TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho terceirizado pequenas empresas

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DO CONE SUL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE TERCEIRIZADA EM PEQUENAS EMPRESAS

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis  pela Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul – FISUL –Garibaldi/RS

Acadêmico (a): Bruna Rafaela Coelho Rodrigues.

GARIBALDI

2015

1 INTRODUÇÃO

        O serviço contábil é uma ferramenta cada vez mais útil e necessário para uma eficaz administração nas empresas.

“A contabilidade é uma ciência social que através da execução de serviços, ou seja, controla, organiza, estuda e avalia o patrimônio de uma entidade (física ou jurídica) .”(BÄCHTOLD,2011, p.162)

              Para Bächtold (2011) as empresas têm um foco, é ter bons resultados financeiros, atingir seus objetivos, para isso é necessário a contabilidade como ferramenta para produzir informações, assim traçar metas e ter bons resultados.

Estes serviços contábeis podem ser terceirizados ou internos feitos dentro da empresa. A terceirização contábil vem sendo bastante usada por todos os tipos de empresas, devido a necessidade de redução de custos e ainda mais pelas pequenas empresas, já que disponibilizam menos recursos.

Nesta visão é importante as pequenas empresas conheçam todos fatores que justifiquem a decisão de optar por uma contabilidade terceirizada; saiba as vantagens e desvantagens desse serviço, faturamento, confidencialidade, custos.

  1. Delimitação do tema da pesquisa

        Nesta pesquisa sobre a forma de fazer a contabilidade de uma pequena empresa, foi necessário um estudo bibliográfico.

           Inicialmente a pesquisa se baseou a através do problema, qual a melhor opção de contabilidade empresarial interna ou terceirizada, e partindo do pressuposto que a contabilidade terceirizada seria mais vantajosa que a interna, chegou ao tema da pesquisa contabilidade terceirizada em pequenas empresas.

        

1.3 justificativa

Nos últimos anos teve um grande aumento em terceirização contábil e também em várias outras atividades dentro das empresas, sendo uma alternativa para todos os tipos de empresas ganharem maior competitividade tanto nacional como internacionalmente, sendo que principalmente as pequenas empresas têm utilizado mais esse recurso de terceirizar cujos seus recursos são mais limitados.

A contabilidade é muito importante como ferramenta na gestão administrativa, mas é necessário ser precisa e de fácil compreensão, para que o gestor ou administrador entenda e possa tomar melhor decisão, para escolher melhor forma de se fazer o serviço contábil, seja interno ou terceirizado.

1.4 Problema de pesquisa

As empresas têm como objetivo ao escolher terceirizar alguns serviços a certeza na economia principalmente baseada na redução de mão de obra, onde está grande parte dos custos de uma empresa.

Em tempo de crise onde muitas pequenas empresas não chegam completar um ano de funcionamento, a terceirização vem como uma estratégia, uma ferramenta para continuar obtendo lucro e ter competitividade.

Entretanto muitos proprietários não sabem as vantagens e desvantagem, ou a importância de terceirizar ou não, por que terceirizar o serviço contábil da empresa.

Nesse contexto surge o questionamento, quais os motivos que levam as pequenas empresas a utilizar  serviços contábeis terceirizados?

  1. Hipótese ou questões norteadoras

Os fatores que as pequenas empresas escolheram o serviço contábil terceirizado está relacionado principalmente redução custos, falta de recursos para se ter o serviço dentro da própria empresa.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Desenvolver um estudo científico que auxilie a analisar quais motivos que as pequenas empresas têm optado por uma contabilidade terceirizada, vantagens e desvantagens na escolha deste tipo de serviço contábil.

  1.  Objetivos específicos

- Analisar os efeitos da terceirização na pequena empresa.

- Discutir as vantagens de terceirizar os serviços contábeis na pequena empresa.

- Discutir as desvantagens da terceirização dos serviços contábeis na pequena empresa.

-  Analisar  os efeitos do  serviço contábil feito internamente na própria empresa.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  1.  Contabilidade

As empresas cada vez mais procuram aprimorar suas informações para melhorar resultados, estes números são apurados a maioria pela a contabilidade.

Neste contexto Santos e Antonelli (2013), afirma também que a contabilidade proporciona informações econômicas e financeiras que sejam eficazes para tomada de decisões.

“A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Existem diversos registros de que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis.”(CREPALDI,1998, p. 17).

“A Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas.” (RIBEIRO 2010, p.10).

“Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidade, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais.” (SÁ, 2010, p. 46).

Quem são os usuários da contabilidade, para Greco, Arend e Gartner (2009)  os usuários da contabilidade são as pessoas que de acordo com seus interesses, utilizam-se das informações contábeis.

  1.  Terceirização

Segundo Imhoff e Mortari (2005), a terceirização veio diante da necessidade de transformação nos meios produtivos, para  aumentar a competitividade nas organizações, e cada vez mais usada nas empresas brasileiras vista como uma ferramenta gerencial.

Martins (2001) afirma que o objetivo da terceirização é trazer agilidade, flexibilidade e competitividade à empresa, além da redução de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com