TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa braken

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.256 Palavras (18 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - NÚCLEO GESTÃO

CAMPUS AGRESTE

[pic 1]

JANAÍNA FERREIRA DA SILVA

ROSIANE VIANA DE AMORIM

Caruaru - PE,

2015


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO - NÚCLEO GESTÃO

CAMPUS AGRESTE

BRASKEM

                                                                     Trabalho de conclusão da cadeira contabilidade gerencial pelo o curso de Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Professora/ Kécia Galvão

                                         

                                JANAÍNA FERREIRA DA SILVA

                               ROSIANE VIANA DE AMORIM

                                                CARUARU

                                                                2015

                                    [pic 2]

BRASKEM

Introdução

Esse é o estudo é sobre empresa Braskem no qual  iremos analisar  o Balanço Patrimonial dos anos 2012,2013 e 2014 respectivamente abordando á Analise horizontal e vertical no ativo,passivo e demonstrações de resultado e dando continualidade com os indice de liquidez, no qual se encontra a liquidez geral,financeira,imediata e seca na sequencia iremos observar o seu endividamento e a sua rentabilidade.Com o intuito de avalia se vale apena investir em suas ações levando como fator  o crescimento,lucros e prejuízos da mesma.

História da Braskem        

A Braskem foi constituída no dia 16 de agosto de 2002 já como a maior petroquímica da América Latina, com unidades industriais e escritórios no Brasil, além de bases comerciais nos Estados Unidos e Argentina. A companhia foi formada pelafusão de seis empresas: Copene, OPP, Trikem, Nitrocarbono, Proppet e Polialden. Em 2006, a Braskem adquiriu a Politeno, a terceira maior produtora de polietileno no Brasil por 111 milhões de dólares, dando início à fase de consolidação petroquímica.No ano seguinte, a companhia juntou-se á Petrobras e à Ultrapar no que seria a maior incorporação da história do Brasil, quando as três companhias adquiriram o Grupo Ipiranga pelo valor de US$ 4 bilhões. Enquanto a Petrobras e a Ultrapar compartilharam as operações de distribuição de combustível, a Braskem assumiu a Ipiranga Petroquímica, operação petroquímica do Grupo Ipiranga.A empresa também incorporou em 2009 os ativos da Petroquímica Triunfo. Em 2010, a Braskem concluiu a negociação para a aquisição da Quattor, passo que consolidou o setor petroquímico no Brasil.

Na sequência, a empresa deu início ao seu processo de internacionalização. A Braskem adquiriu os ativos de polipropileno da Sunoco Chemicals, nos Estados Unidos, tornando-se uma das maiores produtoras de resinas naquele país. Em 2011a Braskem comprou os ativos de polipropileno da Dow Chemical, assumindo duas fábricas nos Estados Unidos e outras duas na Alemanha. Até o fim de 2015, a petroquímica brasileira, em conjunto com a empresa mexicana Idesa, irá inaugurar o projeto Etileno 21, o maior investimento, orçado em US$ 5,2 bilhões, já realizado por uma companhia brasileira no México. Trata-se de um complexo industrial integrado para a produção de polietileno a partir do etano.

Atualmente, a empresa possui 36 unidades industriais, das quais 29 plantas se localizam no Brasil, cinco nos Estados Unidos e duas na Alemanha. A produção global de resinas termoplásticas (PE, PP e PVC) foi de, aproximadamente, 230 milhões de toneladas. A Braskem respondeu por cerca de 3,5% da produção global de resinas e atendeu, em média, a 70% da demanda brasileira.

Instrumental intermediário de analise

As duas principais características de análise de uma empresa são a comparação dos valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins.Dessa maneira,pode - se afirma que o critério básico que norteia a analise de balanços é a comparação.

O montante de uma conta ou de um grupo patrimonial quando tratado isoladamente não retrata adequadamente a importância do valor apresentado e muito menos seu comportamento ao longo do tempo.Assim,a comparação dos valores entre si e com outros de diferentes períodos oferecerá um aspecto mais dinâmico e elucidativo á posição estática das demonstrações contábeis.Esse processo de comparação,indispensável ao conhecimento  da situação de uma empresa,é representado pela analise horizontal e pela analise vertical. Que serão identificados através da metodologia dos cálculos e interpretações dos resultados.

Analise Horizontal

A analise horizontal nos permite a visualização de cada conta das demonstrações financeiras sendo possível compara -lãs.Essa analise permiti acompanhar o desempenho  de todas as contas verificado as tendências de cada uma e formado conclusões sobre a evolução da empresa estuda no caso a Braskem,este tipo de analise permiti verificar em cada item analisado se houve variação percentual de um período para outro.

Segundo Assaf Neto(2010) analise horizontal é a comparação que se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas,em diferentes exercícios sociais.É basicamente um processo de analise temporal,desenvolvido por meio de números e índice.

Analise vertical

Analise Vertical,é também um processo comparativo,expresso em porcentagem,que se aplica ao se relacionar uma conta ou grupo de contas com um valor afim ou relacionável,identificado no mesmo demonstrativo.

De acordo com Matarazzo (2007) é mostrar a importância de cada conta em relação á demonstrações financeira a que pertence e,através da comparação copadrões dos ramos ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores,permitir inferir se há itens fora das proporções normais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (496.7 Kb)   docx (508.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com