TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerencial

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura Organizacional

        Tem por objetivo ajudar a administrar de melhor forma os conhecimentos administrativos e promover a criação de novos conhecimentos, por muitas vezes os sócios e administradores tendem a ver cada processo de forma isoladamente e que devem ser tratados de forma individual, causando assim um problema de desenvolvimento empresarial.

        É preciso que os administradores enxerguem a organização como um sistema que faz parte de um sistema muito maior, a organização nada mais é do que um subsistema dentro de um suprassistema que é a sociedade onde ela atua, e dentro da organização que é um subsistema temos outros subsistemas que são outros sistemas utilizados pela empresa, desde sistemas de informação até suas áreas operantes como Sistemas de custo, orçamento, contabilidade, RH entre outros.

        Encarando a organização como um "sistema" é de se esperar que num sistema ocorra erros, como por exemplo uma linha de produção pode estar com uma máquina defeituosa resultando em produtos de baixa qualidade, assim como as máquinas podem estar em perfeitas condições e a qualidade ser afetada por uma mudança de matéria-prima, e isso ocorre em todo tipo de sistema, sistemas que vão desde programas de computador (Softwares) até mesmo sistemas físicos como um departamento ou um método de montagem. Simplificando a empresa é como um relógio onde tudo se encaixa e um através do outro busca resultados.

        Para se ter o resultado esperado o sistema deve ser 100% funcional e responsável, e para que tudo ocorra com o total de aproveitamento deve sempre ser efetuado uma avaliação ou ao menos ter um feedback que compare as saídas do sistema com o que estava estabelecido, de toda forma os resultados obtidos devem ser mensurados frente aos objetivos e as causas de distorções devem ser identificadas e eliminadas, a fim de que o sistema funcione com perfeição.

        Não é suficiente conhecer o funcionamento de um sistema, tendo em vista que inúmeros fatores podem levar ao fracasso, em muitas organizações tradicionais os dirigentes enxergam somente o setor que está sob seu próprio comando, e procuram garantir o cumprimento de regras. Entretanto o sistema passa por inúmeras transformações necessitando que os administradores estimulem a criatividade e a inovação mesmo que signifique violar as regras, nesse ponto as regras se tornam flexibilidade, para se chegar a um padrão de administração a formação não pode vir de um especialista ou a de um generalista . O administrador precisa se tornar um especialsita-generalista capaz de observar a organização inteira em seu contexto e capaz de se aprofundar no conhecimento de um departamento, gerência ou setor especifico sempre que for necessário.

        O administrador deve identificar os conhecimentos que lhe faltam sobre outras áreas alem de estimular que todos de sua organização ajam dessa forma, fazendo-os enxergar o todo e as partes. A gestão do conhecimento requer a iniciativa dos administradores na busca pelo próprio conhecimento, a disposição de aprender e compartilhar  o que se sabe, e principalmente a boa interação entre colegas. Nesse sentido é necessário o direcionamento de esforços para que se desenvolva uma cultura organizacional propícia as práticas de gestão do conhecimento, a criação de cargos especificamente relacionados com o conhecimento também pode ter considerável influencia no desenvolvimento da cultura de gestão do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com