TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTOR DE RH: DESAFIOS DE UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Por:   •  4/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.198 Palavras (13 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 13

GESTOR DE RH: DESAFIOS DE UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Bruna Caroline Pontes Santiago,[1]

Lucilene Aparecida de Matos[2]

RESUMO

Sob a temática doPlanejamento Organizacional, este trabalho tem como objetivo compreender a importância da atuação do gestor de Recursos Humanos (RH) para que se estabeleça um bom ambiente organizacional, o qual é necessário ao bom andamento das atividades da organização. O mesmo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo tendo como material pesquisado artigos, periódicos, revistas e livros ambos disponíveis em sites que abordam o assunto e também em bibliotecas. A escolha do tema se deu pela necessidade de conhecer mais sobre o mesmo, pois é importante conhecer de modo mais amplo quais as funções do Gestor de RH e sua contribuição em criar um bom ambiente organizacional. O gestor de RH é responsável por administrar as pessoas que trabalham na organização, ou seja, cuidam do coração da empresa. Assim sendo,compreendeu-se por meio deste estudo que o gestor de RH enfrenta diversos desafios para estabelecer um ambiente organizacionalque possibilite boas condições para que as atividades da organização se desenvolvam sem que as relações de trabalho ou outros fatores interfiram de forma que venham prejudicar o bom andamento de qualquer empresa.

Palavras-chave: Gestor de RH. Ambiente Organizacional. Desafios.

1. INTRODUÇÃO

O gestor de RH é o responsável pela gestão de pessoas que atuam em uma organização. A Gestão de Pessoas acontece por meio da participação, bem como da capacitação, envolvimento e desenvolvimento da força de trabalho de uma empresa, ressaltando que está é uma área que tem como função realizar a humanização das empresas.

As atividades relacionadas à gestão de pessoas são, por diversas vezes, confundidas com as atividades inerentes aos funcionários do setor de Recursos Humanos, contudo o setor de RH é compreendido por técnicas e mecanismos sobre as atividades da organização e de seus trabalhadores, enquanto que a gestão de pessoas tem como principal objetivo estabelecer a valorização dos profissionais e é desenvolvida exclusivamente pelo gestor do setor.

Assim sendo, dentro do âmbito de uma organização, a gestão de pessoas deve a princípio ser realizada pelos administradores/gestores e diretores, normalmente pelo gestor de RH, uma vez que consiste em uma área onde se requer conhecimento e capacidades específicas dentre estas


capacidade de liderança.

Portanto, uma vez definido os objetivos deste em seu resumo, observa-se que o presente paper esta dividido em três momentos. A princípio foram realizadas breves considerações sobre o comportamento organizacional e a importância dos estudos sobre este para a obtenção de bons resultados pela organização.

Em seguida há a abordagem do Gestor de RH e suas funções, bem como sobre a Gestão de Pessoase suas implicações, pois esta consiste em um importante instrumento a ser utilizado no trato com os funcionários da organização.

Por fim, temos a descrição dos métodos e materiais utilizados na pesquisa que serviu de base para a elaboração deste e, ainda, a apresentação dos resultados e discussão do que se compreendeu sobre a temática pesquisada, a qual deu origem a este paper.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Gestor de RH e a Gestão de Pessoas

Ao gestor de RH cabe a função de administrar os recursos humanos da organização em que atua, mas não apenas isso, segundo Brito (2015), cabe a este profissional, quando da contratação de novos funcionários:

[...] coletar todos os dados sobre o cargo, o salário, a função e o perfil desejado deste candidato, alinhar essas informações com as referências do mercado, e, assim, criar e anunciar a vaga. Desenvolver testes psicológicos e operacionais, dinâmicas, processos seletivos e entrevistas mais inovadoras também são grandes atribuições desse profissional. Sem contar que, para atrair os melhores candidatos, o gestor de RecursosHumanos precisa saber “vender” bem a organização contratante e selecionar, com mais assertividade, os melhores canais para veicular a vaga. Depois de selecionar o candidato, a organização precisa receber e ambientar o profissional em sua estrutura. Isso significa que o gestor de Recursos Humanos terá que apresentar toda a empresa e os colegas de trabalho para esse novo colaborador.

Assim sendo, compreende-se que este profissional é o responsável por desenvolver uma boa gestão de pessoas. A definição que melhor se aplica sobre o que é a gestão de pessoas é que está consiste na administração de recursos humanos onde é realizada uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano existente dentro das organizações.

Desse modo, compreende-se que o setor responsável por realizar a gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade no que diz respeito à formação dos profissionais, e tem como objetivo central desenvolver e contribuir com o crescimento da instituição e do próprio profissional.

Nesse sentido, ressalta-se que tanto a gestão de pessoas quanto de recursos humanos são departamentos intrinsecamente ligados à área de administração, área na qual existe uma obra muito conhecida no meio de autoria de Idalberto Chiavenato intitulada “Gestão de Pessoas”.

Nesta obra,o autor afirma que “A Gestão de pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores, de como irá agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas, no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.” (CHIAVENATO, 2008, p. 9).

Autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos, os livros de Chiavenato são utilizados por administradores de todo Brasil, bem como em diversos países da América Latina e Europa, como Portugal e Espanha. Chiavenato possui várias obras que versam sobre o tema gestão de pessoas, como “Gerenciando as Pessoas”, “Administração de Recursos Humanos”, “Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos” dentre tantos outros.

Voltando a temática da gestão, observamos que, no contexto atual, o capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, uma vez que elas têm compreendido que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com