TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica moral

Por:   •  18/11/2015  •  Tese  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

 PROJETO INTEGRADOR IV 

                                                        

CAMILA DE PAULA SILVA

VIVIANE H. T. C. DE FREITAS

                

Ciências Contábeis

Passos 2015

Histórico da Ética

A ética nasceu na Grécia, praticamente junto com a filosofia, embora seus preceitos fossem praticados entre outros povos desde os primórdios da humanidade, mesclados ao contexto mítico e religioso, tentando pautar regras de comportamento para permitir o convívio entre indivíduos agrupados no conjunto da sociedade. (http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2012/03/evolucao-conceitual-da-etica.html)

Nader (2001, p. 136, apud NALINI, 2008, p. 56) “Só sei o que nada sei”, onde o homem da ciência deve adotar postura de humildade diante do universo do saber.

Hadot (1998, p. 46-47) o ensinamento ético de Sócrates reside no conhecimento e na felicidade. Em primeiro lugar, a ética significa conhecimento, tendo-se em vista que, na medida em que se pratica o mal, se crê praticar algo que leve à felicidade, e normalmente, esse juízo é falseado por impressões e aparências puramente externas.

Conforme Bittar (2007, p. 174) a ética socrática é uma ética teológica, e sua contribuição consiste em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por fito a preparação do homem para conhecer-se, uma vez que o conhecimento é a base do agir ético; só erra quem desconhece, de modo que a ignorância é o maior dos males. Mas, conhecer não é fiar-se nas aparências e nos enganos e desenganos humanos, e sim se fiar no que há de verdadeiro e certo. Erradicar a ignorância, portanto, por meio da educação é tarefa do filósofo, que, na certeza desses princípios, abdica até mesmo de sua vida para re-afirmar sua lição e seu compromisso com a divindade.

Ética pode ser conceituada como o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.( http://www.ebah.com.br/content/ABAAAATMYAG/historia-etica)

Sócrates considerou o problema ético individual como o problema filosófico e a ética como sendo a disciplina em torno da qual deveriam girar todas as reflexões filosóficas. Para ele ninguém pratica voluntariamente o mal. Somente o ignorante não é virtuoso, ou seja, só age mal, quem desconhece o bem, pois todo homem quando fica sabendo o que é bem, reconhece-o racionalmente como tal e necessariamente passa a praticá-lo. Ao praticar o bem, o homem sente-se dono de si e consequentemente é feliz.

Conceito de Ética

Para Nalini (1999, p. 72 apud BITTAR, 2007, p. 19) pode-se dizer que é a filosofia, filosofia prática, que tem por conteúdo o agir humano; pois defini-la como ciência normativa seria por demais, restrito pela amplitude das discussões que abarca.

“Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. (VÁZQUEZ, 1995, p. 12 apud NALINI, 2008, p. 28).

A ética é uma disciplina normativa, não por criar normas, mas por descobri-las e elucidá-las. Seu conteúdo mostra às pessoas os valores e princípios que devem nortear sua existência. A ética aprimora e desenvolve o sentido moral do comportamento e influencia a conduta humana (MAYNEZ, 1970, p. 15 apud NALINI, 2008, p.30).

Bittar (2007, p. 3) define que a ética é como um saber que se verte e se direciona para o comportamento que se deve definir e divisar conceitualmente o que seja a ética, a qual se encontra na mais robusta fonte de inquietação humanas o alento para sua existência.

Nalini (2008, p. 32) a potencialidade de conversão de um ser humano, material frágil, vulnerável às tentações, para comportar-se eticamente em seu universo, é uma hipótese significativa de trabalho. Ainda que aparentemente a experiência possa demonstrar o contrário, a humanidade só avança no processo de resgate do semelhante se a maioria se convencer de que o homem pode ser recuperado. A luta da parcela sensível da humanidade é ampliar esse espaço de trabalho comunitário, e por diminuta que possa parecer tal dimensão, tantos e tão desalentador os maus exemplos, o bom combate continua válido. Sob esse prisma se justificam o estudo, a pregação e a vivência ética.

Lazaro Plácio (2010, p.23) pode-se definir o termo ética como sendo um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. Pode-se dizer, também, que ética e “filosofia da moral” são sinônimos.

A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.( http://www.significados.com.br/etica/)

O termo ética assume diferentes significados, conforme o contexto em que os agentes estão os envolvidos. Uma definição particular diz que a “ética nos negócios é o estudo da forma pela qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria seus problemas próprios e exclusivos à pessoa moral que atua como um gerente desse sistema.

Pontos Forte ou Utilidade para a Sociedade

A Ética, enquanto ramo do conhecimento, tem por objetivo o comportamento humano no interior de cada sociedade. O estudo disse, comportamento, com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da Ética.(Lazaro Plácio)

Camargo (1999, p.32) afirma que a “ética profissional é intrínseca à natureza humana e se explicita pelo fato de a pessoa fazer parte de um grupo de pessoas que desenvolvem determinada ação na produção de bens ou serviços”.

Partindo deste pressuposto, encontramos, nos mais variados tipos de organizações, códigos de ética. Mesmo empresas com fins lucrativos criaram e criam suas normas de conduta, além das associações, clubes e profissionais. São estes códigos depositários das aspirações de comportamento esperado de seus membros. Com certeza, através da maneira de agir das pessoas abrangidas por esse ou aquele código, têm-se também, como distinguirem-se, essas pessoas, de quem são seus pares ou não. Outra forma, que aliás já existe, é o exame de suficiência. É uma importante ferramenta para a ética pois possibilita o acesso ao pleno exercício da profissão, aos que comprovarem real e sólido conhecimento sobre a contabilidade. 
Além de ser testado quando da sua entrada na profissão, o contabilista deveria procurar a educação continuada, que está em vias de ser normatizada. Entretanto, mais do que uma obrigação, todo profissional tem que buscar a educação continuada como forma de estar sempre atualizado e assim, capacitado à execução de sua profissão.(
http://www.contabeis.com.br/noticias/524/a-etica-na-contabilidade/)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com