TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO

Por:   •  3/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 2

FUSÃO, CISÃO E INCORPORAÇÃO

DEFINIÇÃO

- Fusão:

A fusão é a operação através da qual se unem duas ou mais sociedades a fim de formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. Note que, na fusão, todas as sociedades fusionadas se extinguem, para dar lugar à formação de uma nova sociedade, a qual possuirá personalidade jurídica distinta daquelas.

- Cisão

A cisão é a operação através da qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a cisão.

- Incorporação

A incorporação é a operação através da qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. Na incorporação, a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a sua personalidade jurídica.

Vejamos agora alguns exemplos para que possamos entender um pouco melhor estes processos definidos anteriormente.

- Fusão:

Itaú Unibanco: Banco fundado em 4 de novembro de 2008 mediante a fusão de duas das maiores instituições financeiras do país, o Banco Itaú e o Unibanco.

BM&FBOVESPA: Criada em maio de 2008 com a fusão da BM&F (bolsa de derivativos) e da Bovespa (bolsa de ações).

- Cisão:

Sony Ericsson: Cisão ocorrida entre as empresas Sony e Ericsson, onde 50% do patrimônio da Ericsson passaram para a Sony. Considerada uma cisão parcial.

- Incorporação:

Santander e Banco Real: No dia 30 de abril de 2009, o Banco Real foi incorporado pelo Santander Brasil e foi extinto como pessoa jurídica e independente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com