TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Riscos em Ciências Atuariais

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Sobre Gerenciamento de Riscos em Ciências Atuariais

Sobre a questão se todos os riscos devem ser transferidos para a seguradora?

Podem ser transferidos, desde que haja consenso entre as partes segurado e seguradora.

Porém se devem é uma outra análise que deve ser feita pelas partes envolvidas seguradora e segurado.

O que ocorre na prática é que cada parte busca analisar o seu interesse do ponto de vista custo benefício (transferir o risco) além e também sob o ponto de vista da Teoria da Utilidade mencionada pela Flavia Lima.

Sob a perspectiva do segurado, cito dois exemplos que já vivencie: a garantia estendida de aparelhos domésticos e seguro de uma carga de navio de 6 milhões de dólares em uma operação comercial de grãos.

Olhando a garantia estendida devido ao prêmio pelo risco houve situações que já aderi a garantia como por exemplo para laptop 2 anos de garantia. Me dei bem pois paguei em torno de 100 reais e o laptop estragou depois do primeiro ano iria gastar mais de 900. Apesar de eu achar o prêmio alto, o valor nominal em detrimento ao risco de uso e frequência de transporte etc...achei que pudesse valer a pena. Outras garantias estendidas não me interessaram como aparelhos domésticos, prêmio muito alto, penso melhor comprar outro se danificar não vou transferir o risco e pagar o prêmio.

No caso da operação comercial de grãos o prêmio era muito baixo em vista do valor da carga, e os problemas comerciais que isso poderia gerar futuramente. Sendo assim pode não compensar fazer um seguro de 100 reais e compensar fazer um outro de 60 mil dólares.

Ou seja, devemos transferir o risco, eu diria depende analise o contexto do risco, apólice, seguradora e segurado e ver o que compensa, apesar de ter certos casos não ser tão simples realizar cálculos para tomar as decisões devido sua complexidade. Como bem fez nosso colega citou acima sobre frotas Luiz Carlos de Oliveira.

Referências

http://www.tudosobreseguros.org.br/portal/pagina.php?l=539

Sob a perspectiva da seguradora, da transferência do risco fazem o mesmo analisam o contexto do risco as probabilidades e expõem um valor do prêmio a receber por assumir o risco. Lembrando que no caso das seguradoras, elas assumem os riscos, porém assumem em determinados limites e condições. Caso as condições mudem há variação no cálculo do prêmio devido ao aumento ou diminuição do risco, e até mesmo elas podem se recusar a ressarcir o segurado conforme os contratos gerais de veículos caso sinistros ocorram, conforme o Maurilio nosso colega bem citou.

Referências

Contrato Mapfre CG AUTO 0007 Processo SUSEP nº 15414.100326

Para Santos (2002, p.75) “A empresa está constantemente exposta a riscos que podem provocar perdas financeiras e até conduzi-las à quebra”. Assim, se faz muito necessário que existe um departamento que quantifique o risco em qualquer empresa, e em especial seguradoras calcule a precificação de seus produtos, prêmios dentre outros e auxilie a alta direção a tomar decisões conforme citou nosso colega Max. Por exemplo, na década de 90 teve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com