TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos - Aula 08

Por:   •  25/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 9


Ciências Contábeis 
UNIGRAN

GESTÃO DE RECURSOS

Prezados alunos, continuando a nossa disciplina “Administração Financeira e Orçamentária I" iniciaremos nossos estudos da Aula 8, compreendendo que a Gestão de Recursos por meio de inter-relações entre contas de resultado e contas patrimoniais avaliaos aspectos fi nanceiros das atividades operacionais das empresas.

Em seguida, entenderemos que o índice de rotação de recursos é expresso pelo número de vezes que o numerador contém o denominador.

Parafi nalizarnossosestudos,veremosqueoÍndicedeprazosmédios de estocagem e de cobrança é a outra face dos giros dos estoques e das duplicatas a receber.

Boa aula!

Objetivos de aprendizagem

Ao fi nal desta aula, você deve ser capaz de:

Identifi car os principais conceitos relacionados às estratégias de um empreendedor.

Reconhecer as estratégias de um empreendedor.

Compreender as premissas das escolas empreendedora e cognitiva.

Seções de estudo

Seção 1 Conceito e fundamentação.

Seção 2 - Índices de Rotação dos Recursos.

Seção 3 Índices de Prazos Médios.

Durante a leitura desta aula é importante que tenha sempre à mão um dicionário e/ou outros materiais de pesquisa para eliminação de eventuais dúvidaspontuaissobreoassuntodiscuti do.

Bons estudos!

Aula

08

101

[pic 1]

Ciências Contábeis UNIGRAN

Seção 1 - Conceito e fundamentação

VamosiniciarnossosestudosdestaAulacompreendendoqueaGestãode

Recursos por meio de inter-relações entre contas de resultado e contas patrimoniaisavalia os aspectos financeiros das atividades operacionais das empresas.

Nesse sentido, temos dois grupos de indicadores que medem taisatividades, sendo:

a)Índices de Rotação dos Recursos.

b)Índices de Prazos Médios (FECRA, 2012).

Gestão de recursos humanos tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar- se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.

O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos

(RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização

(WIKIPÉDIA, 2012).

Figura 8.1 Administração.

FONTE: PROJETOCRIANÇA. Estatuto do PCA. Disponível em: .

Acesso em: 20 jun. 2012.

Seção 2 - Índices de rotação dos recursos

O índice de rotação de recursos é expresso pelo número de vezes que o numerador contém o denominador. Esses índices são avaliados pelo critério de “quanto maior melhor”.

Nesse sentido, a rotação ou giro dos recursos reflete o grau de utilização dos ativos na geração das vendas.

Assim, como as receitas de vendas constituem a principal fonte de lucros e de numerário (via cobrança), quanto maior for sua proporção sobre os ativos, mais eficientemente estarão sendo administrados os fundos neles investidos, beneficiando a liquidez e a rentabilidade da empresa.

102

Ciências Contábeis UNIGRAN

Fique antenado! No site do You Tube, você pode encontrar inúmeros vídeos sobre o empreededorismo. Sugiro que realize buscas utilizando esse termo comopalavra-chave, procure assistir alguns deles e se posicionar criticamente em relação ao conteúdo. Com os conhecimentos que está adquirindo, cada vez mais, você se torna capaz de superar o senso comum sobre as informações disponibilizadas nos diferentes meios decomunicaçãoeutilizá-lascomofontesdepesquisa,semprequeconsiderar que se tratam de conhecimentos úteis!

No entanto, o numerador e o denominador de cada índice devem estar compatibilizados quanto à natureza dos valores utilizados no cálculo do quociente.

Dessa forma, os estoques devem ser confrontados com o custo das vendas e as duplicatas a receber com a parcela das receitas que geraram esses saldos (Receita Operacional Bruta das vendas a prazo deduzidas das Devoluções e Abatimentos sobre essas mesmas vendas a prazo). Com os demais ativoscompara-se a Receita Operacional Líquida (FECRA, 2012).

Os índices de rotação (giros) evidenciam o prazo de renovação dos elementos patrimoniais, dentro de determinado período de tempo. A análise do giro dos ativos fornece informações sobre aspectos degestão da empresa, tais como as políticas de estocagem, financiamento de compras e financiamento de clientes.

Com relação ao giro dos estoques (e prazo médio de estocagem), as empresas procuram aumentar, pois quanto mais rápido vender o produto, mais o lucro aumentará. Esse raciocínio é válido desde que a margem de contribuição seja positiva e o aumento do giro nãoimplique "custos extras" em volume superior ao ganho obtido pelo aumento do giro.

O mesmo é válido, também, em relação ao giro das contas a receber (e prazo médio das contas a receber), em termos de quanto mais rápido a empresa receber, melhor.

Já em relação ao prazo médio de pagamento a fornecedores, quanto maior, melhor, ou seja, quanto mais tempo para pagar, melhor. Frequentemente, o prazo médio de pagamento a fornecedores écomparado com o prazo médio das contas a receber. Por exemplo, a empresa compra com prazo de 81 dias e vende com prazo de 68 dias, ela tem condições de recomprar antes mesmo de totalizar o pagamento aos fornecedores (NASCIMENTO, 2012, s/p.).

Podemos entender que esses índices têm caráter dinâmico, uma vez que utilizam valores acumulados das receitas de vendas ou custo de vendas e os comparam com os saldos médios dos ativos observados no mesmo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (463.7 Kb)   docx (86.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com