TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas existentes e suas características, história, tributação e gerenciamento em geral

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.781 Palavras (16 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO............        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO ....................................................................................................19

4        REFERENCIAS ..................................................................................................20



  1. INTRODUÇÃO

Iremos falar nesse trabalho sobre as diversas empresas existentes e suas características, história, tributação e gerenciamento em geral. Neste trabalho vamos rever e compreender melhor a tributação de uma empresa do Lucro Real, suas particularidades, os livros e as demonstrações contábeis obrigatórias e proponho a criação de uma empresa: um escritório de contabilidade, com toda estrutura física e pessoal e as projeções que acredito serem necessárias para que atividade de desenvolva e possa crescer.

Depois de identificar com um ramo de atividade, irei produzir o texto abaixo com todas as informações necessárias para gerir essa empresa.

Por fim propor a criação de uma nova empresa, na qual irei demonstrar na pratica tudo que aprendemos na teoria.    


  1. DESENVOLVIMENTO

JUSTIFICATIVA

                         Nosso ramo de atividade escolhido foi o 4742-3 - Comercio Varejista de Materiais Elétricos.

        O objetivo de pesquisar essa atividade é se informar sobre um ramo de atividade que sempre esteve em expansão, com novas descobertas e desafios.

        Como todo ramo de atividade do Comercio Varejista, o papel do Contador é muito Importante nessas empresas no sentido de ajudar os empresários a gerenciar essa atividade, e foi justamente estudando a matéria de Contabilidade Gerencial que me despertou o interesse nesse ramo de atividade.

        Entre vários autores que despertaram meu interesse pela Contabilidade Gerencial eu destaco, Padoveze, (2000, p.27), ele define a Contabilidade Gerencial como sendo “o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos” .

HISTÓRICO

        A Eletricidade desde que foi descoberta pelo Filosofo Grego Tales de Mileto em meados do século XVI, sempre atraiu a curiosidade humana, vários foram os cientistas e suas descobertas e invenções na área de eletricidade, algumas contribuíram muito para a atual utilização da eletricidade nos dias de hoje, nomes como Benjamin Franklin, Luigi Aloisio Galvani, Humphry Davy, entre outros contribuíram com suas pesquisas para os primeiros passos para se chegar a Eletricidade dos dias de hoje.

        Em 1879, Thomas Edison desenvolveu seu próprio projeto de lâmpada incandescente. A primeira lâmpada elétrica comercialmente viável. Dando início ao nosso ramo de atividade. 

        Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, a empresa a ser criada terá a seguinte classificação: Seção: G, Divisão: 47 – Comercio Varejista, Grupo: 474 – Comercio Varejista de Material de Construção, Classe: 4742-3 – Comercio Varejista de Material Elétrico. Comercio especializado de material elétrico tais como; fios, cabos, condutores, chaves elétricas, etc.     

TRIBUTAÇÃO

        A empresa está sujeita ao lucro real. Esta é uma das opções de tributação permitidas no país, além do Lucro Presumido, Lucro Arbitrado Simples Nacional. 
Tributos Federais
                        Concernente aos tributos federais no Regime de Tributação pelo Lucro Real, existem os seguintes tributos:
• PIS (Programa de Seguridade Social) 
• COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social): tributado a 7,6%, 
• CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido)
• IRPJ (Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas) 
Tributos Estaduais
ICMS
• ICMS Próprio 
• ICMS Diferencial de Alíquota
• ICMS Substituição Tributária
Tributos Municipais
Quanto aos impostos municipais apenas o Alvará de Funcionamento

Contribuições Sociais
PIS, COFINS, INSS e o FGTS

LIVROS FISCAIS

• Livro Registro de Entradas modelo 1A 
• Livro Registro de Saídas Modelo 2A 
• Livro Registro de Apuração do ICMS 
• Livro Registro de Inventário
• Registro de Impressão de Documentos Fiscais 
• Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências
Sped Fiscal é informado por meio digital ao fisco até o décimo quinto dia útil. 

ENCARGOS TRABALHISTAS

INSS 
INSS empresa: Segundo a Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009.
INSS RAT

FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). 
Contribuição Sindical Patronal. 
Contribuição Sindical Empregados.

LIVRO COTÁBEIS

        Livro Diário e o Livro Razão.

        No Livro Diário, deve ser incluído o Balanço Patrimonial, A Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. 
Sped contábil é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital - ECD, Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com