tratou-se da legislação brasileira sobre o balanço social, os beneficiários e as empresas que praticam sua publicação no Brasil. O artigo tratou ainda das propostas dos órgãos que apoiam e incentivam a publicação do balanço em nosso país, com os benefícios atingidos com sua publicação. Por fim as considerações finais, com os resultados alcançados.

  1. HISTÓRIA DO BALANÇO SOCIAL

 Segundo Tinoco (2010, p. 11) o Instituto Brasileiro de Análises Social e Econômico – IBASE, nos anos 60, nos Estados Unidos e na Europa, o repúdio da população à guerra do Vietnã deu início a uma grande manifestação popular que exigia uma nova postura na aquisição de produtos por parte das empresas, necessitando que as mesmas prestassem contas de suas ações e mostrassem seus objetivos sociais.

Tinoco (2010, p. 12), afirma que, a companhia alemã Steag foi à primeira empresa a produzir uma espécie de relatório constando suas atividades sociais, isso no ano de 1971. Mas, de fato foi na França em 1972 que a Empresa Singer deu início e divulgou o primeiro balanço social da história, sendo que em diversas vezes foram feitas pesquisas e experiências chegando a um consenso da necessidade de uma avaliação sistemática por parte das empresas no âmbito social.

Nos Estados Unidos em 1977, foi aprovada uma lei que tornava obrigatória a realização de balanços sociais periódicos para todas as empresas com mais de 700 funcionários, o que depois passou para as empresas que obtinha 300 funcionários.

O Balanço Social voltou à pauta das discursões na imprensa, empresas, universidades e organizações do terceiro setor, sendo atualmente obrigatória sua publicação por lei na França, e em países como Estados Unidos, Bélgica e Alemanha.

2.1 História do Balanço Social no Brasil

Segundo Tinoco (2006, p. 134), em 1961 através da Uniapac, foi constituída com sede em São Paulo, a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), iniciando assim, no país, uma pregação sobre a responsabilidade dos dirigentes das empresas nas questões sociais.

A partir de 1977, a ADCE já com uma atuação de âmbito nacional, organizou o 2° encontro nacional de dirigentes de empresas, tendo como tema central o balanço social da empresa. A ADCE passa a organizar seus congressos anuais e, em todos eles o tema “Balanço Social” foi o objeto principal da discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com