TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENERO E TRABALHO - REVISTA PEQUENAS EMPRESAS GRANDES NEGÓCIOS

Por:   •  16/9/2015  •  Resenha  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

ANÁLISE DA REVISTA PEQUENAS EMPRESAS E GRANDES NEGÓCIOS – ABRIL E MAIO DE 2015

2015

Introdução

O surgimento do sistema capitalista produziu a divisão entre gêneros e, consequentemente, a divisão social do trabalho. Assim, coube ao homem as atividades consideradas de força, de maior prestígio e voltadas ao trabalho. Já para mulher restaram as atividades dedicadas ao ambiente doméstico, como o cuidado da casa e dos filhos.

Apesar do aparecimento do movimento feminista, o qual questionou e busca modificar o entendimento preconcebido do papel da mulher na sociedade, ainda está bastante presente nos meios de comunicação, como jornais, revistas e programas televisionados, o interesse de manter a divisão social do trabalho.

Para confirmar tal situação, este trabalho irá analisar a revista “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, dos meses de abril e maio de 2015, a fim de compreender qual é a posicionamento dela em relação aos homens e mulheres.

Sendo assim, serão buscados nas principais matérias da revista em questão elementos que possam evidenciar como são apresentados os homens, se as mulheres estão presentes nas matérias e como essas mulheres são mostradas.

Desenvolvimento

Apesar de se ter realizado uma análise nas edições de abril e maio de 2015, pode-se obter informações sobre as capas anteriores no site da revista, sendo possível traçar comentários. Na página da internet onde se encontram as referidas capas, visualisa-se desde a edição atual até a de fevereiro de 2013.

Os homens estão presentes na maioria das capas, sozinhos ou acompanhados de outros homens e/ou mulheres. Estes homens seguem o perfil do homem branco dominante, aparecendo poucos asiáticos ou negros. As mulheres nas capas estão, em todas as edições contidas no site, juntas de um ou mais outros homens, normalmente relacionadas a áreas consideradas tipicamente femininas como casamento e maternidade, o que torna implícito a dicotomia carreira/casamento.

Quanto ao conteúdo da revista, as matérias irão focar principalmente os feitos masculinos. Por se tratar de uma revista que publica sobre o mundo dos negócios e dos empreendimentos, espera-se que irá focar principalmente no público masculino, pois ainda se mantém a ideia de que a atividade mais importante do homem é o trabalho. Sendo então o ambiente dos negócios uma das “casas-dos-homens”. Além disso, a ação de empreender, de ousar e de inovar, consideradas características importantes do bom empreendedor, são culturalmente percebidas como masculinas. Seria uma revista mostrando um homem buscando seu sucesso profissional no cenário dos pequenos negócios.

Como o homem de sucesso é o homem dominante, ao longo das matérias percebe-se a constante presença do perfil do ser dominante: branco e heterossexual.

Mesmo na mensagem do editorial para os leitores ser assinada por uma mulher, Sandra Boccia, verifica-se a predominância dos homens, já que na foto exposta na matéria aparecem apenas homens. Ainda, há a exaltação de feitos masculinos, como é o caso do editor Thomaz Gomes, o qual foi parabenizado pelo trabalho de conseguir esmiuçar os novos desafios que deverão ser enfrentados pelos empreendedores.

A matéria “Grandes Ideias” é uma reunião de breves casos de empreendedorismo. Como já mencionado, os homens estão na maioria delas. As mulheres aparecem em pouco deles, normalmente acompanhada de figuras masculinas. Um destes casos está relacionado ao comércio de roupas e brinquedos voltados para o público infantil. Isso fortalece a imagem da mulher que busca relacionar carreira e família, além dela ser considerada como importante conhecedora de produtos infantis. Há uma matéria de uma norte-americana que conseguiu faturar mais de um milhão de dólares com a venda de produtos esportivos. Nesse caso, o empreendedorismo dela surgiu de uma oportunidade de negócio e não por uma necessidade. No entanto, trata-se de uma matéria curta, de breve destaque na revista como um todo.

Outra breve matéria ainda em “Grandes Ideias” que vale ressaltar é sobre os “caminhos do sucesso”. Nessa reportagem é mostrada a trajetória de seis grandes empreendedores brasileiros que conseguiram obter negócios bilionários, dos quais apenas a proprietária do Magazine Luiza como representante feminina entre eles. A história da Luiza Trajano não é muito diferente das mulheres de negócios, pois sua trajetória iniciou-se com o trabalho de balconista na Magazine, empresa fundada pela tia dela, ou seja, um empreendimento familiar.

A entrevistada da edição de abril de 2015 foi a Mônica Souza, filha de Maurício de Souza, que criou a Turma da Mônica. Ela, atualmente, está à frente das vendas da revista em quadrinhos e pretende suceder o trabalho iniciado pelo pai. Na entrevista ela se limita a comentar apenas sobre o trabalho na produtora e sobre o relacionamento com o pai. Percebe-se que, mesmo sendo uma empresa familiar, ela apresenta-se como uma mulher batalhadora e vencedora, pois começou a trabalhar desde quando era nova como recepcionista e vendedora na lojinha da Turma da Mônica e por não se intimidar diante de trabalhos difíceis.

Na matéria sobre Gestão, são apresentadas diversas pequenas histórias de empreendedorismo. Todas elas convergiam para a temática do trabalho fora do ambiente do escritório. Assim, os entrevistados relatam suas experiências de administração das empresas em vários outros lugares. Dos seis relatos publicados, apenas dois eram de mulheres, sendo que uma delas comanda o site “CasarCasar”, o qual é especializado em produtos e serviços para noivos. O empreendimento surgiu a partir de uma necessidade pessoal de organizar o casamento a distância, já que ela não mora no Brasil. Ou seja, é um outro caso de empreendimento feminino surgido a partir do que se considera como universo feminino, que é o preparativo do casamento. A segunda mulher relata que criou a empresa “Minds Idiomas”, mas que também tinha o interesse de gerenciar uma fazenda de gado no Mato Grosso do Sul.

A matéria seguinte é “Meu Escritório”, no qual são apresentadas as duas sócias da empresa “Dreams Arquitetura de Ideias”, especializadas em brindes corporativos. A reportagem é voltada para descrever como foi o processo de construção do espaço de trabalho, desde a escolha do local adequado até os detalhes da decoração do ambiente.

A edição do mês de Maio tem em sua capa Tiago Davil, construtor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com