TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Por:   •  30/4/2017  •  Artigo  •  4.734 Palavras (19 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 19

CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS


Joice Cristina de Azevedo Melo Neves

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Formação do Preço de Venda

        

Joice Cristina de Azevedo Melo

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Formação do Preço de Venda

Trabalho sobre A Formação do preço de venda no mercado, apresentado como requisito para obtenção de nota do trabalho interdisciplinar do 7º período do curso de Ciências Contábeis, sob a orientação do Professor Jausson Monteiro Vicente.

                                         


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

2        CONCEITOS BÁSICOS        3

2.1        CONTABILIDADE DE CUSTOS        3

2.2        TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA        4

2.2.1        GASTO:        5

2.2.2        DESEMBOLSO        5

2.2.3        INVESTIMENTO        5

2.2.4        CUSTO        6

2.2.5        DESPESA        6

2.2.6        PERDA        7

2.2.7        ENCARGOS        8

2.2.8        DESEMBOLSO        8

3        CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS        8

3.1        CLASSIFICAÇÃO QUANTO À APROPRIAÇÃO AOS PRODUTOS FABRICADOS        9

3.1.1        CUSTOS DIRETOS        9

3.1.2        CUSTOS INDIRETOS        10

3.2        CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO AO VOLUME DE PRODUÇÃO        10

4        FIXAÇÃO DO PREÇO DE VENDA:        11

4.1        FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NOS MÉTODOS DE CUSTEIO:        12

4.2        CUSTEIO POR ABSORÇÃO        13

4.3        CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL        15

5        CONCLUSÃO        17

6        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

  1. INTRODUÇÃO

A formação de preço de um produto e/ou serviço tem sido uma objeção desafiadora para as organizações. Uma simples falha nesse estágio pode acarretar prejuízos e perdas. Para evitar esse tipo de acontecimento é necessário que haja um conhecimento da estrutura básica da formação do preço de venda e assim, colocá-la em prática a todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa, para conseguirem o menor custo possível mantendo a qualidade tanto do produto como do serviço prestado; independente do seu tamanho é preciso elaborar um método de custeio que viabilize informações sobre o custo dos produtos e serviços prestados. Assim há uma capacidade maior de controlar os gastos e formar um preço de venda adequado para cada situação, mantendo as organizações ativas em meio à concorrência. Com isso, notamos que as empresas prestadoras de serviço também precisam se valer da Contabilidade de Custos como um apoio em suas tomadas de decisões.

O intuito deste projeto é mostrar a importância da Contabilidade de Custos em empresas de prestação de serviços, é notória a carência de estudos e pesquisas nessa área. Na prática iremos desenvolver a implantação do método de custeio em uma empresa que presta serviços de Segurança e Medicina do Trabalho. Ajudando a organização em uma redução de gastos e na formação adequada do preço de seus serviços prestados. Para que obtenhamos sucesso, precisamos compreender alguns objetivos específicos:

  • Definir quais são os serviços prestados por esta organização
  • Adotar o método de custeio ABC para determinar o preço de custo
  • Elaborar um critério para a formação do preço de venda dos serviços oferecido pela empresa.

A contabilidade de Custos, no início se estruturou para suprir as necessidades dos setores industriais por meio de verificação e controle dos estoques e apuração de seus resultados. Porém com o avanço da economia e da sociedade a contabilidade de custos passou a ser plicada também nos setores de prestação de serviço.

As empresas prestadoras de serviço precisam saber bem quais são os custos que estão relacionados aos serviços prestados por ela, porém o fato que chama a atenção é que as organizações utilizam a contabilidade de custos apenas para atender a fiscalização se abstendo de um sistema de custos por diagnosticá-lo como desnecessário, ou até mesmo um gasto fútil, isso faz com que, a empresa comprometa seus resultados por não calcular de forma devida o seu preço de venda. Para tanto, é preciso que os gestores entendam a necessidade de implantação de um sistema de custos bem elaborado para gerenciar melhor seus custos, gastos e assim obter uma formação do seu preço adequado se mantendo acesa no mercado competitivo e aumentando sua lucratividade.

  1. CONCEITOS BÁSICOS

Neste capítulo faremos um breve retrospecto teórico dos fundamentos teóricos da Contabilidade de Custos, seus conceitos e objetivos. A exposição da terminologia, a classificação dos custos, os métodos de custeio existentes, a formação do preço de venda, sob o método de custeio ABC e o Mark- Up.

  1.  CONTABILIDADE DE CUSTOS

A Contabilidade de custos deu-se início a partir da Revolução Industrial com o aparecimento das máquinas e produção em grande escala. Nasceu da Contabilidade Financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria. Seus princípios derivam dessa finalidade e, por isso, nem sempre conseguem atender completamente a suas outras duas mais recentes e provavelmente mais importantes tarefas: Controle e Decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com