TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fidelização de Clientes

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.246 Palavras (17 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

SÃO PAULO

2014


 FELIPE TEOFILO B DOS SANTOS – RA C24GIC-9

FERNANDO BRAZ – RA C04341-9[pic 1]

NATHALIA S. VASCONCELOS – RA C153HJ-7

PAMELA STHEFANI  DE ALBUQUERQUE- RA B3166J-9

PAULA NUNES DA CUNHA – RA C1459F-2

RAFAEL VITOR DA SILVA – RA C2645I-7

RENATA S. C OLIVEIRA – RA C23EAF-7

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Um estudo sobre as estratégias de marketing em uma organização de (grande/médio/pequeno) porte visando a sugestões de melhoria.

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentadas como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

Orientador: Prof. José Roberto De Oliveira

SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.        ESTUDO DE CASO        

2.1.        Perfil da organização        

2.1.1.        Apresentação        

2.1.2.        Força de trabalho        

2.1.3.        Produtos e Clientes        

2.1.4.        Principais Concorrentes        

2.1.5.        Principais Insumos        

2.2.        Relacionamento com o Cliente        

2.2.1.        Canais de Acesso        

3.        ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIA        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIA        

APÊNDICE A        

ANEXO A        

ANEXO B        

 


INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda teorias de como conquistar, tratar e fidelizar o cliente teve como estratégia para a sua elaboração uma pesquisa bibliográfica desenvolvida por diferentes especialistas no assunto, visando analisar e melhorar a posição atual da empresa em relação à fidelização de seus clientes.

A organização em estudo é um restaurante que tem como nome fantasia Jacaré Grill, seu principal atrativo é a carne grelhada, pratos suculentos e um bom Chopp.

A clientela do restaurante é composta por um público amplo e misto, sua maioria mora e trabalha na zona oeste de São Paulo, onde o mesmo está localizado há mais de 20 anos.

O proprietário afirma que existe uma preocupação em manter seus clientes, desta forma alguns serviços prestados foram adicionados exatamente por perceberem a necessidade e desejo do cliente, facilidade em fazer reservas, preços acessíveis, realização de Shows Musicais e fácil acesso de veículos, esta junção é uma forma de fidelizar os clientes, pois sempre voltam, afirma a Gerencia do local.

Evaldo Costa (2009) conceitua fidelização de clientes da seguinte maneira, dar ao consumidor o que ele espera, mas se puder encantar melhor, identificando as necessidades de seus clientes e garantindo que a entrega seja o que ele espera.

Para tanto, o presente trabalho foi desenvolvido, visando observar os métodos que a empresa já utiliza analisar e propor sugestões para melhorar na fidelização de seus clientes.

A estrutura do trabalho inclui uma revisão teórica de administração, marketing e fidelização do cliente, apresentará o perfil da Organização, seus principais produtos e insumos, força de trabalho e o relacionamento com o cliente, concluindo com sugestões de melhoria.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O tópico a seguir apresenta o conceito de administração do Marketing, Relacionamento com o Cliente, definição de Clientes e como fideliza- los, baseado em um referencial teórico que permite que sejam feitas análises coerentes através de pesquisas anteriores, desenvolvidas por diferentes autores.

Administração é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenham resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias, segundo Chiavenato (1997).

Nas palavras de Maximiano (1995), administrar “é o processo que tem como finalidade garantir a eficiência e eficácia de um sistema”. Diversas definições que indicam um único caminho, a ideia de tomar decisões e promover recursos adequados para realizar objetivos com ênfase e lucratividade.

A administração é o domínio direto sob todo e qualquer departamento da empresa, ela é responsável pelo desenvolvimento, mas também pode colocar o negócio em risco. São efetivamente capazes de decidir dos meios próprios os resultados almejados. Trata dos problemas da empresa, visando melhorar o desempenho através de técnicas de planejamento, organização, direção e controle.

Philip Kotler (1998), apelidado de Guru de negócios ao longo do tempo definiu Marketing de três formas: disse que marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício e um ano depois o autor definiu marketing como “a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas” (1999). Em 2000 afirma que é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (285.4 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com