TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerencial

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução:

Essa ATPS, que nos proposta tem como uma única finalidade colocar em pratica toda parte teórica, que vimos dentro de sala de aula de forma simples, clara e objetiva.

Tem como principal argumento de nos fazer entender qual o papel da Contabilidade Gerencial e qual o seu objetivo, dar melhor entendimento para um novo contador entender que um sistema de informação contábil se faz necessária, dentro de uma empresa.

Somente através dessas informações que podemos analisar e ter a clareza do que esta sendo passado aos seus usuários.

Compreendemos também que, sistema de informação tem dentro dele subsistemas que estão explicados dentro do exercício.

ETAPA 1

PASSO 1

CVM

A Comissão de Valores de Mobiliários, criada para fiscalizar, normatizar, desenvolver o Mercado de Valores do Mobiliário do Brasil, foi criada em 07/12/9176 pela Lei n° 6385/76.

Tem vinculo com Ministério da Fazenda, pois é um órgão oficial governamental, e tem como principal objetivo fiscalizar as atividades da CVM.

  • Objetivos da CVM, conforme a lei 6385/76;
  • Funcionamento eficiente;
  • Proteger os titulares de valores mobiliários,
  • Evitar fraude ou manipulação de informações ilegais;
  • Dar ao público informações real sobre os valores mobiliários;
  • Estimular a formação de poupança;

IBRACON

A IBRACON surgiu em 13/12/1971, com a união do Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) com Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (IBAI). O objetivo desta união é ter uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Tem como propósito fortalecer a atividade de auditores independentes prepara-la e moderniza-la, para desafios futuros. Com tudo, podemos dizer que a CVM e a IBRACON, tempo único objetivo em comum, manter seus usuários informados com maior clareza para que, possa tomar a melhor decisão.

PASSO 2

  1. Arquitetura de um sistema de informação contábil.

Para que a Arquitetura de um Sistema Informação Contábil, seja válida é preciso ter dois pontos:

  • Necessidade de informação: Essa informação tem que desejado e útil, o contador gerencial sabe perfeitamente como que essa informação é elaborada para atender ás necessidade de seus usuários.
  • Planejamento e controle: exige planejamento para produção de relatórios, necessário conhecimento contábil de ambas as partes. (contador e usuários). Com isso só terá o controle do que se aceito e entendido.

Essas informações também tem que ser passada para:

  • Nível Empresariais que abrange: Nível estratégico, tático e operacional.
  • Ciclo Administrativo que abrange: Planejamento, execução e controle.
  • Nível de Estruturação da Informação abrange, estruturada, semiestruturada e não estruturada.

  1. Fundamentos de um sistema de informação contábil.

Operacionalidade

Características básicas;

Relatórios concisos;

Elaborados de acordo com as necessidades dos usuários;

Informações objetivas e claras, para que possam ser entendidas pelos usuários;

Que não fiquem nenhuma duvida aos usuários;

Apresentação visual adequada;

Integração e Navegabilidade dos Dados

É quando um sistema de informação contábil esta integrado em um único sistema de informação contábil, e todos utilizam esse sistema de informação. Quando o sistema de informação contábil é integrado em um único sistema, haverá somente um dado e uma só classificação.

Custo de Informação

O sistema de informação contábil deve ser analisado na relação custo-benefício, para a empresa.

  1. Abrangência do sistema de informação

O sistema de informação contábil deve-se abranger todas as áreas de contabilidade, tem que incorporar todos os dados quantitativos necessários para mensuração e analise, com todo o movimento operacional da empresa.

Áreas contábeis abrangidas pelo sistema

Contabilidade Financeira: Compreende a parte da escrituração tradicional, aspectos tributários, societários atuais, registrados em moeda nacional. Esse segmento contém a arquitetura básica dos planos de contas e os lançamentos, elemento esse vital para a continuidade e integração do restante do sistema.

Contabilidade pelos procedimentos da Correção Monetária Integral

As Companhias Abertas são obrigadas a apresentar os demonstrativos contábeis, conhecidos como procedimentos, tal obrigação é dada pela CVM.

Contabilidade em moeda estrangeira

Deve estar presente em todo sistema de informação contábil, independente do tamanho da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Contabilidade em denominador monetário específico.

Caso a empresa deseje outro denominador monetário específico, o contador devera providenciar mais um subsistema. Alternativa para um subsistema de informação é tentar traduzir os dados contábeis em dados comparáveis ao longo prazo. Assim poderá existir a criação de um novo dólar específico da empresa, que possa representar a inflação interna da mesma.

Contabilidade Tributária

Abrange a apuração, a gestão e o planejamento tributário faz parte da Contabilidade Gerencial.

Custos

É através desse subsistema que o contador terá em evidencia todo o seu conhecimento contábil, e seu escopo gerencial. É neste subsistema que liga a contabilidade com área operacional, ou seja, a produção.

PASSO 4

O Sistema de Informação Contábil ou o Sistema de Informação de Controladoria é utilizado para efetivar a contabilidade e a informação contábil dentro da organização, para que seja utilizada em toda a sua plenitude. Para tanto, há necessidade de se aplicar à estruturação do sistema de informação contábil, como foi feito na etapa acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (85.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com