TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade metropolitana de Manaus

Por:   •  26/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade metropolitana de Manaus

NBC TG 16 E NBC TG 1000 it. 13

Aluna: Monique Medeiros Pereira Ando       matricula: 573541

Elisangela Andrade                            matricula: 411663

Niele Pereira de Souza                       matricula: 219024

Marcia Assunção                                matricula: 201339

Isabelle Caroline M. Athayde             matricula: 409781

Mayrlen Soraya de L. Rodrigues        matricula: 411131

Manaus- AM

2019

NBC TG 16

Esta norma tem como objetivo orientar a determinação do valor do custo no estoque e estabelecer seu tratamento contábil, também proporciona orientações sobre o método e critérios usados para atribuir custos aos estoques

Diante de todos os custos que se tem para produzir o material da entidade e formar o estoque, o resumo irá se ater apenas ao item 13, que consiste na alocação de custos fixos indiretos. O custo de transformação discorre a respeito da alocação dos custos fixos indiretos de fabricação à todas unidades produzidas, que deve ser baseada na capacidade normal de produção. Esta capacidade normal é a média de produção esperada em condições normais de fabricação, com isso, é levado em consideração também a capacidade total não utilizada por estar em manutenção, férias coletivas e outros eventos que são habituais na empresa em questão.

Os custos fixos não alocados aos produtos devem ser reconhecidos diretamente como despesas do período a que ocorreu, já em período de anormalidade com alta de produção, o valor de custo fixo alocado em cada unidade produzida deve ser reduzido de modo que os estoques não são mensurados acima do custo. Quando a produção é variada, os custos indiretos serão colocados a cada unidade produzida de acordo com a capacidade real utilizada.

NBC TG1000

A norma brasileira de contabilidade (NBC) TG 1000, aprovada através de resolução CFC n° 1255\09, definiu parâmetros específicos de registros e evidenciações contábeis pequenas e medias empresas (PME’s).

Esta norma contém 35 itens, mas neste resumo apenas o de número 13 será abordado. Nesta seção são determinadas as práticas de reconhecimento e mensuração de estoque. O estoque nada mais é do que um ativo, em processo de produção para venda ou na forma de matérias, de negócios ou suprimentos, consumidos na prestação de serviços e produção. A sua contabilização é mantida no registro até que se conheça o valor real de suas receitas, onde se inclui qualquer tipo redução de valor realizável líquido, exceto a contratos de construção, instrumentos financeiros e ativos biológicos.

A mensuração do estoque deve ser feita, segundo a norma, pelo valor de custo que são todos os custos de aquisição, custos diretos e os custos indiretos (desde que divididos e rateados de acordo com a produção de cada produto), ou pelo valor realizável,, consiste no preço de venda estimado no mercado deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda. São excluídas das contabilizações de custo do estoque quantidade anormal de materiais ou desperdícios, custo de estocagem, (a menos que sejam necessários durante o processo de produção), despesas indiretas administrativas que não contribuem para colocar os estoques em suas condições e localização atual e despesas de venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com